Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Vasco vence o Fortaleza e se afasta da zona de rebaixamento

O Vasco se impôs em sua casa e bateu o Fortaleza, por 2 a 0, em São Januário, nesta quarta-feira, pelo Brasileirão. Uma vitória que afasta o time carioca da zona de rebaixamento e interrompe sequência de bons resultados do Tricolor. O time da casa jogava melhor quando o Fortaleza teve Hércules expulso. Com um jogador a mais, o Vasco não demorou a abrir o placar, com Mateus Carvalho, e ampliou com Vegetti, que agora é artilheiro da competição. 
 
Com a vitória, o Vasco chegou à 14ª posição, com 14 pontos - 3 a mais do que o Atlético-GO, que abre a zona de rebaixamento. Já o Fortaleza ocupa a 9ª posição, com 20 pontos, e pode ser ultrapassado, a depender dos demais resultados da rodada.

Criciúma vence o Cruzeiro e se afasta da zona de rebaixamento

O Criciúma levou a melhor no confronto com o Cruzeiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Heriberto Hülse, na noite desta quarta-feira. Vitória por 1 a 0, com gol marcado por Bolasie no início do segundo tempo. Além de conquistar a segunda vitória como mandante no Brasileirão, o Criciúma também colocou fim a um tabu de 22 anos contra o Cruzeiro. O time não vencia os mineiros desde 2002. 
 
O Criciúma se afasta da zona de rebaixamento. Com a vitória, chegou a 16 pontos, abrindo cinco de vantagem sobre o Atlético-GO, 17º colocado. Com a derrota, o Cruzeiro perdeu a chance de voltar ao G-6. Estacionado com 20 pontos, está em 8º, mas pode terminar a rodada em 9º.

Botafogo vence o Cuiabá e assume vice-liderança

O Botafogo venceu o Cuiabá por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (3) em partida realizada na Arena Pantanal. O jogo foi válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Kauê e Mateo Ponte, do Botafogo, e Pitta, do Cuiabá, marcaram os gols. Os visitantes saíram na frente logo no início, viram os donos da casa empatarem ainda no primeiro tempo e buscaram o resultado na etapa final. 

Com a vitória, o Botafogo segue perseguindo o primeiro lugar. Agora, são 27 pontos e segundo lugar - Palmeiras e Bahia, que podem ultrapassar, ainda jogam nesta rodada. Já o Cuiabá perdeu uma posição, é o 15º e está cada vez mais próximo do Z4. São 13 pontos em 14 jogos.

Mateus Alves estreia com vitória em ITF na Alemanha

O paulista Mateus Alves estreou com vitória no ITF M25 de Marburg, no saibro alemão. Ele superou nesta quarta-feira o anfitrião vindo do quali Lambert Ruland por duplo 6/3. 
 
Alves, de 23 anos e 435º do ranking, é o cabeça 6 em Marburg e único brasileiro na chave. Seu adversário nas oitavas é o tcheco vindo do quali Dominik Recek.

Sinner bate Berrettini em 4 sets e vai à 3ª rodada de Wimbledon

No sétimo confronto 100% italiano de Wimbledon na Era Aberta, levou a melhor o atual número 1 do mundo. Enfrentando o vice-campeão de 2021, Jannik Sinner teve um páreo duríssimo diante do compatriota Matteo Berrettini, mas acabou se dando melhor e vencendo com as parciais de 7/6 (7-3), 7/6 (7-4), 2/6 e 7/6 (7-4) em 3h42 de jogo. 
 
Na sequência da competição, o líder do ranking colocará em disputa sua invencibilidade de três partidas contra o sérvio Miomir Kecmanovic, que precisou de cinco sets para derrubar o holandês Tallon Griekspoor, cabeça 27, com o placar final de 4/6, 7/6 (9-7), 1/6, 6/2 e 6/3 em 2h51. Os dois não se enfrentam desde 2022, quando o italiano levou a melhor em Cincinnati. Ele também venceu em Melbourne no ano anterior e no Next Gen Finals de 2019.

Navarro despacha Osaka em 59 minutos em Wimbledon

Mais uma vez durou pouco a participação de Naomi Osaka em Wimbledon. Eliminada na terceira rodada em 2017 e 2018 e também na estreia em 2019, a japonesa agora se despediu na segunda fase da competição ao cair em sets diretos para a norte-americana Emma Navarro, 19ª pré-classificada, que aplicou as parciais de 6/4 e 6/1 em apenas 59 minutos de jogo. 
 
Navarro segue firme naquela que é sua melhor temporada da carreira, ocupando atualmente a inédita 17ª colocação do ranking. Seu próximo desafio será contra Diana Shnaider, a quem ainda não venceu no circuito, com duas derrotas neste ano, na decisão do WTA 125 de Paris, sobre o saibro, e na semi do WTA 500 de Bad Homburg, na grama. A russa garantiu sua vaga ao bater a norte-americana Sloane Stephens, campeã do US Open de 2017, com um duplo 6/1 em rápidos 49 minutos.

Melo de Matos estreiam com vitória sobre convidados da casa em Wimbledon

Em partida marcada por uma interrupção por chuva no final do primeiro set, o mineiro Marcelo Melo e o gaúcho Rafael Matos passaram bem pela estreia em Wimbledon. Nesta quarta-feira, eles mediram forças com os tenistas da casa Jacob Fearnley e Jack Pinnington Jones em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-5), depois de 1h42 de confronto. 
 
Na segunda rodada, Melo e Matos terão pela frente pelo menos um ex-parceiro de um deles. O mais provável é que pinte o croata Ivan Dodig, que ganhou o torneio com o mineiro em 2015 e agora forma a dupla cabeça de chave 10 com o norte-americano Austin Krajicek. A outra opção é o colombiano Nicolas Barrientos e o português Francisco Cabral, ambos que já tiveram o gaúcho a seu lado.

Raducanu joga muito e avança à terceira rodada de Wimbledon

Entre os destaques da abertura da segunda rodada feminina em Wimbledon, três campeãs de Grand Slam foram à quadra nesta quarta-feira, mas apenas duas seguiram adiante na competição. Empurrada pela torcida da casa na Quadra 1, a anfitriã Emma Raducanu marcou uma vitória tranquila sobre a belga Elise Mertens por 6/1 e 6/2, em 1h15 de partida, e garantiu seu retorno à terceira fase do torneio após três anos. 
 
Depois de fazer semi em Nottingham e quartas em Eastbourne na atual temporada de grama, a vencedora do US Open de 2021 pode rever na próxima fase Maria Sakkari, a quem eliminou na semifinal daquela inesquecível campanha em Nova York, mas para isso a grega precisará ainda passar pela holandesa Arantxa Rus, que nunca enfrentou Raducanu no circuito e apenas uma vez em seis participações ganhou mais de uma partida em Londres.

Aos 37 anos, Fognini frustra Ruud mais uma vez e avança em Wimbledon

O norueguês Casper Ruud mais uma vez falhou em atingir ao menos a terceira rodada de Wimbledon, algo que insiste em escapar do número 8 do ranking em suas cinco apresentações sobre a grama do All England Club. Desta vez, ele foi batido pelo veterano Fabio Fognini, que gastou 2h17 para marcar 6/4, 7/5, 6/7 (1-7) e 6/3, após 3h17. 
 
Fognini, de 37 anos, poderá ter um duelo todo italiano na luta por vaga nas oitavas de final, caso Lorenzo Sonego supere o também veterano Roberto Bautista mais tarde. Esta é a sétima vez que Fognini atinge a terceira rodada de Wimbledon, mas nunca foi além. A última vez que fez oitavas num Grand Slam foi no Australian Open de 2021.

Medvedev leva susto, mas avança a terceira rodada em Wimbledon

Depois de passar bem pela estreia em Wimbledon, o russo Daniil Medvedev teve um pouco mais de trabalho na segunda rodada contra o francês Alexandre Muller. Abrindo a quarta-feira na Quadra Central, o cabeça de chave 5 perdeu o primeiro set no tiebreak, mas depois se recuperou e venceu por 3 a 1, com o placar final de 6/7 (3-7), 7/6 (7-4), 6/4 e 7/5, em batalha de 3h30. 
 
Esta foi a 30ª vitória do russo na temporada, esperando agora por quem passar do duelo entre o chinês Zhizhen Zhang, cabeça de chave 32, e o alemão Jan-Lennard Struff, que fazem o segundo jogo da quadra 15. Semifinalista na temporada passada, Medvedev entrou na chave de duplas neste ano e jogará ao lado do gaúcho Marcelo Demoliner.

Alcaraz domina australiano e avança em Wimbledon

Com mais uma boa apresentação, Carlos Alcaraz já está na terceira rodada de Wimbledon. Depois de oscilar e quase se complicar em um primeiro set que parecia controlado, o espanhol imprimiu um ritmo avassalador a partir da segunda parcial e despachou o australiano Aleksandar Vukic, número 69 do ranking, com um triunfo por 7/6 (7-5), 6/2 e 6/2 em 1h48 de jogo. 
 
Tentando chegar à segunda semana do torneio mais uma vez, ele terá pela frente um reencontro com o norte-americano Frances Tiafoe, que depois do susto da estreia, em que saiu atrás nos dois primeiros sets, ajustou melhor o saque e o jogo de base para barrar o croata Borna Coric, que vinha de vitória em cima de Felipe Meligeni em sets diretos, anotando as parciais de 7/6 (7-5), 6/1 e 6/3.

GP da Grã- Bretanha de F1: Horários e como assistir à etapa de Silverstone

A Fórmula 1 fecha neste fim de semana a primeira rodada tripla da temporada 2024 com o retorno a um de seus maiores templos: o mítico circuito de Silverstone recebe mais uma edição do GP da Grã-Bretanha, a 12ª de 24 etapas previstas para o campeonato. No Mundial de Pilotos, Verstappen aumentou sua vantagem e agora tem 237 pontos contra 156 de Norris, enquanto Charles Leclerc tem 150. 
 
E a expectativa para o fim de semana não poderia ser mais alta, especialmente após a batida entre Lando Norris e Max Verstappen no GP da Áustria do último fim de semana. Após duras trocas de farpas entre os pilotos e as equipes, como ficará a rivalidade na casa da McLaren e do piloto da equipe papaia?

MotoGP: Horários e como assistir à etapa do Sachsenring

A MotoGP volta a acelerar neste fim de semana, e o Sachsenring recebe a principal categoria do motociclismo mundial para mais uma edição do GP da Alemanha, nona etapa da temporada 2024, e a última antes da pausa de verão. 
 
E se o GP da Holanda não entregou muito na pista, seus resultados colocaram mais fogo no campeonato. Jorge Martín segue liderando, agora com 200 pontos, mas apenas 10 à frente de Francesco Bagnaia. Com uma etapa ruim em Assen, Marc Márquez, o rei do Sachsenring, perdeu terreno para os rivais, ficando com 142 pontos contra 136 de Enea Bastianini, enquanto Maverick Viñales fecha o top 5 com 118.

Bia faz jogo firme e não dá brechas para surpresa na estreia em Wimbledon

Apesar de não viver seu melhor momento no circuito, a paulista Beatriz Haddad Maia teve uma estreia bastante sólida em Wimbledon nesta quarta-feira. Em partida adiada por causa da chuva, Bia esperou um dia a mais para abrir sua campanha e fez um bom jogo contra a polonesa Magdalena Frech, vencendo com parciais de 7/5 e 6/3, em 1h50 de duelo. 
 
Na segunda rodada, a canhota paulista terá pela frente a colombiana Camila Osorio, que passou bem pela norte-americana Lauren Davis na estreia, precisando de 72 minutos para triunfar com o placar final de 6/3 e 6/1. Será a segunda vez que as sul-americanas medirão forças no circuito, com vitória de Bia no único duelo anterior.

Gauff tem mais uma vitória fácil em Wimbledon

Mesmo sem tirar o máximo de seu saque, Coco Gauff obteve mais uma vitória tranquila em Wimbledon. Cabeça de chave 2 de um Grand Slam pela primeira vez em sua jovem carreira, a norte-americano passou desta vez pela romena Anca Todoni, que saiu do qualificatório e é apenas 142 colocada, com as parciais de 6/2 e 6/1. 
 
Em sua quinta participação no All England Club, Gauff busca superar a quarta rodada pela primeira vez, campanha que obteve em 2019. Sua adversária sairá do duelo entre a britânica Sonay Kartal, 298º do mundo que surpreendeu a romena Sorana Cirstea na estreia, e a francesa Clara Burel, 45ª do ranking. Gauff está no mesmo setor onde estão nomes fortes como Sloane Stephens, Naomi Osaka, Emma Navarro e Diana Shnaider, que lutarão entre si por vaga nas oitavas.

Pigossi confirma favoritismo e larga bem no saibro de Montpellier

Depois de não conseguir entrar na chave principal de Wimbledon, caindo na primeira rodada do quali, a paulista Laura Pigossi voltou para o saibro e estreou com vitória no W75 de Montpellier. Nesta quarta-feira, a cabeça de chave número 1 fez valer o favoritismo e bateu a bielorrussa Iryna Shymanovich com parciais de 6/1 e 6/3, em 1h21 de partida. 
 
Na segunda rodada, a número 2 do Brasil e atual 110 do mundo terá pela frente quem passar do confronto entre a cipriota Raluca Serban, de 27 anos e 205ª colocada no ranking da WTA, e a tenista da casa Tiantsoa Rajaonah, de apenas 18 anos, que ocupa no momento a modesta 526ª posição no ranking mundial.

Costa Rica vence Paraguai e se despede em terceiro lugar no grupo do Brasil

A Costa Rica venceu o Paraguai por 2 a 1 nesta terça-feira, nos Estados Unidos, na despedida de ambas as seleções da Copa América. As duas estavam no Grupo D, mesma chave do Brasil, e estão eliminadas do torneio. Começou o jogo de forma avassaladora e fez dois gols em apenas 6min, com Alcócer e Calvo. O Paraguai reagiu no início da segunda etapa, com um golaço de Ramón Sosa. 
 
A Costa Rica, que empatou com o Brasil na estreia, terminou com quatro pontos, em terceiro lugar. Ficou apenas um ponto atrás da Seleção, que se classificou em segundo. A Colômbia foi a líder, com sete pontos. O Paraguai perdeu todos os seus jogos.

Brasil só empata com a Colômbia e avança em segundo lugar na Copa América

Em um dia de pouca inspiração, o Brasil apenas empatou em 1 a 1 com a Colômbia nesta terça-feira, em Santa Marta, na Califórnia, e terminou a primeira fase da Copa América em segundo lugar no Grupo D. Os colombianos, com duas vitórias e um empate, ficaram com a primeira colocação. Raphinha, de falta, marcou para a Seleção, enquanto Muñoz descontou, ambos no primeiro tempo. 
 
Classificado em segundo lugar, o Brasil vai enfrentar nas quartas de final o Uruguai, que terminou em primeiro no Grupo C. O jogo será no sábado, às 22h (de Brasília). Já a Colômbia vai encarar o Panamá, segunda colocada do Grupo C, às 19h, no sábado. A seleção brasileira vai ter um grande desfalque para a partida contra o Uruguai, nas quartas de final: Viniciur Junior recebeu cartão amarelo nesta terça-feira e terá que cumprir suspensão.

terça-feira, 2 de julho de 2024

América-MG é superado pelo Goiás e perde a liderança da Série B

Após quatro jogos sem vencer, o Goiás encerrou o jejum! O Verdão fez o dever de casa na noite desta terça-feira, pela 13ª rodada, e bateu o América-MG, até então líder da Série B, por 2 a 1. Welliton e Marcão, ambos no segundo tempo, fizeram os gols esmeraldinos no estádio da Serrinha, em Goiânia; Juninho descontou no fim, mas não evitou a derrota do Coelho, que já não ganha há três partidas. 
 
Com o resultado negativo, o Coelho ficou com os mesmos 22 pontos e perdeu a liderança da Série B. A equipe, que iniciou a rodada na ponta, viu o Avaí empatar com o Amazonas e chegar a 23 pontos. Além disso, com a vitória do Santos contra a Chapecoense, o América caiu para a terceira colocação por conta dos critérios de desempate. Já o Goiás se aproximou do G4. A equipe voltou a vencer após duas partidas e chegou na quinta colocação, agora com 21 conquistados.

ITF confirma Wild e Monteiro nas duplas dos Jogos Olímpicos de Paris

O Brasil estará presente em mais uma disputa nos Jogos Olímpicos de Paris. A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou Thiago Wild, número 74 da ATP, e Thiago Monteiro (86º) na chave de duplas do maior evento esportivo do mundo, que acontece de 26 de julho a 11 de agosto, na capital francesa. 
 
Os atletas já haviam garantido classificação na chave individual e entram na disputa de duplas por conta das vagas exclusivas aos simplistas. Além dos dois tenistas, Laura Pigossi (simples feminina), Beatriz Haddad (simples e duplas femininas) e Luisa Stefani (duplas feminina) também estão confirmadas nos Jogos.

Turquia vence Áustria e enfrenta a Holanda nas quartas da Eurocopa

Nesta terça-feira, em confronto válido pelas oitavas de final da Eurocopa, a Turquia enfrentou a Áustria no Leipzig Stadium e venceu por 2 a 1. Demiral (2) foi quem balançou as redes para a seleção turca, enquanto Gregoritsch diminuiu para os austríacos. 
 
Deste modo, a Turquia se classificou às quartas de final da competição, onde enfrentará a Holanda que, também nesta terça-feira, encarou a Romênia e saiu vencedora do duelo. Do outro lado, a Áustria se despediu do torneio continental. O jogo das quartas ocorre no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no Olympiastadion, em Berlim.

Cruzeiro anuncia contratação do volante Walace

O Cruzeiro anunciou a contratação do volante Walace, de 29 anos, que estava na Udinese, da Itália. O jogador chega ao clube mineiro para assinar um contrato de três temporadas. Walace tinha contrato até 2026. 
 
Revelado pelo Grêmio, Walace estava na Europa desde a temporada 2016/2017. Ficou dois anos no Hamburgo e mais um no Hannover, da Alemanha. Depois, o jogador foi comprado pela Udinese, da Itália, em 2019, por 6 milhões de euros. 
 
Com o clube italiano, conseguiu escapar do rebaixamento na última rodada no último campeonato nacional. Ao todo, fez 165 jogos com três gols e uma assistência pelo time da Itália.

Zverev saca bem e larga com firmeza em Wimbledon

Tentando aproveitar o bom momento no circuito para fazer bonito em Wimbledon, o alemão Alexander Zverev deu um firme primeiro passo nesta edição do torneio. Na estreia desta terça-feira contra o espanhol Roberto Carballes, ele foi firme com o saque e venceu sem sustos, batendo o rival em sets diretos, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2, após 1h54 de jogo. 
 
Na segunda rodada, Zverev terá pela frente quem passar do duelo entre o convidado da casa Henry Searle e o norte-americano Marcos Giron. Se vencer mais uma, ele já vai igualar a campanha do ano passado no Grand Slam londrino, onde nunca passou das oitavas de final, fase na qual parou duas vezes, curiosamente ambas contra canadenses: Milos Raonic (2017) e Félix Auger-Aliassime (2021).

Rune confirma favoritismo e enfrenta Wild na segunda rodada em Wimbledon

Cabeça de chave número 15 em Wimbledon, o dinamarquês Holger Rune fez valer o favoritismo e superou sua estreia no torneio, nesta terça-feira, batendo o sul-coreano Soonwoo Kwon em sets diretos, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4, depois de 1h38 de confronto. Na segunda rodada, ele terá pela frente o paranaense Thiago Wild, em duelo inédito. 
 
Depois de anotar a maior virada da carreira, saindo de 2 a 0 contra pela primeira vez, Wild enfrenta um top 20 pela 11ª vez. Nos 10 embates anteriores, ele soma quatro vitórias e seis derrotas, sendo que em Grand Slam foram dois os jogos contra rivais deste porte, surpreendendo Daniil Medvedev ano passado em Roland Garros e caindo diante de Andrey Rublev neste ano na Austrália.

Djokovic passa sem sustos pela estreia e mantém escrita em Wimbledon

Depois de todas as dúvidas que cercaram a participação de Novak Djokovic em Wimbledon, o sérvio mostrou que está totalmente recuperado da artroscopia realizada no joelho direito há menos de um mês. Nesta terça-feira, ele estreou no Grand Slam britânico com uma vitória tranquila diante do qualifier tcheco Vit Kopriva, número 123 do ranking, pelo placar de 6/1, 6/2 e 6/2 em 1h58 de confronto. 
 
