A seleção da Suíça respira mais aliviada. Isso porque a equipe que faz parte do grupo do Brasil na Copa do Mundo não corre mais riscos de ver os seus principais jogadores suspensos e fora da última e decisiva rodada da fase de grupos, quando enfrentam a Costa Rica pela vaga nas oitavas de final.
Isso porque o capitão Lichtsteiner, e os atletas Xhaka e Shaqiri corriam riscos reais de suspensão por terem realizados gestos que fazem menção a bandeira da Albânia. A polêmica se dá por uma questão histórica. Boa parte da população de Kosovo, onde nasceu Shaqiri e os pais de Xhaka, são de origem albanesa. O território de kosovar fica no sul da Sérvia e se declarou independente em 2008, porém os sérvios não reconheceram essa separação. Hoje, Kosovo é um país reconhecido como independente por 111 dos 193 países membros da ONU. O Brasil é um exceção e não o reconhece como independente.
O gesto feito pelos jogadores poderiam lhe render dois jogos de punição, porém acabou gerando apenas multas de 10 mil francos suíços (cerca de 38 mil reais) para a dupla que balançou as redes contra a Sérvia e de 5 mil francos suíços (cerca de 19 mil reais) para o lateral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário