Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Time de Zé Roberto estreia bem e fica a uma vitória da Superliga B

Os dias de treino foram poucos, mas suficientes para o Barueri vencer a primeira partida oficial de sua história. Na noite desta segunda-feira (31), o projeto comandado por José Roberto Guimarães fez 3 a 0 sobre o Sada Betim (MG) em partida válida pela Taça Prata, classificatória à Superliga B. As parciais foram de 25-18, 25-18 e 25-10.

Desta forma, Barueri pode assegurar seu lugar na segunda divisão do voleibol nacional já nesta terça (1), quando volta ao ginásio José Corrêa para encarar o ADC Bradesco às 19h30 (horário de Brasília). De acordo com as regras da competição, as duas melhores equipes de cada um dos grupos se classificam para a Superliga B.

São Paulo para em goleiro e perde para o América-MG

A expectativa de pela primeira vez vencer três partidas consecutivas na temporada era grande, já que o São Paulo enfrentava o lanterna do Campeonato Brasileiro. Mas a realidade foi outra. Jogando no estádio Independência, o São Paulo pressionou, mas por diversas vezes parou no goleiro João Ricardo e acabou perdendo para o América-MG por 1 a 0 no fechamento da 33ª rodada do Brasileirão. Essa foi a primeira vitória do clube mineiro sobre o São Paulo na história.

No primeiro tempo, Chavez e David Neres pararam no goleiro do América em finalizações à queima roupa. No segundo tempo, Neres novamente perdeu uma boa chance defendida pelo arqueiro.

O único gol da partida saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. O América-MG roubou a bola no campo de defesa e ligou um rápido contra-ataque. Maicon furou uma tentativa de cabeçada, e a ela sobrou nos pés de Michael, que de fora da área pegou Dênis desprevenido e acertou um belo chute.

Na segunda etapa, a pressão tricolor só aumentou. E os mandantes, que até chegavam com certo perigo em bolas paradas e saídas rápidas na etapa anterior, decidiram definitivamente apenas se defender, o que complicou a missão do São Paulo, que sem muita criatividade, parou no paredão montado por Enderson Moreira à frente da área.

Doze jogadoras encerram temporada em Zhuhai

O término WTA Finals não significa necessariamente o encerramento da temporada feminina. Doze jogadoras do circuito vão encerrar o calendário disputando a segunda edição do WTA Elite Trophy, que acontece na cidade chinesa de Zhuhai.

O evento é voltado para as onze melhores jogadoras que não disputaram o Finals de Cingapura, além de uma chinesa convidada, que é a 28ª do ranking Shuai Zhang. As doze tenistas foram divididas em quatro grupos, todos com nomes de flores, e as vencedoras de cada chave vão às semifinais.

Estão na disputa Johanna Konta, Carla Suárez Navarro, Petra Kvitova, Elina Svitolina, Roberta Vinci, Elena Vesnina, Timea Bacsisnzky, Samantha Stosur, Barbora Strycova, Kiki Bertens e Caroline Garcia.

Grupo Azaleia: Johanna Konta, Samantha Stosur e Caroline Garcia
Grupo Camélia: Carla Suárez Navarro, Timea Bacsinszky, Shuai Zhang
Grupo Peônia: Petra Kvitova, Barbora Strycova e Roberta Vinci
Grupo Rosa: Elina Svitolina, Elena Vesnina e Kiki Bertens

Campeonato Brasileiro feminino passará a ter duas divisões a partir de 2017

A CBF promove nesta terça-feira, às 11h (de Brasília), o lançamento do Campeonato Brasileiro feminino 2017. O evento será realizado na sede da entidade - Avenida Luís Carlos Prestes, 130, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

A disputa, vencida em 2016 pelo Flamengo (foto), terá novidades. Uma delas será a criação de duas divisões (Séries A e B), ampliando a movimentação de clubes na modalidade no país. A competição ocorre desde 2013 e ainda teve como campeões o Rio Preto (2015), Ferroviária (2014) e Centro Olímpico (2013).

Vettel é punido e perde posições para Ricciardo, que herda pódio

O GP do México deste domingo, vencido por Lewis Hamilton (Mercedes), teve praticamente três pilotos em 3º lugar. Difícil de entender? Nós explicamos. Após Sebastian Vettel sair irritado com Max Verstappen (RBR), que não lhe cedeu a posição por cortar caminho em disputa nas voltas finais, o alemão da Ferrari herdou o 3º lugar devido a uma penalização de 5 segundos ao holandês e fez a festa no pódio.

No entanto, três horas depois, a direção de prova também puniu Vettel, por mover de linha durante a freada em disputa com Daniel Ricciardo (RBR) e puniu o tetracampeão com 10s. Com isso, no resultado final da corrida, Ricciardo terminou em 3º, seguido por Verstappen e Vettel.

Bruno Soares/Jamie Murray assume liderança do ranking mundial

O Brasil está de volta ao topo do ranking no tênis. A dupla formada por Bruno Soares e o britânico Jamie Murray assumiu, nesta segunda-feira, a primeira posição no ranking mundial da ATP. Com a semifinal obtida no ATP de Viena, disputado na última semana, o time chegou a 7250 pontos, deixando os franceses Pierre Herbert e Nicolas Mahut para trás com 7225. Os irmãos Bob e Myke Bryan aparecem em terceiro com 6250.

Nesta temporada, Bruno Soares e Jamie Murray ganharam dois Grand Slam, Aberto da Austrália e US Open, além do ATP de Sydney. Nesta semana, a dupla Bruno Soares e Jamie Murray jogará o Masters de Paris e, em seguida, segue para Londres no ATP Finals, competição que reúne as oito melhores duplas do mundo e encerra a temporada.

Atlético-MG foca na Copa do Brasil e deixa Brasileiro em segundo plano

Após o empate com o Flamengo, no último sábado, no Mineirão, em duelo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Oliveira reconheceu que o título do Brasileirão ficou mais distante para o Atlético-MG. O treinador, entretanto, deseja ter uma boa posição no torneio para garantir a vaga direta para a Libertadores e foca suas atenções na disputa da Copa do Brasil.

A vida atleticana na Copa do Brasil está mais simples: venceu a primeira partida contra o Internacional, por 2 a 1, em Porto Alegre, e terá a missão de garantir a vaga jogando no Independência. O treinador alvinegro destaca a necessidade de focar no duelo contra o Colorado para não ter surpresas.

Campeã das Finais da WTA, Cibulkova entra no top 5 pela 1ª vez

A eslovaca Dominika Cibulkova foi a grande vencedora no WTA Finals de Cingapura e não apenas porque sagrou-se campeã do torneio. O título conquistado no último domingo a impulsionou no ranking e a levou para o top 5 pela primeira vez. 

Cibulkova foi a única entre as participantes do Finals que conseguiu ganhar terreno no ranking, deixando para trás a tcheca Karolina Pliskova (6ª colocada), a espanhola Garbiñe Muguruza (7ª) e a norte-americana Madison Keys (8ª). 

Vice-campeã em Cingapura, a alemã Angelique Kerber ampliou sua vantagem no ranking para a norte-americana Serena Williams e vai fechar 2016 com 2.030 pontos de frente para a caçula das irmãs Williams, que leva 1.350 pontos de frente para a polonesa Agnieszka Radwanska.

Federação alemã anuncia renovação com Joachim Löw até 2020

A federação alemã de futebol anunciou nesta segunda-feira (31) a renovação de contrato com o técnico Joachim Löw até 2020. A notícia foi dada por meio dos canais oficiais da seleção masculina alemã. Löw faz parte da comissão técnica da equipe desde 2004, quando assumiu o cargo de assistente do então treinador Jürgen Klinsmann. Ao lado dele, fez parte da campanha do terceiro lugar na Copa de 2006, realizada na própria Alemanha.

Assumiu o comando da equipe principal em 2006, quando Klinsmann deixou o cargo para treinar os Estados Unidos. Em sua primeira competição à frente do time, Löw foi vice-campeão europeu, perdendo a final da Eurocopa de 2008 para Espanha. Na Copa de 2010, novo revés contra os espanhóis: derrota na semifinal por 1 a 0. Na disputa do terceiro lugar, venceu o Uruguai por 3 a 2.

A Euro seguinte também terminou na semifinal, com derrota para Itália. No entanto, na Copa do Mundo de 2014, Löw levou a Alemanha ao lugar mais alto do pódio. No último torneio que disputou, a Alemanha de Löw foi até a semifinal, caindo para a anfitriã França na Eurocopa deste ano.

Nishikori ultrapassa Raonic e iguala melhor ranking; Federer terá última semana dentro do top 10

Vice-campeão no ATP 500 da Basileia, o japonês Kei Nishikori ganhou uma colocação com a campanha na última semana e com isso ultrapassou o canadense Milos Raonic no ranking, alcançando a quarta colocação, a melhor da carreira até então.

Seu algoz na final, o croata Marin Cilic garantiu o retorno ao top 10 com o título, deixando para trás o tcheco Tomas Berdych e o belga David Goffin, que também ficaram para trás do atual campeão na Basileia na corrida da temporada.

Afastado do circuito desde Wimbledon, se recuperando fisicamente para a próxima temporada, o suíço Roger Federer foi se segurando no top 10 do ranking mesmo sem jogar. Só que nesta semana ele se despedirá desta colocação, já que na próxima segunda-feira serão descontandos 1.090 pontos conquistados em Paris e Londres.

Westbrook faz mais um triplo-duplo e incendeia o Thunder contra os Lakers

Russell Westbrook conseguiu o seu segundo triplo-duplo nesta temporada da NBA em apenas três jogos disputados. Neste domingo, ele marcou 33 pontos, pegou 12 rebotes e deu 16 assistências na vitória do Oklahoma City Thunder por 113 a 96 sobre o Los Angeles Lakers, em casa. O jogador assumiu o peso de ser a única estrela do time com a ida de Kevin Durant para o Golden State Warriors e vem correspondendo.

Desde que parceiro de longa data saiu do Thunder, os questionamentos foram muitos sobre a sua capacidade de liderar o time sozinho. Westbrook ouviu os gritos de MVP da torcida neste domingo em uma clara resposta ao que vem fazendo em quadra neste começo de temporada.

Além de assumir a liderança, Westbrook tem conseguido fazer seus companheiros renderem ainda mais. Contratado para esta temporada em uma troca com o Orlando Magic por Serge Ibaka, Victor Oladipo marcou 20 pontos neste domingo. O pivô Steven Adams terminou com um duplo-duplo, com 14 pontos e 12 rebotes. O reserva Enes Kanter marcou 16.

domingo, 30 de outubro de 2016

Warriors sofrem, chegam a ficar 13 pontos atrás, mas vencem os Suns

O sofrimento foi grande contra o Phoenix Suns, que deve terminar a temporada como um dos piores times da NBA, a liga americana de basquete. Mas o Golden State Warriors sobreviveu, apesar de demonstrar ainda ter muito trabalho pela frente, e venceu por 106 a 100, fora de casa. Mais uma vez, Kevin Durant e Stephen Curry lideraram o grupo com 37 e 28 pontos, respectivamente. A vitória contra um adversário que perdeu seus três jogos até o momento na competição foi a segunda do time em três jogos.

Curry mostrou estar com a pontaria em dia rapidamente ao fazer os 10 primeiros pontos do time no jogo. Apesar da clara inferioridade técnica, os Suns não desistiram e continuaram próximos do placar. Leandrinho, finalmente, conseguiu bons minutos e deu trabalho ao seu ex-time, marcando um total de sete pontos no jogo. Os Warriors, no entanto, souberam controlar a diferença para vencer por 106 a 100.

Rio do Sul vira em cima do Sesi-SP e abre Superliga com vitória fora de casa

Sexto colocado na Superliga do ano passado, o Rio do Sul começou com vitória sua campanha na temporada 2016/17. Jogando em fora de casa, a equipe derrotou neste domingo o renovado time do Sesi-SP por 3 a 1, parciais de 16/25, 25/21, 25/14 e 25/21.

A partida foi disputada em um ginásio do Sesi-SP em Santo André, região metropolitana de São Paulo, e não no tradicional local de jogos da equipe, na Vila Leopoldina A central Camila Paracatu foi eleita a melhor da partida em votação popular no site da CBV e ficou com o Troféu VivaVôlei..

O Sesi-SP, vice-campeão da Superliga na temporada 2013/14 e presença marcante nas últimas semifinais, se renovou para essa temporada. Sem contar com nenhuma jogadora acima dos 23 anos, o time aposta em jovens promessas, inclusive atletas da seleção brasileira de base, pensando no futuro. Por isso, o objetivo da equipe para essa temporada é tentar uma vaga nos playoffs.

Já o Rio do Sul busca melhorar a sexta posição do ano passado, tentando atrapalhar a vida dos grandes - Praia Clube, Rio de Janeiro e Osasco. Os destaques do time neste domingo foram Camila Paracatu, Natieli e Naiara.

Com seu conhecido trio, LA Clippers batem o Jazz com tranquilidade

O trio de jogadores formado por Chris Paul, Blake Griffin e DeAndre Jordan vem sendo a base do LA Clippers na NBA, a liga americana de basquete. Eles formam a identidade de um time que busca a conquista da Conferência Oeste. Neste domingo, eles mais uma vez foram responsáveis, cada um com sua responsabilidade, pela vitória por 88 a 75 sobre o Utah Jazz, em casa, vencendo pela segunda vez na temporada em dois jogos disputados.

Griffin mostrou desde o início sua capacidade de dominar o jogo. Com arremessos de média distância, excelente movimentação e boa defesa, não se intimidou com a fama de boa defesa do Jazz, liderada pelo francês Rudy Gobert, de 2,16m de altura. Ele fez 18 pontos, tornando-se o quarto maior cestinha da franquia, e pegou 10 rebotes. O reserva Austin Rivers, filho do técnico Doc Rivers, também foi bem, sendo o cestinha do jogo com 19 pontos saindo do banco de reservas.

Hamilton vence no México; Nico é 2º e pode levar título com triunfo no Brasil

O inglês Lewis Hamilton conquistou uma vitória importante neste domingo (30) no GP do México. O piloto da Mercedes largou na frente e não teve concorrência para vencer pela oitava vez neste ano e pela 51ª na carreira.

O número é simbólico para Hamilton: com este triunfo ele empata em segundo lugar na história da Fórmula 1 com o tetracampeão Alain Prost, que entre 1980 e 1993 também conquistou 51 vitórias.

Além disso, Lewis também diminuiu a diferença para Nico Rosberg no campeonato. O alemão não conseguiu fazer um bom final de semana, mas ainda assim salvou um segundo lugar ao fim da prova segurando os ataques de Max Verstappen. A diferença entre os dois pilotos da Mercedes no mundial agora está em 19 pontos, o que significa que Rosberg pode ser campeão na próxima corrida, no Brasil, se vencer.

Em boa corrida, Max Verstappen completaria o pódio após pressionar Nico Rosberg durante todo o GP. O alemão teve de ser habilidoso durante a prova com os retardatários para não ser pego pelo holandês - que tentou uma ultrapassagem na curva 3 a certa altura, mas não conseguiu.

Sebastian Vettel, que foi o quarto na pista, ganhou a posição de Verstappen após o piloto holandês ser punido pela direção de provas no fim do GP por ter contado a primeira curva se defendendo do ataque de Vettel. Ricciardo subiu para quarto e Verstappen foi o quinto depois de ter 5s acrescidos no tempo de prova.

Felipe Massa fez corrida opaca. Ele passou a primeira volta em sexto, mas acabou ficando com o nono lugar no fim da prova. Já Felipe Nasr, único a largar com os pneus médios, fez uma parada apenas no fim da prova e chegou na 15ª posição.


Para ser campeão no Brasil, Rosberg precisa:
- vencer
- chegar em 2º e Hamilton, em 5º
- chegar em 3º e Hamilton, em 6º
- chegar em 4º e Hamilton, em 8º
- chegar em 5º e Hamilton, em 9º
- chegar em 6º e Hamilton, em 10º

Vettel é punido e perde posições para Ricciardo, que herda pódio (clique no link)

Brasil vence Peru e conquista pela 19ª vez o Sul-americano feminino sub-20

A bola na América do Sul tem dono. No vôlei profissional e, principalmente, na base. Realidade que se repetiu pela 19ª vez na manhã deste domingo, no Centro Olímpico de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com momentos de oscilação, mas muita vibração, a seleção brasileira feminina de vôlei sub-20 venceu o Peru por 3 sets a 0 (25/19, 25/22 e 25/14), na última rodada do Sul-americano da categoria, para ficar com o título e manter a hegemonia no continente. 

Com o resultado, as brasileiras garantem vaga no Mundial da categoria, que será disputado em 2017, no México. O Brasil termina a competição com cinco vitórias em cinco jogos e apenas um set perdido.

Hazard e Costa brilham, Chelsea emplaca 4ª vitória seguida e segue na cola dos líderes

Com Eden Hazard e Diego Costa inspirados, o Chelsea não precisa se preocupar. Neste domingo, no estádio St. Mary, o time de Londres ganhou do Southampton por 2 a 0 pela décima rodada da Premier League e continua na cola dos líderes.

Além disso, os comandados de Antonio Conte emplacam a quarta vitória seguida no campeonato - perderam no meio da semana para o West Ham na Copa da Liga. Já os Saints perderam a invencibilidade atuando em casa na temporada.

Tudo começou com o meia belga, logo aos 6 minutos, que recebeu pela direita da área e chutou por entre as pernas de Forster para fazer seu quinto gol nesta Premier League (o mesmo número que marcou em 31 jogos no torneio passado). Controlando a partida, o Chelsea não era ameaçado pelo Southampton, que tem feito campanha apenas razoável no campeonato.

Na etapa final, foi a vez do artilheiro aparecer. E com estilo. Aos dez minutos, Diego Costa recebeu de Hazard na esquerda, cortou para o meio e tocou com curva no canto esquerdo, sem chances para Forster. Este foi seu oitavo gol neste Inglês, um total de 40 (em 64 partidas no torneio) desde que chegou aos Blues.

Cilic vence na Basileia e fica mais perto do ATP Finals

Um dos concorrentes às duas últimas vagas que ainda sobram no Finals de Londres, o croata Marin Cilic deu um passo importante rumo à classificação nesta semana com a conquista do título do ATP 500 da Basileia.

O último passo de Cilic rumo ao título na terra do suíço Roger Federer aconteceu neste domingo, quando ele derrotou o japonês Kei Nishikori na final por 2 sets a 0, com placar final de 6/1 e 7/6 (7-5), depois de 1h37 de partida.

A campanha do croata na Basileia lhe rendeu 500 pontos na corrida da temporada e uma premiação de quase 390 mil euros. Com isso, Cilic ganhou dois lugares na disputa pelo Finals, ultrapassando o tcheco Tomas Berdych e o belga David Goffin.

Cilic não só deixou os dois rivais para trás como conseguiu abrir uma considerável vantagem de 115 pontos para Berdych, o primeiro fora da zona de classificação para Londres. A definição dos dois últimos classificados acontecerá na próxima semana no Masters 1000 de Paris.

Murray bate Tsonga e levanta em Viena o sétimo troféu do ano

Principal candidato ao título do ATP 500 de Viena, o britânico Andy Murray confirmou seu favoritismo e levantou a taça, sua sétima na temporada. A conquista veio neste domingo com uma ótima atuação na final contra o francês Jo-Wilfried Tsonga. 

Campeão do torneio em 2014, Murray chegou ao bi anotando parciais de 6/3 e 7/6 (8-6) para cima de Tsonga, que amargou a 14ª derrota em 17 duelos com o britânico. O francês perdeu as últimas cinco e não vence desde o Masters 1000 de Toronto, em 2014. 

A atual temporada já é a mais vitoriosa da carreira de Murray, superando 2009, quando venceu seis títulos. Com o troféu de Viena, ele levará para casa uma premiação de quase 430 mil euros, enquanto Tsonga vai faturar um cheque de pouco mais de 200 mil euros.

Alison/Bruno vence etapa do Circuito em MG; Larissa/Talita segue imbatível

A dupla campeã olímpica Alison/Bruno Schmidt sofreu para vencer Álvaro Filho/Saymon na decisão por 2 sets a 1. Depois de perder o primeiro set, Alison e Bruno conseguiram reverter a situação e administraram boa vantagem no placar no segundo set.

Com a final decidida no tie-break, a parcial ficou igual até Alison colocar a dupla em vantagem. Os dois pontos à frente deram tranquilidade, dificultando o jogo de Álvaro/Saymon, que pouco puderam fazer. Final de set em 15 a 13.

Na reedição da final da última etapa do circuito, em Brasília, Larisa/Talita enfrentou Rebecca/Elize e novamente levou a melhor. Com tranquilidade, principalmente no primeiro set, a dupla Larissa/Talita venceu por 2 sets 0 (21/14, 21/18) e chegou à marca de três títulos em três etapas do Circuito Brasileiro nesta temporada. Hegemonia que Larissa vê como entrega e preparação da dupla para estar no topo, principalmente contra adversárias conhecidas.

Pelo terceiro lugar, no masculino, André/Ricardo venceu Evandro/Pedro por 2 sets a 1 e ficou com o bronze. No feminino, duelo de futuras companheiras. Ágatha e Duda, que formarão dupla no próximo ano, se enfrentaram na etapa de Uberlândia e Duda, ao lado de Tainá, levou a melhor sobre Ágatha e sua parceira, Carol Solberg: 2 sets a 1.

Felipe Lima domina 100m peito, é ouro e leva 16ª medalha na Copa do Mundo

A despedida foi da melhor maneira possível. Em sua última participação na Copa do Mundo de piscina curta, Felipe Lima garantiu o ouro nos 100m peito. Na etapa de Hong Kong, última da competição, o nadador brasileiro conquistou sua 16ª medalha na competição. No dia anterior, ele já havia vencido os 50m peito. 

Felipe Lima nadou 57s32 para chegar à vitória. O alemão Marco Koch ficou com a prata, com 58s53, enquanto o japonês Yasuhiro Kaseki levou o bronze, com 58s54. A etapa de Hong Kong foi a nona da Copa do Mundo. 

Aos 31 anos de idade, o grande objetivo de Felipe para o fim de temporada é o Campeonato Mundial em piscina curta, em Windsor, no Canadá, em dezembro. Em 2013, ele conquistou a medalha de bronze dos 100m peito no Mundial de Barcelona, mas na piscina olímpica (50m).