Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

terça-feira, 31 de março de 2015

Sesi-SP supera Taubaté e vai pegar Cruzeiro na final da Superliga

O Sesi-SP será o adversário do Cruzeiro na final da Superliga. A equipe da capital paulista fez 3 a 1 no Taubaté na noite desta terça-feira, no ginásio da Vila Leopoldina, e fechou a semifinal da competição em 2 a 0. O triunfo veio com parciais de 25/17, 25/20, 22/25 e 25/23.

Inspirado, Lucarelli foi o maior pontuador da partida. Com 26 pontos, comandou a vitória do Sesi-SP. Riad também se destacou, principalmente nos bloqueios. Foram 14 pontos, sendo seis deles ao parar o ataque adversário. Pelo Taubaté, o principal pontuador foi Lipe, responsável por 14 tentos.

A final entre Cruzeiro e Sesi-SP será disputada em jogo único, no dia 12 de abril, às 10h. Por ter tido melhor campanha, a equipe mineira tem o mando da quadra.

Medina vence australianos e avança à terceira rodada em Bells Beach

Gabriel Medina foi eliminado precocemente por causa de uma interferência na primeira etapa da Liga Mundial de Surfe 2015, protagonizou uma grande polêmica ao criticar abertamente seu algoz e os organizadores da WSL e acabou multado em Gold Coast. Mas tudo isso é passado para o brasileiro.

Na noite dessa terça-feira (quarta de manhã na Austrália), o atual campeão do mundo estreou com vitória e pulou à 3ª fase da segunda etapa do circuito mundial, em Bells Beach.

Medina superou Matt Banting e Joe Van Dijk e mandou os adversário para a repescagem. O brasileiro somou 12,76, enquanto Banting registrou 11,83 e Dijk anotou 8,23.

Confira as baterias em Bells Beach
1: Taj Burrow (AUS) 10.63 x 11.73 Wiggolly Dantas (BRA) 11.73 x Jeremy Flores (FRA) 15.33
2: Adriano de Souza (BRA) 14.33 x Kai Otton (AUS) 6.00 x Brett Simpson (EUA) 15.00
3: Kelly Slater (EUA) 16.67 x Sebastian Zietz (HAV) 9.06 x Ricardo Christie (NZL) 7.73
4: John John Florence (HAV) 15.33 x Ítalo ferreira (BRA) 11.47 x C. J. Hobgood (EUA) 10.17
5: Mick Fanning (AUS) 13.10 x Freddy Patacchia Jr. (HAV) 13.00 x Mason Ho (HAV) 13.13
6: Gabriel Medina (BRA) 12.76 x Matt Banting (AUS) 11.83 x Joe Van Dijk (AUS) 8.23
7: Jordy Smith (AFR) 14.33 x Adrian Buchan (AUS) 12.20 x Keanu Asing (HAV) 13.44
8: Michel Bourez (PYF), Nat Young (EUA) e Dusty Payne (HAV)
9: Joel Parkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA) e Glenn Hall (IRL)
10: Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS) e Adam Melling (AUS)
11: Filipe Toledo (BRA), Owen Wright (AUS) e Jadson André (BRA)
12: Julian Wilson (AUS), Kolohe Andino (EUA) e Matt Wilkinson (AUS)

Bauru vence Mogi, iguala recorde do Flamengo e garante o primeiro lugar do NBB

O Bauru Basquete segue acumulando vitórias e marcas na atual temporada. Na noite desta terça-feira, atuando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru, o time comandado pelo técnico Guerrinha venceu o Mogi das Cruzes por 97 a 75, em partida válida pela 29ª e penúltima rodada da fase de classificação, e não só garantiu por antecipação a liderança absoluta desta etapa da competição como igualou o número de vitórias absolutas (incluindo os playoffs) em sequência, marca até agora em poder do Flamengo, com 24 triunfos na temporada 2008/2009. 

Alex Garcia, cestinha da partida com 31 pontos, também atingiu marca histórica: 4 mil pontos na história do NBB. O feito só havia sido alcançado antes pelo Marcelinho Machado, do Flamengo, e Shamell, do Mogi.

O triunfo bauruense, o 27ª em 29 jogos (93,1% de aproveitamento), também coloca o time em posição de derrubar mais uma marca flamenguista, a de melhor campanha em fase de classificação de todos os tempos do NBB, também conquistada na temporada 2008/09, com 26 vitórias em 28 jogos (92,9% de aproveitamento). Para superar este percentual, basta ao Bauru vencer seu último jogo da fase de classificação, em casa, contra o São José.

Dolgopolov quase elimina Djokovic, que vira partida com direito a pneu

Com Roger Federer ausente do torneio e Rafael Nadal já eliminado, cabe a Novak Djokovic um favoritismo ainda maior no Masters 1000 de Miami, mas o tenista sérvio passou muita dificuldade nesta terça-feira para chegar às quartas de final nos Estados Unidos. O número 1 do mundo precisou de 1h58 para virar um jogo que esteve quase perdido diante do ucraniano Alexandr Dolgopolov, 65° do ranking, que no set decisivo sentiu a parte física e foi atropelado. No final, vitória de Djokovic por 2 sets a 1, parciais de 6/7(3), 7/5 e 6/0.

Na próxima fase, no caminho de Djokovic na luta pelo pentacampeonato em Miami estará o espanhol David Ferrer, sétimo do mundo, que nesta terça venceu o francês Gilles Simon.

CBF confirma datas e horários da semi da Copa do Nordeste

A CBF confirmou nesta terça-feira as datas e horários das semifinais da Copa do Nordeste. As partidas de ida acontecem na quarta-feira, 8 de abril. Já a rodada de volta está programada para os dias 11 e 12 do mesmo mês.

Por conta de terem as melhores campanhas entre os postulantes ao título, Bahia e Vitória têm a vantagem de decidir a vaga em Salvador. Como existe a rivalidade entre ambos, porém, o clube rubro-negro joga no sábado, enquanto o time tricolor entra em campo apenas no domingo.

08 de abril, quarta-feira
22h - Sport x Bahia
22h - Ceará x Vitória

Sábado, 11 de abril.
16h20 - Vitória x Ceará

Domingo, 12 de abril
16h - Bahia x Sport

Espanha segue tropeçando e perde para Holanda em amistoso


Depois da emblemática goleada sofrida na estreia na Copa do Mundo, há menos de um ano, a seleção espanhola voltou a cair diante da Holanda nesta terça-feira. Com um mau começo, o time de Vicente del Bosque foi surpreendido pelos anfitriões, que garantiram boa vantagem com 15 minutos de jogo e asseguraram a vitória por 2 a 0, em casa, com gols de De Vrij e Klaassen. Não bastou a reação espanhola na etapa final, com seis substituições.

Tomando a iniciativa ofensiva, a Holanda viu uma Espanha mais cautelosa no começo do jogo e dominou a posse de bola sem problemas. Com isso, conseguiu os melhores avanços e abriu boa vantagem rapidamente. Aos 12, De Vrij aproveitou cruzamento de Sneijder após sobra de escanteio e abriu o placar. Três minutos depois, Klaassen deixou os anfitriões tranquilos depois de aproveitar rebote de De Gea após seu próprio chute na área: 2 a 0.

Murray derrota Anderson em Miami e chega a 500 vitórias na carreira

Atual número 4 do ranking mundial, o britânico Andy Murray mostrou mais uma vez que está entre os melhores tenistas da atualidade. Aos 27 anos, ele se tornou o nono jogador ainda em atividade a chegar a vitória de número 500 na carreira, ao derrotar nesta terça-feira o sul-africano Kevin Anderson pelas oitavas de final do Masters de Miami. 

Campeão da competição em 2009 e 2013, o escocês passou pelo 17º do ranking mundial por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/3 e avançou às quartas de final do torneio disputado na Flórida. Na próxima fase, Murray encara o austríaco Dominic Thiem, número 52 do mundo, que é uma das surpresas da competição.

Pela primeira vez, torneio feminino terá tecnologia da linha do gol

A Copa do Mundo de futebol feminino de 2015 já está marcada para a história. Pela primeira vez, um torneio entre mulheres contará com a famosa tecnologia da linha do gol, que permite ver se a bola passou ou não a linha da trave.

A Fifa avisa que o uso da tecnologia depende da instalação em cada estádio, o que será feito por uma empresa independente, mas já confirmou a intenção de usá-la. O Mundial feminino será disputado  entre 6 de junho e 5 de julho, em seis cidades do Canadá: Edmonton, Moncton, Montreal, Ottawa, Vancouver e Winnipeg. O Brasil disputa a Copa do Mundo feminina no grupo E, ao lado de Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica.

A tecnologia, chamada de Hawk-Eye, foi utilizada pela Fifa nos últimos dois grandes torneios masculinos, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Filipe Toledo defende liderança do ranking em Bells Beach

Filipe Toledo é um dos expoentes do "Brazilian Storm" ("Tempestade Brasileira"), apelido dado à geração de ouro do Brasil, que tem como referência Gabriel Medina, primeiro e único brasileiro campeão mundial, além de Adriano de Souza, o mais experiente e primeiro a ocupar o topo do ranking, Miguel Pupo, Jadson André, Alejo Muniz, Wiggolly Dantas e Ítalo Ferreira. Número um do mundo, após o título na abertura do Circuito Mundial (CT), em Gold Coast, Filipinho defende a liderança em Bells Beach, de 1º a 12 de abril, na Austrália. Ele estreia na 11ª bateria da primeira fase contra Jadson e o "aussie" Owen Wright. 

Confira as baterias em Bells Beach
1: Taj Burrow (AUS), Wiggolly Dantas (BRA) e Jeremy Flores (FRA)
2: Adriano de Souza (BRA), Kai Otton (AUS) e Brett Simpson (EUA)
3: Kelly Slater (EUA), Sebastian Zietz (HAV) e Ricardo Christie (NZL)
4: John John Florence (HAV), Ítalo Ferreira (BRA) e C. J. Hobgood (EUA)
5: Mick Fanning (AUS), Freddy Patacchia Jr. (HAV) e Mason Ho (HAV)
6: Gabriel Medina (BRA), Matt Banting (AUS) e Joe Van Dijk (AUS)
7: Jordy Smith (AFR), Adrian Buchan (AUS) e Keanu Asing (HAV)
8: Michel Bourez (PYF), Nat Young (EUA) e Dusty Payne (HAV)
9: Joel Parkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA) e Glenn Hall (IRL)
10: Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS) e Adam Melling (AUS)
11: Filipe Toledo (BRA), Owen Wright (AUS) e Jadson André (BRA)
12: Julian Wilson (AUS), Kolohe Andino (EUA) e Matt Wilkinson (AUS)

Blazers arrasam Suns e garantem vaga para os playoffs

Jogando em casa diante de um adversário sem a resistência necessária, o Portland Trail Blazers não encontrou a menor dificuldade para fazer 109 a 86 no Phoenix Suns na madrugada desta terça-feira e emplacar a quarta vitória consecutiva na temporada regular. Agora com 48 em 73 jogos realizados, a franquia do Oregon segue na quarta colocação do Oeste, porém selou de vez sua vaga nos playoffs, juntando-se a Warriors, Grizzlies, Rockets e Clippers pela Conferência.

Para os visitantes a nova queda (quarta seguida) deixa praticamente descartada a ida ao mata-mata. Em décimo lugar, os Suns (39 triunfos em 75 partidas) vêm logo atrás do New Orleans Pelicans (39 em 73) e, com apenas mais sete compromissos, também precisam tirar diferença para o Oklahoma City Thunder (42 em 74), que ocupa a posição limite para a classificação. San Antonio Spurs (6º, com 47 em 73) e Dallas Mavericks (7º, com 45 em 74) estão perto do objetivo.

Resultados desta segunda na NBA
Charlotte Hornets 104 x 116 Boston Celtics
Philadelphia 76ers 111 x 113 Los Angeles Lakers
Atlanta Hawks 101 x 88 Milwaukee Bucks
Toronto Raptors 99 x 96 Houston Rockets
Memphis Grizzlies 97 x 83 Sacramento Kings
Minnesota Timberwolves 84 x 104 Utah Jazz
Portland Trail Blazers 109 x 86 Phoenix Suns

segunda-feira, 30 de março de 2015

Messi lidera e Neymar supera C.Ronaldo em estudo dos melhores atacantes

Messi é o melhor atacante do mundo, segundo um estudo do Observatório CIES do Futebol. O estudo é baseado nos números da Opta Pro (um centro de estatísticas) e leva em conta a performance dos jogadores em campo - itens como chutes, distribuição e roubadas de bola, etc - acumulados desde o primeiro dia do ano. Com estas informações, o português Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo em 2014, aparece apenas como o 29º melhor atacante do mundo, atrás do brasileiro Neymar, que aparece em 12º.

Três brasileiros aparecem com destaque nesta análise: os laterais Marcelo, é apontado como o segundo melhor lateral, e Rafinha, terceiro da lista, além do volante Fernandinho, do Manchester City, que surge como o terceiro melhor volante.

Melhores zagueiros:
1. Spahic (Bayer Leverkusen)
2. Demichelis (Manchester City)
3. Hummels (Borussia Dormund)

Melhores laterais:
1. Clichy (Manchester City)
2. Marcelo (Real Madrid)
3. Rafinha (Bayern de Munique)

Melhores volantes:
1. Sahin (Borussia Dortmund)
2. Pogba (Juventus)
3. Fernandinho (Manchester City)

Melhores meias:
1. Hazard (Chelsea) e Ozil (Arsenal)
2. Navas (Manchester City)
3. De Bruyne (Wolfsburg)

Melhores atacantes:
1. Messi (Barcelona)
2. Robben (Bayern de Munique)
3. Das Bost (Wolfsburg)

Cruzeiro vence Minas com facilidade e garante vaga na final da Superliga

O Cruzeiro volta a fazer história no vôlei. O time celeste bateu o Minas, na Arena Minas, por 3 sets a 0 (parciais de 25 /22, 25/11 e 25/19), sem dificuldades, e está pela quinta vez consecutiva na grande decisão da Superliga Masculina. Com destaque para o cubano Leal, maior pontuador da partida com 16 pontos, o time celeste foi arrasador desde o início e não deu chances de reação para a equipe minastenista. Agora, o bicampeão da Superliga aguarda o vencedor do confronto entre Sesi-SP e Taubaté, para saber quem será seu adversário na final, que será no dia 12 de abril, no Mineirinho.

Jogando em casa na primeira partida, em Contagem (MG), o Cruzeiro venceu por 3 sets a 1 (parciais de 25/23, 26/24, 23/25 e 25/21) e abriu vantagem no dia 20 de março. Nas quartas de final, o time havia despachado o Montes Claros, também em apenas duas partidas.

Djokovic vence belga e avança às oitavas-de-final em Miami

Novak Djokovic, melhor tenista da atualidade, deu a entender que iria atropelar Steve Darcis, apenas nº 84 do ranking, nessa segunda-feira, pelo Aberto de Miami. Mas acabou sofrendo mais do que parecia para garantir a vaga nas oitavas de final.

O sérvio venceu o adversário por dois sets a zero, com direito a pneu: parciais de 6/0 e 7/5 em menos de 1h30. Com o resultado, Djokovic enfrenta agora Alexandr Dolgopolov, que eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci também nessa segunda. A partida contra o ucraniano será realizada nesta terça, em horário a ser definido.

Serena vence pela 15ª vez consecutiva em Miami e garante vaga nas quartas

Vencedora das duas últimas edições do WTA de Miami, Serena Williams segue firme e forte na busca por mais um título do evento disputado no complexo de Key Biscayne. A heptacampeã do torneio (2002, 2003, 2004, 2007, 2008, 2013 e 2014) fez da russa Svetlana Kuznetsova sua mais nova vítima nesta segunda-feira. Com o triunfo sobre a 29ª do ranking da WTA pelas parciais de 6/2 e 6/3, em 1h14 de jogo, a número 1 do mundo não só se classificou para as quartas de final como também conquistou a 15ª vitória consecutiva na competição.

Na próxima fase, Serena terá pela frente, na quarta-feira, a vencedora do confronto desta segunda entre a italiana Sara Errani (13ª) e a alemã Sabine Lisicki (21ª).

Bellucci perde sete games seguidos e acaba eliminado em Miami

Thomaz Bellucci deu sinais de que poderia derrotar Alexandr Dolgopolov, mas quem levou a melhor na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, nesta segunda-feira, foi o tenista ucraniano. Depois que o brasileiro desperdiçou quatro set points no primeiro set, sendo três seguidos, o 65º do ranking da ATP cresceu na partida, chegou a ganhar sete games consecutivos e encerrou a campanha do paulista (81º) com a vitória por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/4, em 1h27 de jogo.

A derrota não custou a Bellucci somente a perda da vaga nas oitavas de final do torneio americano. Caso tivesse vencido Dolgopolov, ele já somaria pontos suficientes que o fariam ultrapassar João Souza, o Feijão, no ranking da ATP que será atualizado na próxima segunda-feira. Dessa forma, após o término do Masters 1000 de Miami, Bellucci (656 pontos) continuará sendo o número 2 do Brasil, e Feijão (676), o número 1.

Splitter ajuda Spurs a vencer; Washington de Nenê perde

Dois brasileiros que atuam na NBA entraram em quadra neste domingo nos Estados Unidos. Tanto Tiago Splitter quanto Nenê tiveram boas atuações, mas apenas um deles saiu vitorioso. E foi o pivô do San Antonio Spurs que anotou 15 pontos e pegou oito rebotes na vitória da sua equipe sobre o Memphis Grizzlies, por 103 a 89. O maior pontuador da partida foi Kawhi Leonard, com 25.

 Já o time de Nenê, o Washington Wizards, não foi páreo para o Houston Rockets na abertura da rodada. Mesmo com boa atuação do brasileiro, com dez pontos e sete rebotes, e tendo John Wall como o cestinha da partida, com 25, o time não foi capaz de parar James Harden & Cia. O barbudo, candidato a MVP da temporada, anotou 24 pontos e garantiu o placar de 99 a 91.

Jogos deste domingo
Houston Rockets 99 x 91 Washington Wizards
Los Angeles Lakers 99 x 107 Brooklyn Nets
Minnesota Timberwolves 88 x 110 New Orleans Pelicans
Philadelphia 76ers 86 x 87 Cleveland Cavaliers
Los Angeles Clippers 119 x 106 Boston Celtics
Detroit Pistons 102 x 109 Miami Heat
Memphis Grizzlies 89 x 103 San Antonio Spurs
Dallas Mavericks 99 x 104 Indiana Pacers 
Oklahoma City Thunder 109 x 97 Phoenix Suns


Brasil perde para a Colômbia mas é campeão sul-americano Sub-17


O Brasil nem precisaria entrar em campo para faturar o título do Sul-Americano sub-17. Com o empate da Argentina e a vitória do Paraguai sobre o Uruguai, a Seleção já tinha garantida a conquista da competição. Mas a despedida, apesar da taça, foi com derrota por 1 a 0 para a Colômbia, a lanterna do torneio. Cetré fez o único gol do jogo no estádio Feliciano Cáceres, em Luque, no Paraguai.

Desde o início a Colômbia parecia mais disposta. Principalmente com Cetré. O jovem de 17 anos utilizou sua velocidade para criar as principais jogadas. O goleiro Juliano, do Atlético-PR, fez boas defesa. Só não conseguiu evitar o toque de cobertura de Cetré após bobeada da defesa. Marimón ainda foi expulso aos 29 minutos do segundo tempo, mas nem a vantagem numérica ajudou. Leandro teve um gol bem anulado.

domingo, 29 de março de 2015

Montoya supera Power e vence a primeira etapa da Indy; Kanaan fica em terceiro

Mesmo largando na quarta posição, Juan Pablo Montoya conseguiu vencer a primeira etapa da temporada da Indy, em São Petersburgo (EUA), neste domingo. Will Power, que foi o pole position, ficou na segunda colocação, enquanto o brasileiro Tony Kanaan, que estava apenas na sétima posição do grid, terminou a etapa em terceiro.

Hélio Castroneves foi o quarto e Simon Pagenaud o quinto colocado em São Petersburgo. Assim, a Penske confirmou sua superioridade perante as outras equipes colocando quatro pilotos entre os cinco primeiros colocados. Apenas Kanaan, que é da Chip Ganassi, conseguiu atrapalhar a sequência da Penske.

Após não conseguir uma largada tão forte como os companheiros de equipe, Montoya foi crescendo no decorrer da corrida. O colombiano se aproximou de Power, atual campeão da categoria, só depois da metade da etapa e só conseguiu a ultrapassagem quando estavam faltando apenas 25 voltas para a bandeirada final. O australiano até tentou retomar a ponta, mas o veterano piloto sul-americano não cedeu e ficou com a vitória.

1º) Juan Pablo Montoya - Penske - 2h16min58s107
2º) Will Power - Penske - 2h16min59s100
3º) Tony Kanaan - Chip Ganassi - 2h17min09s276
4º) Helio Castroneves - Penske - 2h17min09s545
5º) Simon Pagenaud - Penske - 2h17min10s498
6º) Sebastien Bourdais - KV Racing - 2h17min14s600
7º) Ryan Hunter-Reay - Andretti Autosport - 2h17min25s818
8º) Jack Hawksworth - AJ Foyt - 2h17min33s028
9º) Luca Filippi - CFH Racing - 2h17min36s264
10º) Marco Andretti - Andretti Autosport - 2h17min36s798
11º) Graham Rahal - Rahal Letterman Lenigan Racing - 2h17min38s497
12º) Josef Newgarden - CFH Racing - 2h17min49s878
13º) Takuma Sato - AJ Foyt - 2h17min50s376
14º) Carlos Muñoz - Andretti Autosport - 2h17min54s828
15º) Scott Dixon - Chip Ganassi - 2h17min57s769
16º) James Hinchcliffe - Schmidt Peterson - 2h18min00s566
17º) Gabby Chaves - Bryan Herta Autosport - 2h18min01s174
18º) Simona de Silvestro - Andretti Autosport - 2h18min01s250
19º) Sage Karam - Chip Ganassi - 2h17min14s210
20º) Stefano Coletti - KV Racing - 2h17min47s855
21º) Charlie Kimball - Chip Ganassi - 2h18min05s817
22º) James Jakes - Schmidt Peterson - 2h17min18s930
23º) Francesco Dracone - Dale Coyne Racing - Não terminou a prova
24º) Carlos Huertas - Dale Coyne Racing - Não terminou a prova

Nadal é surpreendido por Verdasco e é eliminado em Miami

Rafael Nadal, nº 3 do mundo, perdeu para Fernando Verdasco, nº 34 do ranking, e foi eliminado nesse domingo do Masters 1000 de Miami. Maior vencedor de Masters 1000 da história do tênis, com 27 títulos, o espanhol nunca conseguiu ser campeão na edição de Miami.

Nesse domingo, apenas na terceira rodada do torneio, Nadal não conseguiu encaixar seu melhor jogo e saiu de quadra derrotado por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 6/3.

Contra Verdasco, Nadal parecia irreconhecível. Teve muitos erros não forçados e não conseguiu encaixar os spins que caracterizam seu jogo. Assim, bastou ao nº 34 do ranking fazer um jogo consistente para bater o ex-melhor do mundo.

Campeonato Gaúcho - 14ª Rodada

Inter volta a jogar pouco, mas vence a quinta seguida

O roteiro se repete. Ainda sem apresentar um desempenho de encher os olhos, o time de Diego Aguirre venceu o União Frederiquense neste domingo, no Vermelhão da Colina, por 1 a 0, resultado que rebaixou a equipe de Frederico Westphalen. Valdívia foi o autor do gol que garantiu a quinta vitória consecutiva na competição. O Colorado ainda teve um pênalti cobrado por Alex e defendido pelo goleiro Lúcio, grande destaque do rival com defesas e até voo de cabeça fora da área. 

Foi o camisa 10 que finalmente conseguiu superar o goleiro adversário. William lançou Eduardo Sasha pelo lado direito. O atacante, com um mínimo de espaço contra zagueiros robustos e corpulentos, chutou cruzado. Encontrou o meia cabeludo na pequena área, com apenas o esforço de empurrar a bola para o gol aos 10 minutos da etapa final. 

Campeonato Carioca - 13ª Rodada

Vasco e Botafogo ficam no empate e esquentam briga pelo G-4

A briga pelo G-4 do Campeonato Carioca esquentou na reta final da Taça Guanabara. Restando duas rodadas para definir os classificados para a semifinal do estadual, Vasco e Botafogo não passaram de um empate por 1 a 1 na tarde deste domingo, no Maracanã, gols de Gilberto e Roger Carvalho.

O resultado foi ruim para os dois lados, que terminam a rodada empatados. O Botafogo perdeu a liderança, enquanto o Vasco caiu para quarto lugar e viu o Madureira passar à frente com dois gols a mais de saldo.

Campeonato Paulista - 13ª Rodada

Ceni e Kardec marcam e São Paulo vence o Linense 

Criticado após a falha na derrota para o Palmeiras, quarta passada, Rogério Ceni deu a volta por cima e ajudou o São Paulo, neste domingo, no Morumbi. Sem precisar de muito esforço, o Tricolor venceu o Linense por 3 a 0 pelo Paulistão, com Ceni abrindo o placar e Alan Kardec, que entrou no intervalo, marcando os outros dois. O resultado amenizou a pressão sobre o elenco tricolor - que foi recebido no estádio com um protesto bem-humorado pela principal organizada do clube.

Ainda pressionado, Muricy Ramalho agora começa a planejar sua equipe para o duelo decisivo contra o San Lorenzo, na quarta-feira, em Buenos Aires, pela Taça Libertadores.

Vitória goleia América-RN e confirma vaga nas semifinais do Nordestão


O Vitória confirmou neste domingo, no Barradão, em Salvador, a soberania sobre o América-RN na Copa do Nordeste. O Leão venceu com propriedade os quatro jogos que fez contra o time potiguar. No último e decisivo encontro, a equipe baiana goleou por 4 a 2 o adversário para sacramentar a superioridade e avançar às semifinais da competição regional. Rhayner, Vander, Flávio e Luiz Gustavo marcaram os gols do Rubro-Negro, enquanto Cascata e Max diminuíram para o Alvirrubro, que ainda teve o zagueiro Zé Antônio expulso.

Com esse resultado, o Vitória confirma a vaga nas semifinais da Copa do Nordeste e vai enfrentar o Ceará na próxima fase.

Valentino Rossi dá show, supera compatriota e vence na abertura da MotoGP

O italiano Valentino Rossi, da Yamaha, levou a melhor em pega com o compatriota Andrea Dovizioso, da Ducati, e venceu neste domingo o Grande Prêmio do Catar de MotoGP, prova de abertura da temporada 2015, em que o atual campeão, Marc Márquez, da Honda, ficou apenas com a quinta colocação.

O sete vezes campeão da principal categoria de motovelocidade do mundo, Rossi largou na oitava colocação, chegou a perder lugares na largada, mas se recuperou e foi a caça do piloto da Ducati, que havia obtido a pole position na véspera.

O veterano titular da Yamaha conseguiu tomar a liderança faltando três voltas para o fim, em bela ultrapassagem. Até a linha de chegada, no entanto, Rossi não teve vida fácil, sendo obrigado a segurar Dovizioso, que apresentava ótimo desempenho.

A vitória do heptacampeão, de 36 anos, foi a 109ª na carreira. Além dele e Dovizioso, completou o pódio outro italiano, Andrea Iannone, também da Ducati, comprovando o grande desempenho da equipe principal da montadora.

Em 41 minutos, Serena supera jovem de 15 anos e vai às oitavas em Miami

Foi com muita facilidade que Serena Williams avançou às oitavas de final do WTA de Miami. A número 1 do mundo encarou uma oponente bastante frágil, a jovem Catherine "Ceci" Bellis (211ª do ranking da WTA), de apenas 15 anos, que até mostrou personalidade, mas não conseguiu fazer frente à experiente atleta americana. Serena anotou 2 sets a 0, com duplo 6/1, em apenas 41 minutos para ir à próxima fase. 

Num contraste absoluto, Serena irá agora buscar vaga nas quartas de final contra a experiente Svetlana Kuznetsova, russa que tem titulos de Grand Slam e vasto currículo. Cabeça 24, Kuznetsova teve boa atuação e eliminou a instável canhota alemã Angelique Kerber, por 6/3, 3/6 e 6/3.

Apesar da derrota, a líder do ranking juvenil deve conseguir uma boa subida em sua posição na WTA com os triunfos sobre Indy de Vroome (227ª) e Zarina Diyas (32ª) nas duas primeiras rodadas de Miami.

Wawrinka é surpreendido por zebra francesa e fica fora do Masters 1000 de Miami

O suíço Stan Wawrinka desandou. Depois do título em Roterdã, no começo de fevereiro, ele só coleciona resultados ruins. Desta vez, sequer passou da terceira rodada do Masters 1000 de Miami, ao ser eliminado pelo canhoto francês Adrian Mannarino, 32º do ranking e que jamais havia batido um top 10 na carreira. A vitória foi construída em dois tiebreaks, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (7-5).

Wawrinka fez uma exibição de terríveis altos e baixos. Sofreu uma quebra logo no começo do jogo em função de seus próprios erros e Mannarino administrou bem a vantagem até sacar com 5/4. Aí sentiu a pressão, o suíço elevou o nível e virou para 6/5. A decisão foi ao tiebreak e aí Wawrinka voltou a falhar nas bolas decisivas.

O segundo set tinha tudo para ser do suíço, que obteve quebra para fazer 2/0, permitiu empate no quarto game, mas voltou a liderar por 4/2 e 5/3. No entanto, inseguro e fazendo escolhas erradas, ele foi envolvido pela regularidade e correria de Mannarino, que conseguiu levar a novo tiebreak e aí só teve trabalho para fechar o placar, perdendo três match-points.

Em busca do tri em Miami, Murray passa por Giraldo e está nas oitavas

O britânico Andy Murray não teve dificuldades para vencer o colombiano Santiago Giraldo no início da tarde deste domingo, em duelo válido pela terceira rodada do Masters 1000 de Miami. O número 3 do mundo precisou de 1h24 para fazer 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) em cima do 31º colocado do ranking da ATP e avançar para as oitavas de final em busca de seu terceiro título no torneio (2009 e 2013).

Este foi o quarto confronto da história entre os tenistas. O retrospecto favorece Murray, que agora chega a três vitórias contra uma do colombiano. A última vez que haviam se enfrentado foi no Masters 1000 de Madrid no ano passado, quando Giraldo levou a melhor por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2).

Na próxima fase, Murray enfrenta o sul-africano Kevin Anderson (15º), que passou pelo argentino Leonardo Mayer (24º) com duplo 6/4 após 1h30 de confronto.

Ricardo/Emanuel derrota jovens Guto/Allison e é ouro na BA

Aos 21 anos, Guto e Allison Francioni entraram em quadra para a final da etapa de Salvador contra Ricardo e Emanuel, de 40 e 41. Essa missão já havia sido dada aos dois em Fortaleza e Vitória, e eles levaram a melhor. Desta vez, prevaleceu a experiência e a superação dos campeões olímpicos, que fizeram 2 a 1, parciais de 19/21, 21/16 e 15/11, em um jogo duro decidido no tie-break sob calor excessivo
.
Ricardo e Emanuel completaram juntos 29 títulos de etapa. Eles já tinham garantido, no sábado, a conquista da temporada 2014/2015. O primeiro se tornou o maior vencedor na Bahia, com quatro títulos, e chegou a seis conquistas do Circuito Brasileiro, enquanto o "Rei" alcançou nove e passou Shelda como maior ganhador do torneio nacional. Para Emanuel, as dificuldades contra os jovens promissores só mostram que o futuro do esporte está garantido.

Maria Clara/Carol bate Juliana/Maria Elisa e é ouro na BA

Juliana e Maria Elisa não sabiam o que era uma decisão de etapa do Open (elite do vôlei de praia) desde a segunda da temporada, em Niterói. Na ocasião, a parceria encarou Larissa e Talita e perdeu. No sábado, bateu justamente essas rivais na semi e ganhou a chance de encarar Maria Clara e Carol pelo caneco na Bahia, neste domingo. Elas entraram muito concentradas e, a exemplo do dia anterior, jogaram bem, com destaque para o segundo set, mas não foram páreo para a união das irmãs. O placar final ficou 2 a 1 (21/16, 16/21 e 15/9) no tie-break, dando o título da etapa de Salvador à Maria Clara e Carol.

As campeãs do Circuito Mundial chegaram a ter vantagem no início, mas as comandadas da ex-jogadora Isabel estavam em grande dia. No sábado, as duas garantiram o vice-campeonato do Circuito Brasileiro ao bater Ágatha/Bárbara Seixas na semifinal.

Firmino entra, marca sobre o Chile e garante 8ª vitória do Brasil de Dunga


Roberto Firmino parece ter consolidado uma vaga na seleção brasileira. O atacante teve pouco mais de 30 minutos em campo no amistoso contra o Chile, no estádio Emirates, na tarde deste domingo, em Londres, e garantiu a vitória brasileira por 1 a 0 ao marcar um bonito gol com direito a drible no goleiro Claudio Bravo antes da finalização. A entrada do jogador do Hoffeinheim-ALE  foi um dos testes realizados por Dunga. E valeu demais a experiência.

A equipe de Dunga jogou com seis alterações com relação ao time que bateu a França no meio de semana. O meia-campo todo era diferente com a formação Souza, Fernandinho, Douglas Costa e Phillipe Coutinho. Já Robinho também teve chance ao jogar os 30 minutos finais da partida.

Se foi teste para o Brasil, o Chile levou a partida mais a sério. Não poupou titulares e aplicou grande maração em campo. Alexis Sanchéz teve bela atuação, ganhando vários combates individuais. Pelo lado do Brasil, destaques para Firmino, claro, Danilo e Miranda. Neymar sofreu com a violência chilena e foi discreto.