Sexto maior vencedor da história de Wimbledon, agora com 94 triunfos, Nole ganhou 35 dos últimos 36 jogos realizados na grama londrina. A série invicta que começou em 2018 só foi interrompida na decisão do ano passado, quando o sérvio caiu para Carlos Alcaraz na decisão. Ele também nunca perdeu para jogadores vindos do quali em 26 duelos já disputados em Grand Slam, sendo cinco na capital inglesa. 
 
Em busca de igualar o recorde de oito títulos de Roger Federer no torneio, o atual número 2 do mundo espera agora pelo seu próximo adversário, que sairá do confronto entre o convidado da casa Jacob Fearnley e o qualificado espanhol Alejandro Cañas, algoz do carioca João Fonseca na rodada inicial da fase prévia.

Swiatek volta a superar Kenin e tem estreia segura na grama de Wimbledon

Em seu primeiro jogo desde o tetracampeonato de Roland Garros, Iga Swiatek estreou com vitória em Wimbledon. Embora não tenha disputado torneios preparatórios na grama, ou mesmo exibições nas últimas semanas, a número 1 do mundo teve uma atuação segura contra a norte-americana Sofia Kenin e marcou as parciais de 6/3 e 6/3 em 1h19 de partida. Esta foi a terceira vitória de Swiatek sobre Kenin no circuito. 
 
Aos 23 anos, Swiatek faz sua quinta participação em Wimbledon e tem como melhor resultado as quartas de final do ano passado. Ela enfrenta na próxima rodada a vencedora da partida entre a convidada britânica Francesca Jones, 215ª do ranking, e a croata Petra Martic, 85ª colocada.

Holanda atropela a Romênia e está nas quartas de final da Eurocopa

A Holanda está nas quartas de final da Eurocopa! Depois de uma fase de grupos em que não convenceu e somou apenas 4 pontos, a equipe parece que "chegou no torneio" e, com boa atuação, dominou a Romênia para vencer por 3 a 0, nesta terça-feira (2), na Allianz Arena, em Munique. Os gols que garantiram a classificação foram marcados por Cody Gakpo, um dos artilheiros da Euro, com três gols, além de Donyell Malen, duas vezes. 
 
Depois de realizar sua melhor partida na Euro 2024 e se classificar para as quartas do torneio, a Holanda aguarda sua adversária na próxima fase da competição. A definição acontece no duelo entre Áustria e Turquia, que se enfrentam em Leipzig. A partida das quartas acontecerá no sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.

Convocadas da seleção brasileira para as Olimpíadas de Paris

O técnico Arthur Elias convocou nesta terça-feira as 18 jogadoras da seleção brasileira feminina para a disputa das Olimpíadas de Paris. Outras quatro foram chamadas para a lista de suplentes, e poderão substituir alguma convocada em caso de lesão antes do início dos Jogos. A atacante Marta, de 38 anos, foi chamada para disputar sua sexta Olimpíada. Outra veterana que participou dos amistosos preparatórios, a atacante Cristiane, de 39, ficou fora da lista. 
 
O Brasil está no Grupo C do torneio feminino de futebol e vai estrear contra a Nigéria, dia 25 de julho, em Bordeaux. Os outros jogos serão contra o Japão, dia 28, no Parc des Princes, em Paris, e contra a Espanha, atual campeã mundial, dia 31, novamente em Bordeaux. 
 
GOLEIRAS - Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG) 

LATERAIS - Antônia (sem clube), Tamires (Corinthians) e Yasmim (Corinthians) 

ZAGUEIRAS - Rafaelle (Orlando Pride-EUA), Tarciane (Houston Dash-EUA) e Thais Ferreira (Tenerife-ESP) 

MEIAS - Ana Vitória (Atlético de Madrid-ESP), Duda Sampaio (Corinthians) e Yayá (Corinthians) 

ATACANTES - Adriana (Orlando Pride-EUA), Gabi Nunes (Levante-ESP), Gabi Portilho (Corinthians), Jheniffer (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage-EUA) , Marta (Orlando Pride-EUA) e Ludmila (sem clube)

Wild salva match-point e consegue maior virada em Grand Slam

Disputando a chave principal de Wimbledon pela primeira vez, o paranaense Thiago Wild não começou nada bem seu duelo com o convidado da casa Paul Jubb nesta terça-feira. Porém, o número 1 do Brasil e 74 do mundo soube aproveitar as pausas por chuva, salvou match-point e conquistou sua primeira virada após perder por 2 a 0, triunfando com parciais de 1/6, 3/6, 7/6 (8-6), 6/4 e 7/5. 
 
Vindo de uma boa campanha na grama de Mallorca, onde foi até as semifinais com suas três únicas vitorias em nível ATP da carreira, Jubb mostrou desenvoltura no piso no início, mas viu Wild crescer aos poucos e acabou sofrendo uma dura virada do paranaense, que agora espera pelo vencedor do jogo entre o dinamarquês Holger Rune, cabeça de chave 15, e o sul-coreano Soonwoo Kwon.

Técnico António Oliveira é demitido do Corinthians

António Oliveira não é mais o treinador do Corinthians. Nesta terça-feira, um dia depois da derrota por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, a diretoria do Timão optou pela demissão do treinador. O clube parte agora em busca de um novo técnico para assumir a equipe nos próximos dias. 
 
O trabalho de António Oliveira durou pouco menos de cinco meses e terminou pelo péssimo início de Campeonato Brasileiro. O Timão não vence há nove rodadas e aparece na penúltima colocação com apenas nove pontos. A equipe soma apenas uma vitória em 13 jogos. O treinador se despede do clube com 29 jogos, no qual obteve 13 vitórias, nove empates e sete derrotas, com um aproveitamento de 55,1% dos pontos.

Após susto no começo, Hurkacz vira e enfim derrota Albot na estreia em Wimbledon

Derrotado nos dois confrontos anteriores que teve contra Radu Albot, o polonês Hubert Hurkacz levou um susto do moldávio no começo e perdeu o primeiro set de sua estreia em Wimbledon, mas depois se recuperou e buscou a virada, triunfando por 3 sets a 1, com o placar final de 5/7, 6/4, 6/3 e 6/4, depois de 2h49 de disputa. 
 
Na segunda rodada, o cabeça de chave 7 terá pela frente o vencedor do confronto entre o francês Arthur Fils e o suíço Dominic Stricker. Caso seu próximo adversário seja o francês o duelo será inédito, mas contra o suíço Hurkacz já o enfrentou uma vez antes e levou a pior, sendo derrotado pelo jovem rival na grama de Stuttgart três anos atrás.

Brasil vence Montenegro na abertura do Pré-Olímpico de basquete

O Brasil estreou com vitória no Pré-Olímpico masculino de basquete. Nesta terça-feira (2), a seleção esteve atrás durante a maior parte do jogo, mas virou no último quarto e bateu Montenegro por 81 a 72. O resultado encaminha a classificação brasileira para as semifinais do torneio, que acontece em Riga, na Letônia. 

A seleção verde e amarela voltará à quadra na próxima quinta-feira (4), contra Camarões, às 13h (de Brasília). Um novo resultado positivo fará com que os brasileiros, comandados por Aleksandar Petrovic, avancem na primeira posição do Grupo B. 
 
Bruno Caboclo foi o cestinha da partida, com 25 pontos. O pivô também se destacou no trabalho defensivo, fazendo frente a Vucevic, grande nome da seleção montenegrina. Marcelinho Huertas e Léo Meindl apareceram como outros destaques ofensivos do Brasil, anotando 17 e 10 pontos, respectivamente.

Monteiro faz bom jogo, mas é eliminado na estreia em Wimbledon

Pela quinta vez seguida, Thiago Monteiro não conseguiu ir além da primeira partida na grama de Wimbledon. O canhoto cearense não fez apresentação oruim, chegou a tirar um set do australiano Alexei Popyrin, número 47 do ranking, mas acabou batido com as parciais de 6/4, 6/7 (8-10), 6/3 e 6/4. 
 
Monteiro perdeu na estreia de seus cinco últimos Slam disputados e só ganhou uma partida, no US Open de 2022, nos últimos 10 eventos desse quilate que conseguiu vaga na chave principal. Em Wimbledon, sua única vitória aconteceu na primeira participação, em 2017, tendo depois caído na rodada inicial de 2019 e de 2021 a 2024.

Pegula vence rápido na estreia e é a única a escapar da chuva em Wimbledon

A rapidez com que a norte-americana Jessica Pegula despachou a compatriota Ashlyn Krueger em sua estreia em Wimbledon, gastando apenas 49 minutos para triunfar com o placar de 6/2 e 6/0, acabou sendo fundamental. Isso porque assim a cabeça de chave número 5 do mundo conseguiu escapar da chuva que paralisou as partidas no All England Club. 
 
Na segunda rodada, a norte-americana terá pela frente a vencedora do confronto entre a chinesa Xinyu Wang (42ª) e a búlgara Viktoriya Tomova (48ª), que estavam em quadra quando veio a chuva e parou o duelo. A asiática liderava o placar com 7/6 (7-1) e 0/1 anotados em 65 minutos de embate.

Murray desiste de simples em Wimbledon, mas segue nas duplas

Não deu para o britânico Andy Murray se recuperar a tempo de participar desta edição de Wimbledon. Na manhã de terça-feira, ele anunciou que estava se retirando da competição de simples, por não se sentir bem o suficiente após uma operação nas costas de 10 dias atrás. Contudo, o tenista da casa espera competir na dupla com o irmão Jamie Murray. 
 
“Infelizmente, apesar de trabalhar incrivelmente duro em sua recuperação desde sua operação há pouco mais de uma semana, Andy tomou a decisão muito difícil de não jogar as simples este ano. Como se pode imaginar, ele está extremamente decepcionado, mas confirmou que jogará nas duplas com Jamie e está ansioso para competir em Wimbledon pela última vez”, disse um comunicado divulgado pelo ex-número 1 do mundo.

Panamá vence a Bolívia, vai às quartas e pode ser adversário do Brasil

O Panamá fez história na noite desta segunda-feira, no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida. Com uma vitória por 3 a 1 contra a Bolívia, a seleção caribenha avança pela primeira fez para as quartas de final da Copa América, em sua segunda participação no torneio. A seleção da América Central termina o Grupo C com seis pontos, na segunda posição, atrás do líder Uruguai. 
 
A grande surpresa do grupo ficou por conta dos Estados Unidos, os donos da casa, que acabram em terceiro. Na próxima fase, o Panamá enfrenta a equipe que terminar na liderança no Grupo D: Brasil ou Colômbia.

Uruguai vence e elimina os Estados Unidos na Copa América

O Uruguai venceu os Estados Unidos por 1 a 0, nesta segunda-feira, e eliminou os donos da casa da Copa América na fase de grupos. Os norte-americanos ficaram na terceira posição do Grupo C, enquanto os uruguaios passaram em primeiro e vão enfrentar o segundo lugar do grupo do Brasil nas quartas de final. Com gol de Oliveira, a Celeste venceu em um jogo que foi muito disputado, mas teve pouco brilho técnico de ambas equipes. 
 
Com a vitória, o Uruguai terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento e passou em primeiro lugar. Desta forma, irá enfrentar o segundo colocado do Grupo D, posição na qual está o Brasil neste momento. Os Estados Unidos terminam na terceira posição, uma vez que o Panamá venceu a Bolívia por 3 a 1 e avançou de fase.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Palmeiras domina, vence dérbi e afunda Corinthians na zona de rebaixamento

O Palmeiras dominou o Corinthians (mais uma vez) e saiu vencedor do clássico disputado nesta segunda-feira, no Allianz Parque. Com mais de 41 mil torcedores no estádio, o Verdão fez 2 a 0 e subiu para a vice-liderança do Brasileirão. Os gols saíram só na segunda etapa, com Raphael Veiga, em cobrança de falta desviada por Fabinho, e Vitor Reis, após cobrança de escanteio certeira do camisa 23 para o jovem defensor, que estreou como titular nesta segunda-feira. 
 
A vitória no dérbi serviu para aproximar o Palmeiras da disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. O time de Abel Ferreira é o segundo colocado com 26 pontos, um a menos do que o líder Flamengo. O Corinthians, em contrapartida, segue afundado na zona de rebaixamento com apenas nove pontos e na penúltima posição.

Com gol nos acréscimos, Santos vence a Chapecoense e volta ao G-4 da Série B

Um gol aos 47 minutos do segundo tempo decidiu a vitória do Santos por 1 a 0 contra a Chapecoense, na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Nos acréscimos, Willian Bigode marcou de cabeça depois de cobrança de escanteio e recolocou o Peixe no G-4 do torneio. A equipe catarinense, que também desperdiçou boas oportunidades, continua perto da zona de rebaixamento. 
 
Com a vitória, o Santos subiu para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, com 22 pontos e um atrás do líder Avaí. A Chapecoense continua com 14 pontos, na 16ª posição. A rodada, porém, ainda não foi encerrada.

Badosa vence Muchova na estreia de Wimbledon

No encontro entre duas ex-integrantes do top 10, Paula Badosa levou a melhor sobre Karolina Muchova e estreou com vitória na grama de Wimbledon. A espanhola marcou as parciais de 6/3 e 6/2 em 1h21. A espanhola faz sua quinta aparição na chave principal de Wimbledon e chegou duas vezes às oitavas, em 2021 e 2022. Ano passado, se retirou na segunda rodada. 
 
A adversária de Badosa na próxima fase será a jovem tcheca de 17 anos Brenda Fruhvirtova, 88ª do ranking, que venceu uma adversária da mesma idade, a russa Mirra Andreeva, 23ª do mundo e semifinalista de Roland Garros, por 1/6, 6/3 e 6/2. O confronto entre elas é inédito no circuito.

Portugal vence a Eslováquia nos pênaltis e avança na Eurocopa

Em jogo dramático, Portugal se classificou nos pênaltis para as quartas de final da Euro 2024. Após empate em 0 a 0, a seleção portuguesa bateu a Eslovênia nos pênaltis em 3 a 0. Ainda na prorrogação, Cristiano Ronaldo perdeu pênalti, defendido por Oblak, e foi às lágrimas ainda em campo. 
 
Nas penalidades, o goleiro português se consolidou como o grande nome da partida. Defendeu todas as três cobranças da Eslovênia, enquanto Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva converteram as cobranças de Portugal. 
 
Após drama contra a Eslovênia, nas oitavas de final, Portugal terá grande desafio nas quartas: a adversária será a França. A seleção francesa bateu a Bélgica por 1 a 0, também nesta segunda-feira.

Fluminense anuncia a contratação de Mano Menezes

O Fluminense anunciou, na tarde desta segunda-feira, a contratação de Mano Menezes para o cargo de treinador. Ele chega para substituir Fernando Diniz e terá a missão de tentar salvar a equipe, que ocupa a lanterna do Brasileirão, com seis pontos em 13 partidas. O contrato é válido até o fim deste ano. 
 
Mano comandará seu primeiro treino à frente do Fluminense na terça-feira, no CT do clube. A estreia ocorrerá na quinta, diante do Inter, no Maracanã. Com o treinador, chega ao Tricolor o seu auxiliar Sidnei Lobo. 

Mano Menezes estava desempregado desde 5 de fevereiro deste ano, quando foi demitido do Corinthians. Agora, terá sua primeira passagem pelo Fluminense. No Rio de Janeiro, ele já comandou o Flamengo, em 2013.

Gauff confirma e passeia na estreia em Wimbledon

Um ano depois de ter sido eliminada na primeira rodada de Wimbledon, Coco Gauff voltou ao Grand Slam londrino na condição de número 2 do mundo e como campeã de US Open, semifinalista na Austrália e em Paris na atual temporada. A norte-americana superou nesta segunda-feira a compatriota Caroline Dolehide, 51ª do ranking, por 6/1 e 6/2 em apenas 1h05 de partida. 
 
A adversária de Gauff na segunda rodada será a romena Anca Todoni, de 19 anos e vinda do quali, que venceu a lucky-loser sérvia Olga Danilovic por 7/5 e 6/1. Todoni disputa uma chave principal de Slam pela primeira vez, enquanto Danilovic entrou após a desistência da italiana Elisabetta Cocciaretto.

Sinner leva susto, mas vence na estreia e desafia Berrettini em Wimbledon

Com a liderança do ranking garantida independente do que acontecer em Wimbledon, o italiano Jannik Sinner iniciou sua caminhada na grama do All England Club nesta segunda-feira. O alemão Yannick Hanfmann deu mais trabalho do que da outra vez que se enfrentaram e até venceu um set, mas ainda assim acabou derrotado com parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 6/3 em 2h58 de partida. 
 
Esta foi a 10ª vitória de Sinner no tradicional Grand Slam britânico, onde tem como melhor campanha a semifinal alcançada no ano passado, parando apenas diante do sérvio Novak Djokovic. Vivendo grande temporada, ele tenta se tornar o segundo italiano a disputar uma final em Wimbledon, repetindo Matteo Berrettini, que será seu adversário na dura segunda rodada que terá pela frente.

Osaka volta com vitória na estreia em Wimbledon

Pela primeira vez desde 2018, a japonesa Naomi Osaka conquistou uma vitória em Wimbledon. Sem disputar o torneio há cinco anos, a ex-número 1 do mundo retornou ao All England Club com um triunfo apertado nesta segunda-feira, superando a francesa Diane Parry pelo placar de 6/1, 1/6 e 6/4 em 1h32 de partida. 
 
Classificada para a segunda fase, a japonesa aguarda pela vencedora do duelo entre a chinesa Qiang Wang e a norte-americana Emma Navarro, 19ª principal inscrita da competição, que medirão forças no encerramento da programação da Quadra 16. Em ambos os casos, o confronto será inédito no circuito.

França vence Bélgica e avança às quartas da Eurocopa

A França venceu a Bélgica por 1 a 0, nesta segunda-feira, na partida disputada em Düsseldorf pelas oitavas de final da Eurocopa. Com o empate no placar até os 39 da segunda etapa, Vertonghen desviou chute de Kolo Muani e proporcionou o único gol do jogo. Os franceses estão nas quartas de final da Euro 2024! A seleção francesa encara o vencedor de Portugal e Eslovênia. A partida pelas quartas de final acontece nesta sexta-feira (5), às 16h (de Brasília). 
 
A França tomou conta do jogo, mas sofreu para colocar a bola na rede. A seleção rondou a área durante toda a partida, viu Mbappé sofrer para se livrar da marcação belga e só balançou as redes no fim da partida, em jogada de Kolo Muani que terminou com desvio de Vertonghen.

Medvedev supera estreia de Wimbledon com sua 80ª vitória em Grand Slam

Cabeça de chave número 5, o russo Daniil Medvedev largou bem na disputa de Wimbledon e não teve trabalho para superar a estreia. Nesta segunda-feira, ele mediu forças com o norte-americano Aleksandar Kovacevic, 88 do mundo, triunfando em sets diretos, com placar final de 6/3, 6/4 e 6/2, depois de 1h49 de embate. 

Esta foi a 80ª vitória da carreira de Medvedev em Grand Slam e a 14ª na grama do All England Club. Na segunda rodada, o russo terá pela frente o francês Alexandre Muller, atual 102º colocado no ranking da ATP, que superou na estreia o compatriota Hugo Gaston, vindo do qualificatório, com parciais de 6/4, 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5). Será a segunda vez que eles se cruzarão no circuito, com vitória de Medvedev no challenger de St. Remy em 2016.

Wawrinka e Monfils avançam e fazem duelo de veteranos em Wimbledon

Jogador mais velho na chave masculina de simples, o suíço Stan Wawrinka fez valer a experiência para superar a estreia em Wimbledon. Ele teve pela frente nesta segunda-feira o convidado da casa Charles Broom, que aos 26 anos de idade disputou seu primeiro Grand Slam e acabou superado em sets diretos, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/4. 
 
Na segunda rodada, o suíço terá pela frente outro jogador bastante experiente. Seu próximo adversário será o francês Gael Monfils, que junto com Wawrinka é um dos cinco com 37 anos ou mais. Será o segundo jogo seguido de Monfils contra um veterano no circuito, isso porque ele enfrentou em sua estreia o compatriota Adrian Mannarino, de 36 anos e 15 dias, no duelo de maior idade combinada de toda a primeira rodada. O triunfo de Gael veio depois de 2h55 de disputa, com o placar final de 6/4, 3/6, 7/5 e 6/4.