Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Árbitros da Uesc atuaram na Grande Final da Copa Brasil de Triathlon em Vila Velha-ES

Neste final de semana Vila Velha sediou a Grande Final da Copa Brasil de Triátlon Sprint, com a presença de mais de 350 atletas em várias categorias. Manoel Messias, de São Paulo, campeão mundial júnior de 2015 e vice-campeão mundial sub-23 de 2016, venceu o geral masculino, completando os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, em 54:46. No feminino a Vittoria Lopes (CE) anotou 1.00:39 e venceu a prova.

A Uesc marcou presença no evento com o Árbitro Geral Alberto Kruschewsky e com os alunos do curso de Educação Física, que desde 2012, ano que a universidade sediou o primeiro curso de arbitragem, são presença marcante em competições nacionais e internacionais,a exemplo das recentes olimpíadas e paraolimpíadas do Rio, onde estavam 4 egressos da Instituição.

Segundo o árbitro e professor do curso Alberto Kruschewsky são muitas as razões que permitiram a ascensão da região cacaueira na arbitragem em triátlon. “Para termos o estímulo é preciso haver incentivo de dentro e de fora, pois são muitos estados e alguns estão mais próximos dos grandes eventos, com mais oportunidades. Destaco a mobilização e sensibilidade da Reitoria da Uesc e demais setores da universidade (departamento, colegiado, secretarias etc), mesmo de outras áreas, como letras, que disponibilizou curso de línguas para os árbitros, a Confederação Brasileira de Triathlon e suas federações.

É importante citar o Supervisor Beto Menescal, que vem formando árbitros em todo o Brasil, e o presidente Carlos Fróes e equipe, que se desdobram para incentivar a presença da arbitragem nas provas e a capacitação dos seus componentes. Além disso, contamos com uma União Internacional de Triátlon ITU), órgão internacional da modalidade extremamente comprometido com o desenvolvimento do esporte. Um ambiente, portanto, propício a tudo de bom que vem acontecendo”, completou Alberto.

Já nesta quinta feira um ônibus da Uesc estará indo a Salvador para o Campeonato Brasileiro de Triátlon Longa Distância, que acontece no domingo.

Nenhum comentário: