Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Jules Bianchi morre aos 25 anos, nove meses após grave acidente no Japão

A página oficial do piloto Jules Bianchi confirmou a morte do francês de 25 anos nesta sexta-feira, em decorrência dos ferimentos causados no GP do Japão, no início de outubro do ano passado. Bianchi ficou internado no Japão por quase dois meses e havia sido transferido para Nice, sua cidade natal, em novembro. Desde então, poucas novidades sobre a evolução do quadro médico do piloto francês foram divulgadas. Ele permanecia internado em estado vegetativo, sem apresentar melhoras significativas. Na semana passada, o pai quebrou o silêncio e fez um desabafo emocionado sobre a grave situação do filho.

Jules Bianchi tinha 25 anos e nasceu em Nice, sudeste da França em 3 de agosto de 1989. Ele começou a competir no kart e em 2007 passou para os monopostos, acumulando bons resultados nas categorias de base. Foi campeão da Fórmula Renault 2.0 francesa logo em seu ano de estreia; terminou em terceiro na F-3 europeia em 2008 e foi campeão da categoria no ano seguinte. Em 2010, disputou a GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1, sendo terceiro em um ano e vice-campeão no outro. Em 2012 foi vice-campeão da F-Renault 3.5.

Os resultados expressivos na base o renderam um convite para fazer parte do programa de jovens pilotos da Ferrari em 2011, onde também exerceu o cargo de piloto de testes. Por influência da equipe italiana, fornecedora de motores da Marussia, atual Manor, Jules foi contratado pelo modesto time às vésperas do início do campeonato de 2013 para substituir o brasileiro Luiz Razia. Na temporada 2014, o francês conquistou os primeiros pontos da história do pequeno time ao chegar em nono na etapa de Mônaco.

Nenhum comentário: