Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Brasileirão - Série A 2016, 12ª Rodada

Palmeiras goleia Figueirense e segue firme na liderança

O Palmeiras segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, a equipe venceu o Figueirense por 4 a 0 no Allianz Parque. A partida foi válida pela 12ª rodada da Série A. Moisés, Dudu e Gabriel Jesus (duas vezes) foram os autores dos gols. Com o resultado, o time comandado por Cuca - que venceu suas sete partidas em casa - chega a 25 pontos e tem três de vantagem sobre o segundo colocado Corinthians e quatro sobre o Grêmio, que é o terceiro. Já Figueirense é o 15º, com 14 pontos.

O Palmeiras abriu o placar na primeira finalização que tentou. Róger Guedes cruzou para a área e Moisés cabeceou. A bola passou por Gabriel Jesus e o goleiro Gatito Fernández não conseguiu defender: 1 a 0. O jogador ainda foi um dos destaques do time na partida, com bons desarmes e passes na hora de organizar o sistema ofensivo.

O Palmeiras fez o segundo ainda na primeira etapa. Róger Guedes fez boa jogada pela direita e passou para dentro da área. Cleiton Xavier foi travado pela marcação, mas a bola sobrou para Tchê Tchê, que encontru Dudu livre. O meia-atacante chutou firme para marcar: 2 a 0.

Aos 10 minutos da segunda etapa, o time alviverde fez o terceiro. Dudu avançou pela esquerda e deu bom passe para Zé Roberto. Dentro da área, ele cruzou para Gabriel Jesus cabecear e balançar as redes: 3 a 0. E o jovem atacante do Palmeiras ainda fechou a vitória nos acréscimos. Ele apareceu na grande área do Figueirense para aproveitar cruzamento da direita e marcar o seu nono gol no Brasileirão - o atacante agora é o artilheiro isolado da competição.

Portugal vence Polônia nos pênaltis e vai à semi da Eurocopa

Portugal é o primeiro semifinalista da Euro-16. Em jogo marcado pelo duelo particular entre Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo, Portugal venceu a Polônia por 5 a 3 nos pênaltis nas quartas de final, nesta quinta-feira (30), no estádio Velodrome, em Marselha.

No tempo regulamentar, Lewandoski marcou seu primeiro gol na Euro, mas a sensação Renato Sanches de 18 anos deixou tudo igual. Cristiano Ronaldo, que podia ter igualado Platini como maior artilheiro da história da competição, protagonizou festival de furadas e passou em branco.

Na próxima quarta (6), valendo vaga na decisão, Portugal enfrentará o vencedor entre País de Gales e Bélgica, que se enfrentam nesta sexta (1º) pela outra vaga na semifinal da Eurocopa.

Uma das grandes estrelas da Euro-16, Robert Lewandowski ainda não havia balançado as redes em quatro jogos da Polônia na competição. Mas com apenas 1 minutos e 40 segundos de jogo contra Portugal ele desencantou. Grosicki chegou à linha de fundo, cruzou rasteiro e o artilheiro polonês completou de chapa para as redes. Tirou dos ombros, assim, o peso de sete jogos de seca pela sua seleção. Além disso, esteve onipresente no ataque, tanto pelo centro como pelos flancos.

Uma das principais contratações do Bayern de Munique para a temporada europeia, o meia Renato Sanches foi o melhor em campo de Portugal. No fim do primeiro tempo, ele fez boa jogada e bateu forte de fora da área para empatar a partida em 1 a 1. Embora ainda um pouco imaturo na tomada de decisões, ele não se escondeu do jogo, protagonizou lances de habilidade e demonstrou bastante personalidade aos 18 anos.

Nas penalidades, Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, João Moutinho, Nani e Quaresma acertaram para Portugal, enquanto Lewandowski, Milik, Glik acertaram para a Polônia. Kuba, porém, errou para a Polska, com Rui Patrício defendendo, e os lusos avançaram para a semifinal.

Etiene Medeiros é inocentada em caso de doping e estará na Rio 2016

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta quinta-feira que a nadadora Etiene Medeiros foi inocentada em julgamento por doping. Ela tinha sido pega em exame realizado fora de competição no dia 8 de maio de 2016 - a substância encontrada foi Fenoterol, presente no medicamento para tratamento de asma Berotec.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, ao analisar as provas, decidiu que Etiene não teve nenhuma culpa e a inocentou por unanimidade. Assim, a brasileira está livre para disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A brasileira está garantida em três provas individuais: 50m livre, 100m livre e 100m costas. Ela ainda deve participar do revezamento 4x100m livre.

Acabou a novela. Barcelona acerta renovação de Neymar por cinco anos

Nesta quinta-feira, Neymar usou as redes sociais para confirmar que anunciou a renovação com o Barcelona por cinco temporadas. O atacante brasileiro era cobiçado por clubes como o Paris Saint-Germain e o Manchester United. Advogado de Neymar,

Marcos Motta também usou as redes sociais para confirmar a renovação. "Neymar Jr. e F.C. Barcelona acertam renovação e assinam o maior contrato em vigor da história do futebol", escreveu. Os valores não foram revelados, mas o jornal catalão Sport publicou na semana passada que o Barça oferecia 15 milhões de euros por termporada a Neymar.

Mais cedo, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, havia garantido em entrevista coletiva que o brasileiro seguiria no clube catalão. Neymar tinha propostas de clubes como o Manchester United e, em especial, o Paris Saint-Germain, que tentavam tirá-lo do Barça, onde chegou em 2013. Apesar do assédio de gigantes europeus a Neymar, Bartomeu mostrava confiança de que o brasileiro seguiria no Barcelona.

Bruno Soares e Jamie Murray vencem na estreia em Wimbledon

A dupla formada pelo brasileiro Bruno Soares e pelo britânico Jamie Murray começou com o pé direito em Wimbledon. Nesta quinta-feira, eles derrotaram o também britânico Colin Fleming e o israelense Jonathan Erlich por 2 sets a 1 (6/2, 6/7, 6/3), em partida válida pela primeira rodada do Grand Slam.

Apenas a estreia foi disputada em melhor de três sets, em medida de emergência adotada por conta da chuva. A partir da próxima, os jogos de duplas voltam a ser em melhor de cinco, como é tradição em Wimbledon. Cabeças 3, Soares e Murray podem enfrentar os anfitriões Kyle Edmund e James Ward ou os argentinos Federico Delbonis e Diego Schwartzman.

Também avançou o gaúcho Marcelo Demoliner e o paquistanês Aisam-ul-Haq Qureshi venceram o austríaco Julian Knowle e o neozelandês Artem Sitak por 7/6 (7-4) e 6/3. Eles esperam podem enfrentar os espanhois Pablo Carreno Busta e Guillermo Garcia López ou o filipino Treat Huey.

Vitor Hugo alcança índice e garante o Brasil nos 100m do Rio

A vibração de Vitor Hugo dos Santos ao olhar o placar foi grande. A marca 10s11 anunciada no telão levantou a arquibancada da pista de São Bernardo do Campo ainda na semifinal dos 100m rasos, nesta quinta-feira. Depois de bater na trave no GP do Brasil, o carioca de 20 anos alcançou o índice olímpico (10s16) para a prova mais nobre do atletismo ainda na semifinal do Troféu Brasil. Logo atrás dele ficaram José Carlos (10s31) e Rodrigo Pereira (10s31).

O tempo foi o melhor da carreira do velocista, que, na última competição possível, evitou a ausência do Brasil na prova dos Jogos do Rio de Janeiro - a última vez que o país ficou fora foi na Olimpíada da Cidade do México, em 1968.

Mesmo jovem, ele já foi campeão do Troféu Brasil nos 100m em 2015, vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto no 4x100m no mesmo ano e vice-campeão mundial de menores em Donetsk, na Ucrânia, em 2013 nos 200 m.

Murray vence sem sustos e se garante na 3º rodada de Wimbledon

A segunda partida do britânico Andy Murray nesta edição de Wimbledon foi como a primeira, sem grandes sustos e com vitória em sets diretos. O taiwanês Yen-Hsun Lu não deu grande trabalho ao número 2 do mundo e foi facilmente derrotado com parciais de 6/3, 6/2 e 6/1, depois de 1h40 de confronto.

O próximo obstáculo na caminha do atleta da casa será o australiano John Millman, que surpreendeu o francês Benoit Paire, cabeça de chave 26, triunfando com placar final de 7/6 (7-5), 6/3, 4/6 e 6/2. Será o segundo duelo de Millman com Murray, que venceu na outra vez que se cruzaram, pelas oitavas do ATP de Brisbane, em 2013.

Ainda no quadrante de Murray, outro que já se garantiu na terceira rodada foi o espanhol Albert Ramos, que deixou pelo caminho o sérvio Victor Troicki, 25º pré-classificado, com uma vitória apertada definida em cinco sets, com placar final de 3/6, 6/3, 6/3, 2/6 e 6/3.

Duda lidera classificatória do Troféu e pode ir aos Jogos mesmo sem índice

Bicampeã mundial indoor do salto em distância, Mauro Vinícius da Silva distribui sorrisos, conversou com amigos, brincou com a torcida, estava leve na abertura do Troféu Brasil de atletismo. Uma tranquilidade incomum para quem tem nesta sexta-feira a última chance de alcançar o índice para a Olimpíada do Rio de Janeiro. 

Não à toa. Além de liderar a classificatória desta quinta com um salto de 7,79m, ele está muito perto de se garantir nos Jogos mesmo se não chegar aos 8,15m na final. Como poucos adversários alcançaram o índice, haverá vagas para os melhores do ranking olímpico, e Duda é o primeiro da fila, com o voo de 8,14m do Super Salto.

ITF divulga lista para Jogos Olímpicos e Brasil confirma equipe com 7 tenistas

A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou nesta quinta-feira a lista provisória de competidores para os Jogos Olímpicos de agosto. Os dois melhores tenistas brasileiros - Thomaz Bellucci no simples masculino, e Teliana Pereira no simples feminino - foram confirmados, assim como Bruno Soares e Marcelo Melo nas duplas masculinas e Teliana ao lado de Paula Gonçalves para as duplas femininas. 

Rogério Dutra Silva na disputa de simples masculina e a parceria formada por Bellucci e André Sá na competição masculina de duplas ainda dependem de participação da Copa Davis até 15 de julho ou de apelação junto à ITF. Mas Rogerinho está dentro do corte da chave de simples, o que praticamente lhe garante a vaga. Com isso, o Brasil terá no Rio uma equipe com sete atletas.

Finalista em 2015, Muguruza cai na 2ª rodada de Wimbledon para nº 124 do mundo

Finalista de Wimbledon no ano passado, Garbiñe Muguruza não passou da segunda rodada do Slam britânico. Número 2 do mundo e vinda de título de Roland Garros, a espanhola caiu diante da 124ª colocada eslovaca Jana Cepelova por 6/3 e 6/2 em apenas 59 minutos de partida. 

O resultado acaba com as chances de Muguruza de assumir a liderança do ranking mundial ao final do torneio. Ela poderia chegar ao primeiro lugar se fosse campeã de Wimbledon e a hexacampeã e atual detentora do título Serena Williams não chegasse à decisão. 

Já Cepelova surpreende em Wimbledon pelo segundo ano seguido, já que eliminou Simona Halep na estreia de 2015. A eslovaca de 23 anos chegou à sua terceira vitrória na carreira contra top 10, já que derrotou Serena Williams no torneio de Charleston há dois anos. Ela agora enfrenta a canhota tcheca Lucie Safarova que fez 6/3 e 6/4 na americana Samantha Crawford.

Nishikori supera susto e Dimitrov vence mais uma em Wimbledon

O japonês Kei Nishikori não teve vida fácil para atingir a terceira rodada de Wimbledon. Ele perdeu o primeiro set e precisou lutar muito nos dois seguintes para virar em cima do francês Julien Benneteau, fechando com as parciais de 4/6, 6/4, 6/4 e 6/2. 

O cabeça 5 sofreu com o saque, tendo acertado apenas 56% do primeiro serviço, mas fez 48 winners diante de 29 e curiosamente foi mais vezes à rede (24 pontos em 35 tentativas, quase o dobro do adversário). Na tentativa de alcançar as oitavas de Wimbledon pela segunda vez desde 2014, ele terá o perigoso Andrey Kuznetsov pela frente, depois que o russo tirou o canhoto Gilles Muller, por 6/3, 6/4 e 6/4.

No quadrante do japonês está o croata Marin Cilic, cabeça 9, que mostrou qualidades na vitória sobre o ucraniano Sergiy Stakhovsky, por 3 sets a 1 e parciais de 6/2, 6/7 (6-7), 6/4 e 6/4. Ele enfrentará agora o eslovaco Lukas Lacko, que eliminou o rei dos aces Ivo Karlovic, por 6/3, 3/6, 7/6 (7-5) e 6/4.

Quem está a caminho de reação na temporada é o búlgaro Grigor Dimitrov. Semifinalista do torneio em 2014, ele voltou a ter atuação firme para superar o francês Gilles Simon, cabeça 16, por 6/3, 7/6 (7-1), 4/6 e 6/4. Agora apenas 37º do ranking, ele terá pela frente o norte-americano Steve Johnson, campeão em Nottingham na semana passada, que tirou o francês Jeremy Chardy, por 6/1, 7/6 (8-6) e 6/3. No ano passado, os dois se cruzaram na segunda rodada e o búlgaro ganhou em sets diretos.

Ibrahimovic confirma acerto com o Manchester United

O atacante Zlatan Ibrahimovic confirmou nesta quinta-feira (30) que será jogador do Manchester United na próxima temporada. O suspense já durava quase um mês, pois havia a expectativa que o anúncio fosse feito logo após o desligamento do sueco do PSG.

Segundo informações obtidas pelo jornal britânico "The Guardian", Zlatan Ibrahimovic chegará à Inglaterra nesta sexta-feira (01) para assinar um vínculo de um ano com o United. Aos 34 anos, o atleta firmará um acordo que lhe renderá 220 mil libras semanais (R$ 948 mil).

O atacante já era dado como reforço certo do Manchester United pela imprensa europeia nas últimas semanas. Desde que a contratação de José Mourinho foi oficializada pelos Red Devils, aumentaram as especulações de que o sueco também acertaria com o clube para retomar a parceria de sucesso iniciada na Inter de Milão.

Com isso, chega ao fim uma das maiores novelas da atual janela de transferências. Além do Manchester United, Arsenal, Milan, Inter de Milão e até mesmo o Malmö, clube que revelou Ibra, estavam interessados em contar com os serviços do astro.

No United, a expectativa é que o atleta chegue para assumir o papel de principal jogador da equipe ao lado de Wayne Rooney. Com poucas opções no meio-campo, a tendência é que o craque inglês seja usado na armação da equipe, com Ibrahimovic dividindo o ataque com os promissores Marcus Rashford e Anthony Martial.

Duplas olímpicas femininas do Brasil vencem na estreia do Major de Porec

As representantes olímpicas do Brasil se deram bem na cidade de Porec, na Croácia, onde é disputada uma etapa Major Series do Circuito Mundial de vôlei de praia. Pela fase de grupos, Ágatha e Bárbara Seixas venceram as croatas Jagoda Gruszczynska e Dorota Strag, por 2 a 0 (21/12 e 21/10), e as alemãs Laboureur e Sude, por 2 a 0 (21/18 e 22/20). Já Larissa e Talita desbancaram Sara Radanovic e Samanta Fabris, da Croácia, por 2 a 0 (21/11 e 21/17), e Holtwick e Semmler, por 2 a 0 (21/16 e 21/17).

Já as brasileiras fora dos Jogos Olímpicos derrotaram justamente atletas que vão participar da Olimpíada. Josi e Fernanda Berti bateram Lauren Fendrick e Brooke Sweat, dos Estados Unidos. O placar ficou 2 a 1, parciais de 21/18, 19/21 e 12/15. Depois, superaram Meppelink e Van Iersel, por 2 a 1 (16/21, 21/14 e 15/12).

Por fim, ainda no feminino, Duda e Elize Maia perderam de 2 a 0, parciais de 22/20 e 24/22, para Wang e Yue, da China, mas se recuperaram contra Schwaiger e Hansel, da Áustria, também por 2 a 0 (21/19 e 21/14). Maria Elisa e Lili levaram 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/12 de Forrer e Vergé-Dépré, que defendem a Suiça na Cidade Maravilhosa em agosto, e bateram Bawden e Clancy, da Austrália, por 2 a 0 (21/16 e 21/13).

Raonic avança em Wimbledon, Ferrer cai e continua fora do top 10

A seu melhor estilo, o canadense Milos Raonic disparou 26 aces, não teve um único saque quebrado e assim o italiano Andreas Seppi teve pouca chance diante do cabeça 6 na segunda rodada de Wimbledon. Em 1h57, Raonic marcou as parciais de 7/6 (7-5), 6/4 e 6/2.

Orientado pelo tricampeão de Wimbledon, o norte-americano John McEnroe, ele reencontra agora Jack Sock, depois que o cabeça 26 passou com trabalho pelo holandês Robin Haase, parciais de 6/1, 6/3, 6/7 (3-7) e 6/4.

Diante de um autêntico jogador de grama, o espanhol David Ferrer pouco pôde fazer e foi rapidamente eliminado por Nicolas Mahut, parciais de 6/1, 6/4 e 6/3. Com a saída precoce, Ferrer permanecerá fora da faixa dos 10 primeiros do ranking, de onde saiu há dois meses.

Quem está outra vez de olho no top 10 é o belga David Goffin, que fez nova boa partida na grama. Passou pelo sacador francês Edouard Roger-Vasselin, por 6/4, 6/0 e 6/3, e enfrenta o uzbeque Denis Istomin, vencedor do espanhol Nicolas Almagro, por 6/4, 7/6 (7-5) e 6/2.

Halep atropela italiana e avança à terceira rodada de Wimbledon

A romena Simona Halep, quinta cabeça de chave do torneio de Wimbledon, atropelou nesta quinta-feira a italiana Francesca Schiavone e se garantiu sem dificuldades na terceira rodada. Semifinalista dois anos atrás, Halep passou pela rival, número 111 do mundo, em sets diretos, com duplo 6-1, em partida que durou apenas uma hora e cinco minutos.

Na próxima rodada, a romena duelará com a holandesa Kiki Bertens, cabeça de chave número 26, que ontem bateu a alemã Mona Barthel, também por 2 sets a 0, com duplo 6-4.

Presidente do Barça diz que fechará renovação de Neymar "nos próximos dias"

O Barcelona espera dar um fim à novela da renovação contratual de Neymar em breve. O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, concedeu uma entrevista coletiva nesta quinta-feira para fazer um balanço da temporada passada. E, em meio aos temas administrativos, não escapou das perguntas sobre o brasileiro - e aproveitou para tranquilizar a torcida projetando um acordo "nos próximos dias".

Ele não quer sair do Barça, e o Barça quer que ele siga. Nos próximos dias, confirmaremos a renovação de Neymar para as próximas cinco temporadas. Leio informações de que muitos clubes se interessam por ele, e é normal, mas o jogador quer ficar, e o Barça quer que continue. - disse Bartomeu, apontado que o camisa 11 disse ao clube "repetidas vezes" que não quer sair.

Desde a reta final da temporada passada, Neymar vem sendo envolvido em diversos rumores sobre seu futuro. A longa negociação com o Barcelona para a renovação de seu contrato fez com que as especulações ganhassem força e ligassem o jogador a três gigantes europeus: Manchester United, Paris Saint-Germain e Real Madrid.

Bellucci é atropelado por norte-americano e é eliminado em Wimbledon

O sonho de repetir a terceira rodada de 2010 em Wimbledon acabou nesta quinta-feira para Thomaz Bellucci. Na retomada de partida adiada na véspera por causa da chuva, ele ganhou apenas três games e foi eliminado pelo norte-americano Sam Querrey, 41º do ranking, por 6/4, 6/3 e 6/2. Ele será portanto o adversário de Novak Djokovic na terceira rodada, marcada para esta sexta-feira. 

O jogo foi retomado com Bellucci sacando e 5/2 de vantagem para Querrey no segundo set. O brasileiro fez sua parte, porém não viu qualquer oportunidade de quebra com um serviço perfeito do adversário para concluir a série. Embora tenha tentado mostrar ânimo, o brasileiro não trabalhou com o primeiro serviço e foi quebrado logo no quinto game do terceiro set, irritando-se com a marcação do juiz de linha. Daí em diante, pouco conseguiu fazer.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Phelps é ouro nos 200m borboleta e vai à Rio 2016, sua quinta Olimpíada

O maior atleta olímpico de todos os tempos segue firme a caminhada para ampliar seu legado e se despedir da piscina da maneira que sempre planejou. Nesta quarta-feira, diante de um ginásio lotado, com cerca de 15 mil pessoas em Omaha, Michael Phelps garantiu vaga na Rio 2016 e participará de sua quinta Olimpíada - um recorde entre homens da natação americana.

Dono de 22 medalhas - 18 de ouro -, o astro carimbou o passaporte para os Jogos de agosto ao vencer a prova dos 200m borboleta na seletiva americana da natação e vai buscar o quarto pódio olímpico na prova. O agora papai Phelps ainda tentará se classificar esta semana nos 100m borboleta e nos 200m medley, provas em que é o atual tricampeão olímpico.

Foi a quarta vitória de Phelps nos 200m borboleta da seletiva olímpica americana, que também é um recorde no país. A marca alcançada por ele nesta noite (1m54s84), porém, foi apenas a sexta melhor do mundo em 2016, atrás de rivais históricos na prova como o húngaro Laszlo Cseh (1m52s91) e o sul-africano Chad Le Clos (1m54s42).

Brasileirão - Série A 2016, 12ª Rodada

Vitória aproveita vantagem numérica e derrota o Sport

Duas expulsões complicaram a noite do Sport no jogo desta quarta-feira, contra o Vitória, no Barradão. O time pernambucano chegou a sair na frente com um golaço de Matheus Ferraz, mas viu dois jogadores serem expulsos (um em cada tempo), não resistiu à pressão, cedeu a virada e acabou derrotado pelo placar de 3 a 2, em duelo válido pela 12ª rodada da Série A.

Com o resultado, o Vitória chega a três jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, chega a 16 pontos e assume o 11º lugar da tabela. O Sport, por sua vez, estaciona nos 12 (na 16ª posição) e pode terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento.

Um primeiro tempo muito movimentado no Barradão. O Vitória começou o jogo melhor e perdeu duas chaces claras logo de cara, com Amaral e Dagoberto. Na primeira chegada do Sport, o placar saiu do zero. Matheus Ferraz aproveitou bom cruzamento de Rodney Wallace, matou no peito e mandou com categoria. Quando o jogo parecia ficar tranquilo para os pernambucanos, eis que um fato mudou tudo. Aos 23 minutos, o meia Everton Felipe foi expulso. A partir daí, só deu Vitória. A pressão foi grande, mas só aos 44 minutos, com Vander, chegou ao empate.

Com um jogador a mais e com o empate conquistado no final do primeiro tempo, o Vitória foi para cima com tudo na segunda etapa. E aos 16 minutos conseguiu a virada. Euller aproveitou belo passe de William Farias para marcar. Dois minutos depois o atacante Nickson ampliou em bonito gol de cabeça. E o que já estava ruim para o Sport, ficou pior. Reinaldo Lenis, que havia acabado de entrar, também foi expulso. Apesar de estar com dois a menos, os pernambucanos ainda tiveram forças para diminuir com mais um gol de Matheus Ferraz, mas ficou só nisso.

Phelps sai dos 100m livre em seletiva, e Lochte e Adrian avançam à semi

As dores na virilha e os resultados ruins nos três primeiros dias de seletiva olímpica não estão impedindo Ryan Lochte de seguir em frente. Nesta quarta-feira, o nadador dono de 11 medalhas olímpicas voltou para a piscina de Omaha para disputar as eliminatórias dos 100m livre. De olho no revezamento 4x100m livre da Rio 2016, fez o sexto tempo no geral e conseguiu uma vaga na semifinal desta noite, na prova liderada pelo campeão olímpico Nathan Adrian. 

Já Michael Phelps, inicialmente inscrito, desistiu de entrar na água para se poupar para a final dos 200m borboleta, mais tarde, em busca da sua quinta classificação para os Jogos Olímpicos.

Carlos Sainz Jr. é confirmado na Toro Rosso para a temporada de 2017

Nesta quarta-feira, a Red Bull anunciou que o espanhol Carlos Sainz Jr. está confirmado na Toro Rosso, segunda equipe da marca de energéticos, para a temporada de 2017. A informação coloca fim à especulação de que o piloto podia se transferir à Ferrari para o lugar de Kimi Raikkonen. A confirmação foi feita pelo chefe da equipe, Christian Horner, durante um evento realizado na Áustria.

Sainz Jr. fez sua estreia na Fórmula 1 em 2015 e terminou na 15ª colocação no Mundial de pilotos, conquistando 18 pontos. Em 2016, após oito corridas, já soma o mesmo número de pontos do último ano, e tem o sexto lugar no GP da Espanha como melhor resultado da carreira na F-1.

Sorocaba vence Carlos Barbosa, fatura mundial e Falcão conquista único título que faltava na carreira

Poucas vezes um nome é maior do que qualquer equipe. Falcão é um exemplo de ídolo, de um apaixonado pelo esporte e de um profissional que se cobra diariamente pelo melhor resultado possível. Nesta quinta-feira, dia 29 de junho de 2016, aos 39 anos, ele escreveu de vez o seu nome na história do futsal e do esporte mundial.

Falcão é bicampeão do mundo com a seleção brasileira, eleito duas vezes o melhor jogador de futsal do mundo pela Fifa e ainda é o maior vencedor da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Brasileirão da modalidade, com nove conquistas. Mas, apesar do currículo extenso, faltava ao craque o título mundial de clubes. Em quatro finais disputadas pelos catarinenses do Jaraguá, quatro derrotas.

Hoje a história foi outra. Em Doha, capital do Catar, o Sorocaba empatou com Carlos Barbosa por 1 a 1 no tempo normal e venceu, na prorrogação, por 3 a 2, levando o inédito título mundial de futsal. Em três anos de vida, o Sorocaba ostenta uma galeria de títulos de respeito: é campeão estadual, nacional, sul-americano e agora mundial de futsal.

Na prorrogação, Mithyuê mandou uma bomba de longe após escanteio, a bola desviou e entrou, colocando Sorocaba em vantagem. O empate veio ainda no primeiro tempo. Bruno lançou e Grilo cabeceou, tirando de Tiago.

Simi, assim como na semifinal, apareceu, sofrendo falta, que foi a sexta e deu tiro livre para o time paulista. O pivô bateu colocado e marcou. Em seguida, Marlon errou na saída de bola e Neguinho marcou o quarto gol. Murilo ainda descontou cobrando pênalti, mas não dava tempo de um novo empate, e assim o Sorocaba se sagrou campeão mundial.

Campanha do Sorocaba na Copa Intercontinental:
Sorocaba 4 x 2 Benfica - Primeira fase
Al Rayyan 4 x 2 Sorocaba - Primeira fase
Sorocaba 1 x 0 Inter Movstar - Primeira fase
Barcelona 3 (1)* x 3 (3) Sorocaba - Semifinal (*pênaltis)
Sorocaba 1 (3)* x 1 (2) Carlos Barbosa -Final (*prorrogação)

Brasil bate a Bolívia e garante classificação para a semifinal do Sul-Americano

Ainda com remotas esperanças em ser um dos 12 escolhidos pelo técnico Rubén Magnano para representar o Brasil na Olimpíada de agosto, Olivinha voltou a se destacar nesta quarta-feira com 17 pontos. Mas o principal personagem da terceira vitória brasileira no Sul-Americano de Caracas, foi Jefferson. Com seis rebotes e 20 pontos anotados, 18 deles em seis arremessos de três em sete tentados, o ala do Bauru foi o cestinha na surra sobre a Bolívia por 114 a 33 (61 a 13), o que o garantiu na semifinal do torneio com uma rodada de antecedência..

Além de Jefferson e Olivinha, que passou o segundo tempo todo no banco de reservas, Davi Rossetto, com 15 pontos, cinco assistências e cinco rebotes, JP Batista, com 14 pontos, e Leo Meindl, com outros 13, foram os destaques da seleção brasileira. Pelo lado boliviano, Paolo Ramos, único jogador a anotar dois dígitos em um fundamento, foi o maior pontuador do rival com 12 pontos.

Com os 14 convocados para a reta final da preparação para os Jogos do Rio 2016 treinando em São Paulo, o Brasil viajou para a Venezuela com uma espécie de seleção B. O time comandando por Gustavo de Conti, o Gustavinho, um dos assistentes de Rubén Magnano ao lado de José Neto e Demétrius Ferraciú, voltará à quadra nesta quinta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), contra os donos da casa.

Belinda Bencic estreou com em grande estilo em Wimbledon

A suíça Belinda Bencic de 19 anos e 13ª do ranking não se intimidou com o respeitável histórico de Tsvetana Pironkova, que já fez semi em 2010 e quartas no ano seguinte, e marcou as parciais de 6/2 e 6/3 pela primeira rodada.

Cabeça 7 em Wimbledon, já que era 8ª do mundo na data do sorteio, Bencic enfrenta a americana Julia Boserup na próxima rodada.

Barcelona goleia Al Rayyan e fica em 3º na Copa Intercontinental

O Barcelona goleou nesta quarta-feira o Al Rayyan por 6 a 1 e garantiu assim o terceiro lugar da Copa Intercontinental de futsal, que está sendo disputada em Doha, no Catar, e que terá Sorocaba e Carlos Barbosa decidindo o título.

O time catalão, que ontem foi derrotado nos pênaltis pela equipe paulista, teve como destaques o ala Lin e o fixo Aicardo, que marcaram duas vezes cada um. Esteban e o brasileiro Wilde completaram o marcador. O representante local, batido pelo tradicional clube gaúcho, descontou graças a gol contra o goleiro Cristian.

Federer acaba com festa de sensação de Wimbledon

A partida valia um lugar na terceira rodada de Wimbledon, mas transcorreu com uma descontração semelhante a de uma exibição, principalmente para o britânico Marcus Willis, 772º do mundo, que teve a oportunidade de desafiar o heptacampeão do torneio, o suíço Roger Federer, na mítica Quadra Central do All England Club, nesta quarta-feira. 

Depois de viver dias de sonho, a festa do britânico de 25 anos teve como último episódio a derrota para Federer, que levou 1h24 para derrubar Willis, fechando o jogo com parciais de 6/0, 6/3 e 6/4. Na próxima rodada, o tenista da Basileia pode ter outro atleta da casa pela frente, mas para isso Daniel Evans terá que surpreender o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 30º favorito. 

Britânico de menor ranking a vencer em Wimbledon, Willis tentava ser o adversário de pior colocação na lista da ATP a bater Federer, que nunca perdeu para um rival tão mal posicionado. O suíço tem apenas uma derrota no currículo para alguém fora do top 200, uma sofrida em 2000 contra o espanhol Sergi Bruguera, então 249º do mundo.

Djokovic vence mais uma e pode pegar Bellucci em Wimbledon

Sob o teto translúcio da Quadra Central, o número 1 do mundo Novak Djokovic teve mais um bom teste em Wimbledon e avançou para a terceira rodada do mais antigo e prestigiado torneio do circuito ao superar o canhoto francês Adrian Mannarino, 55º do mundo, por 3 sets a 0 e parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 (7-5 no tiebreak). 

Djokovic atinge assim a 30ª vitória consecutiva em torneios de Grand Slam, que é a mais extensa da Era Profissional. O australiano Rod Laver chegou a 31, porém entre as temporadas de 1962 e 1968, enquanto o norte-americano Don Budge somou 37 no seu período de domínio nos anos de 1937 e 38. 

Seu adversário de sexta-feira sairá do duelo entre Thomaz Bellucci e o norte-americano Sam Querrey, que está atrasado devido ao mau tempo. Será um jogo também histórico. Com 223 vitórias em Slam, Djokovic tentará igualar a marca de Andre Agassi e atingir o terceiro posto, atrás de Roger Federer e Jimmy Connors.

Com Prass, Neymar e Douglas Costa, Micale convoca a seleção olímpica

Estão definidos os jogadores que devem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O técnico Rogério Micale anunciou a lista com 18 nomes na manhã desta quarta-feira, na sede da CBF. A convocação, contudo, pode não ser definitiva. 

O principal nome, como já era esperado, é o de Neymar, liberado pelo Barcelona. Além dele, os três jogadores acima de 23 anos permitidos pelo regulamento escolhidos por Micale são o goleiro Fernando Prass (37), do Palmeiras, e Douglas Costa (25), do Bayern de Munique.

GOLEIROS: Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético-MG)

DEFENSORES: Luan (Vasco), Rodrigo Caio (São Paulo), Marquinhos (PSG), Douglas Santos (Atlético-MG), Zeca (Santos) e William (Internacional)

MEIO-CAMPISTAS: Rafinha (Barcelona), Rodrigo Dourado (Internacional), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Thiago Maia (Santos) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)

ATACANTES: Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Luan (Grêmio)