Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Bola de Ouro 2012

Wambach supera Marta

O prêmio de melhor jogadora do mundo está de volta aos Estados Unidos após dez anos. A atacante Abby Wambach foi escolhida nesta segunda-feira pela Fifa como vencedora da Bola de Ouro pelo desempenho em 2012. Para conquistar o prêmio em Zurique, a atleta deixou para trás a brasileira Marta, que já levou a láurea em cinco oportunidades e segue como principal ganhadora.

Uma jogadora americana não era escolhida melhor do mundo desde que Mia Hamm conquistou o segundo prêmio pessoal, em 2002. Após isso, além dos cinco troféus de Marta, a premiação homenageou a alemã Birgit Prinz (2003, 2004 e 2005) e a japonesa Homare Sawa (2011).

Del Bosque vence prêmio de melhor treinador

A Espanha tem mais uma conquista para a impressionante coleção recente. O técnico Vicente del Bosque, comandante da seleção ibérica desde 2008, recebeu nesta segunda-feira, no Fifa Gala, o prêmio de melhor treinador do mundo em 2012, ano em que conquistou a Eurocopa. Além da taça continental, Del Bosque conquistou com a Espanha a Copa do Mundo de 2010.

Del Bosque, com 34,51% dos votos, superou dois concorrentes de peso: José Mourinho (20,49%), comandante do Real Madrid e atual campeão espanhol, e Pep Guardiola (12,91%), que deixou o Barcelona após trabalho histórico.

Eslovaco supera Neymar e Falcao

A premiação de gol mais belo do ano foi uma surpresa. Nesta segunda-feira, em Zurique, o eslovaco Miroslav Stoch conquistou o Prêmio Puskas 2012, superando o colombiano Falcao García e o brasileiro Neymar - que concorrida à segunda láurea consecutiva. O golaço do europeu foi marcado com a camisa do Fenerbahce contra o Genclerbirligi.

Esta foi a quarta edição do Prêmio Puskas. Antes de Stoch e Neymar, o turco Hamit Altintop havia vencido em 2010, por gol por sua seleção. No ano anterior, o português Cristiano Ronaldo foi homenageado por golaço com a camisa do Manchester United.

Nenhum comentário: