Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Rafael Nadal e Mo Farah aparecem em nova lista vazada por hackers russos

Os “Fancy Bears”, grupo de hackers russos, vazaram uma nova leva de documentos ligados a exames antidopings de atletas de todo mundo. Desta vez, astros como Rafael Nadal e Mo Farah estão entre os principais nomes da lista. No total, são 26 atletas de dez países acusados de terem casos de doping encobertos pela Agência Mundial de Antidoping (Wada). Apenas uma não subiu ao pódio na Rio 2016: Ariana Washington, dos EUA.

Nadal aparece em dois certificados de uso terapêutico autorizado. O espanhol, que sempre negou fortemente qualquer acusação de doping, teve a permissão de usar betametasona, substância usada para diminuir dores e inflamações, em 2009. Em 2012, foi autorizado a usar corticotropina, hormônio que combate estresse crônico.

Farah, bicampeão olímpico nos 5.000m e nos 10.000m, foi autorizado a usar triancinolona, esteroide utilizado para crescimento de massa corporal em 2014. Um porta-voz do atleta afirmou que o britânico não está preocupado com o vazamento de documentos.

Esta foi a quarta leva de documentos vazados pelos hackers russos. O grupo acusa a entidade de esconder falhas em exames de atletas, como da ginasta Simone Biles e da tenista Venus Williams.

Nenhum comentário: