Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

domingo, 4 de setembro de 2016

Diante de 40 mil: Serginho se despede da seleção com 'ace' e vitória sobre Portugal

Com a humildade de quem não gosta de holofotes, o discurso de um jogo qualquer. Mas não podia ser assim. Não tinha como. Para começar, um palco bem diferente do comum. Nas arquibancadas do Mané Garrincha, cerca de 40 mil pessoas assistiram ao adeus de um dos maiores nomes da história do vôlei mundial. Aos 40 anos, Serginho se despediu da seleção em um domingo de sol forte em Brasília.

Enquanto os companheiros se protegiam com óculos escuros, bonés e toalhas, o melhor líbero do mundo esbanjou forma física. Chegou a marcar um ponto de ataque logo no primeiro set, mas a arbitragem anulou. Não teve problema. No último ponto, foi para o saque. Errou o primeiro, acertou o segundo, com uma ajudinha da defesa portuguesa. Com um ponto de ace, a despedida de um mito: 3 sets a 1 contra Portugal, parciais 25/20, 20/25, 25/21 e 15/8 - um acordo entre as seleções definiu que a última parcial só iria até 15 pontos.

A princípio, o adeus havia sido na quadra do Maracanãzinho, com a conquista de seu segundo ouro olímpico. A festa, porém, ainda não podia terminar. Serginho, então, ganhou mais dois jogos para se despedir da torcida. No sábado, levou uma multidão à Arena da Baixada no primeiro amistoso contra os portugueses, no maior público do ano no estádio paranaense. Neste domingo, também fez a alegria de milhares de torcedores no estádio do Distrito Federal.

A conquista dos Jogos do Rio deu a Serginho, de 40 anos, seu segundo ouro olímpico. Antes, também havia sido campeão em Atenas 2004. Além deles, também soma duas pratas no currículo, em Pequim 2008 e Londres 2012.

O líder de toda uma geração se despede com as honras de um herói: o líbero ocupa o posto de maior medalhista de esporte coletivo da história do Brasil. Deixou Rodrigão, Dante, Giba, Fofão, Ricardo e Emanuel para trás.

Nenhum comentário: