Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Flamengo despacha o Palmeiras e abre vantagem pelas oitavas da Copa do Brasil

Uma vitória incontestável e com placar até barato. Assim pode ser definido o 2 a 0 do Flamengo sobre o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com domínio rubro-negro do início ao fim, o jogo nem parecia colocar frente a frente os dois maiores vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos. Pedro e Luiz Araújo fizeram os gols que dão aos cariocas o direito de até perder por um gol em São Paulo para seguir na competição. 
 
Flamengo e Palmeiras voltam a medir forças na próxima quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque. Com a vitória no Maracanã, os cariocas podem avançam até com derrota por um gol de diferença. A caso de triunfo alviverde por dois gols a partida vai para pênalti ou por três ou mais que dará a classificação de virada aos paulistas.

Rublev vence francês de virada na estreia em Washington

Principal cabeça de chave do ATP 500 de Washington, Andrey Rublev teve trabalho para superar a rodada de estreia do torneio preparatório para o US Open. O atual número 8 do mundo precisou de três sets e 1h42 para vencer o jovem francês de 20 anos Luca Van Assche, 118º do ranking, por 4/6, 6/3 e 6/4. 
 
Fora da disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, Rublev jogou dois torneios no saibro europeu nas últimas semanas, caiu na estreia em Bastad, mas chegou à semi de Umag. O russo enfrenta mais um francês, o 68º do ranking Arthur Rinderknech, que avançou com a desistência do jovem chinês Juncheng Shang por lesão na região lombar.

Atlético-MG arranca empate do CRB no primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil

CRB e Atlético-MG empataram por 2 a 2 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo foi disputado na noite desta quarta-feira no estádio Rei Pelé, em Maceió. Os donos da casa abriram 2 a 0, com Willian Formiga e Léo Pereira. O Atlético reagiu com gols de Paulinho e Scarpa, além de não aproveitar outras chances para a virada, após o CRB ter um atleta expulso. 
 
Atlético e CRB fazem o jogo de volta na próxima quarta-feira, dia 7, às 19h, na Arena MRV. Com o resultado, o time que vencer pela vantagem mínima de um gol no confronto da volta carimba o passaporte para as quartas de final do torneio. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Athletico vence o Bragantino e abre vantagem na Copa do Brasil

O Athletico venceu o Bragantino por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Ligga Arena, em Curitiba, em jogo de ida válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Zapelli e Christian. Com o resultado, o Furacão abre vantagem no confronto, que será decidido na próxima semana, no interior paulista. 
 
Com a vantagem obtida, o Athletico pode perder por até um gol de diferença para ficar com a vaga na próxima semana. O Bragantino precisa vencer por pelo menos dois gols para levar a decisão para os pênaltis - se vencer por três, o Massa Bruta garante vaga nas quartas de final.

Vekic salva match-point e chega à semifinal olímpica

Menos de três semanas depois de ter disputado sua primeira semifinal de Grand Slam na grama de Wimbledon, Donna Vekic conseguiu mais um grande resultado em um torneio importante. A croata avançou à penúltima rodada dos Jogos Olímpicos de Paris depois de vencer nesta quarta-feira a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4, 2/6 e 7/6 (10-8) em 2h57 de partida. 
 
A semifinal já é o melhor resultado de uma jogadora croata na chave de simples do torneio olímpico. Ela já supera a marca de Iva Majoli, que chegou às quartas nos Jogos de Atlanta em 1996. Vekic, de 28 anos e 21ª do ranking, enfrenta a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, 68ª colocada, no fim da rodada desta quinta-feira, por volta de 15h30 (de Brasília).

Atual campeão, Zverev avança às quartas e encara Musetti nas Olimpíadas

Atual campeão olímpico, o alemão Alexander Zverev segue firme na busca pela defesa do ouro. Depois de certo sufoco na primeira parcial, chegando a salvar set-point, o atual número 4 do mundo reagiu e marcou uma vitória em sets diretos diante do australiano Alexei Popyrin, marcando as parciais de 7/5 e 6/3. 
 
O alemão de 27 anos tenta voltar à semifinal pela segunda vez e lutar por uma nova medalha, mas para isso precisará encarar o italiano Lorenzo Musetti, que vive ótimo momento no circuito e mais cedo derrotou o norte-americano Taylor Fritz por 6/4 e 7/5. Os dois só se enfrentaram uma vez na carreira, em partida que sequer foi até o final, nas oitavas do Masters 1000 de Madri em 2022. Zverev vencia por 6/3 e 1/0 quando o adversário acabou se retirando.

Futebol feminino nas Olimpíadas: veja confrontos das quartas

As quartas de final do futebol feminino das Olimpíadas estão definidas. O Brasil avançou como um dos melhores terceiros colocados e vai encarar a França. Mesmo com a punição de perda de seis pontos, o Canadá se garantiu como segundo colocado do Grupo A e pega a Alemanha. Colômbia, Estados Unidos, Espanha e Japão são as outras seleções classificadas. 
 
A seleção feminina brasileira reencontrará sua algoz da Copa do Mundo de 2019, quando as francesas eliminaram as brasileiras nas oitavas de final. Os dois países se reencontraram no último Mundial, em 2023, na fase de grupos, e as europeias levaram a melhor outra vez. 
 
Sábado, 3 de agosto: 
10h Estados Unidos x Japão, no Parque dos Príncipes (Paris) 
12h Espanha x Colômbia, em Lyon 
14h Canadá x Alemanha, no Velódrome (Marselha) 
16h França x Brasil, no La Beaujoire (Nantes)

EUA batem Sudão do Sul e garantem vaga no mata-mata das Olimpíadas

O estrelado time dos Estados Unidos segue passeando nas quadras de Paris. Na tarde desta quarta-feira, o "Dream Team" teve outra atuação de gala, não tomou conhecimento do Sudão do Sul e venceu por 103 a 86, mantendo sua invencibilidade nos Jogos Olímpicos e confirmando a classificação ao mata-mata do torneio. 
 
O cestinha do jogo foi Nuni Omot, com 23 pontos. Pelo lados dos EUA, o maior pontuador foi o pivô Bam Adebayo, jogador do Miami Heat, que anotou 16 pontos, sendo decisivo para a vitória do time norte-americano em Paris. O astro Lebron James, que disputa sua quarta edição dos Jogos, foi peça-chave com 12 pontos, três assistências e seis rebotes.

Bia Ferreira domina holandesa, vai à semi e garante medalha no boxe das Olimpíadas

Beatriz Ferreira já tem, no mínimo, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A pugilista brasileira venceu a holandesa Chesley Heijnen nesta quarta-feira, em confronto válido pelas quartas de final da categoria 60kg. Como o boxe olímpico não tem disputa de terceiro lugar, a baiana já garantiu um lugar no pódio com a classificação para a semifinal. 
 
Além disso, ela se torna ainda a primeira boxeadora do país a ter mais de uma medalha olímpica na carreira. Em Tóquio-2020, Bia foi prata nesta mesma categoria. Em busca de uma vaga na final, Bia reeditará a final de Tóquio-2020 contra a irlandesa Kellie Harrington. A luta ocorre no próximo sábado, com previsão de de iniciar às 17h08 (horário de Brasília).

Collins abandona no terceiro set, e Swiatek avança à semi das Olimpíadas

Em seu desafio mais exigente até aqui nos Jogos Olímpicos de Paris, a polonesa Iga Swiatek teve trabalho diante da norte-americana Danielle Collins, mas confirmou a condição de principal favorita ao ouro e garantiu vaga na semifinal. A número 1 do mundo vencia por 6/1, 2/6 e 4/1 quando a adversária se retirou da partida, após 2h04 de embate. Já valendo uma briga por medalha, Iga Swiatek enfrentará na semifinal a chinesa Qinwen Zheng.
 
Primeira tenista da Polônia, entre homens e mulheres, a alcançar as quartas de simples em uma Olimpíada, Swiatek é agora a primeira semifinalista do país em qualquer prova e vai em busca de uma medalha inédita. Na edição de Tóquio, em 2021, ela não passou da segunda rodada, caindo para a espanhola Paula Badosa em sets diretos. 

Evandro e Arthur vencem mais uma e avançam às oitavas no vôlei de praia

Evandro e Arthur fazem partida maiúscula para cima da dupla canadense Schachter e Dearing e vencem por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/16. Com a vitória, os brasileiros já estão garantidos na próxima fase com um jogo de antecedência. 
 
Agora, Evandro e Arthur descansam na quinta-feira e voltam a jogar somente na sexta, às 16h (de Brasília), contra a República Checa Tcheca, Perusic e Schweiner. A partida valerá a liderança do Grupo E.

Estados Unidos batem a Austrália, e Brasil se classifica para as quartas das Olimpíadas

A equipe dos Estados Unidos bateu a seleção da Austrália por 2 a 1 nesta quarta-feira, no estádio Velódrome, na cidade de Marselha, e confirmou a primeira posição no Grupo B do futebol feminino das Olimpíadas. Rodman e Albert fizeram os gols das norte-americanas e Kennedy descontou para as australianas. 
 
Os Estados Unidos saíram na frente no confronto desta quarta-feira com gol de Rodman ainda na primeira etapa. Na segunda etapa, as norte-americanas continuaram buscando o ataque e ampliaram a vantagem com um golaço de Albert aos 31. Precisando do empate para avançar às quartas, as australianas foram para cima no fim da partida e diminuíram o placar nos acréscimos com gol de Kennedy. A equipe da Austrália seguiu na pressão, mas não conseguiu empatar a partida. O resultado garantiu o Brasil na próxima fase do torneio.

Aliassime enfim derrota Medvedev e enfrenta Ruud nas quartas das Olimpíadas

Depois de sete derrotas consecutivas sobre a quadra sintética, o canadense Félix Auger-Aliassime conseguiu sua primeira vitória em cima do russo Daniil Medvedev. No saibro de Roland Garros, ele marcou notáveis 6/3 e 7/6 (7-3), classificando-se de forma inédita para as quartas de final do torneio olímpico. 
 
Seu forte adversário agora será outro top 10 e um verdadeiro especialista no piso, o norueguês Casper Ruud, depois que o duas vezes finalista de Roland Garros superou o argentino Francisco Cerúndolo, por 6/3 e 6/3.

Bia e Stefani param em dupla britânica e Brasil dá adeus das Olimpíadas

A participação brasileira no torneio olímpico de tênis chegou ao fim nesta quarta-feira com a queda de Beatriz Haddad Maia e Luísa Stefani na segunda rodada de duplas femininas em Paris. As brasileiras foram superadas pelas britânicas Katie Boulter e Heather Watson por 6/3 e 6/4. 
 
Aos 28 anos, Bia fez sua primeira participação em Jogos Olímpicos. Ela também caiu na segunda rodada de simples, diante da eslovaca Anna Schmiedlova. Já a parceira Luísa Stefani também havia sido superada na estreia de duplas mistas, ao lado de Thiago Wild. A jogadora de 26 anos foi medalhista de bronze em Tóquio com Laura Pigossi.

Brasil perde para a Espanha e aguarda outros jogos para saber destino nas Olimpíadas

Jogando com dez desde a expulsão de Marta, nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil perdeu para a Espanha por 2 a 0 e ficou em terceiro lugar no Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A seleção feminina aguarda, agora, o fim das partidas das outras chaves, também nesta quarta-feira, para saber se vai avançar às quartas de final. Athenea del Castilho abriu o placar para as campeãs mundiais, já no segundo tempo, e Alexia Putellas completou aos 61, quase no fim dos longos 19 minutos de acréscimos dados pelo árbitro. 
 
A seleção feminina tem três pontos, saldo de menos dois gols e dois gols marcados. Para se classificar, precisa ser uma das duas melhores terceiras colocadas. No Grupo B, o cenário mais favorável para o Brasil é uma vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália, desde que Zâmbia não vença a Alemanha por dois gols de diferença. A outra chance, nos jogos das 16h, do Grupo C, é um tropeço do Canadá diante da Colômbia, ou uma goleada canadense a partir de quatro gols de vantagem.

Heide vira tiebreak e avança no saibro de San Marino

O paulista Gustavo Heide teve grandes dificuldades, mas avançou para as quartas de final do challenger de San Marino, torneio challenger de 148 mil euros que acontece sobre o saibro. O resultado deve garantir mais uma subida inédita no ranking. 
 
Cabeça 6, ele superou o bósnio Nerman Fatic, com parciais de 6/2, 5/7 e 7/6 (7-5) e enfrentará o coreano Chun Hsin Tseng, 146º do ranking e os mesmos 22 anos do brasileiro, que mais cedo superou o espanhol Carlos López, por 6/4 e 6/3.

Schmiedlova elimina outra cabeça de chave e vai à semi das Olimpíadas

A eslovaca Anna Karolina Schmiedlova se candidata cada vez mais para ser a grande surpresa do torneio olímpico de tênis nos Jogos de Paris. Depois de eliminar a paulista Beatriz Haddad Maia e a italiana Jasmine Paolini, a 67ª colocada do ranking derrubou mais uma favorita e está na semifinal. Nesta quarta-feira, ela bateu a tcheca Barbora Krejcikova, cabeça 9 e atual campeã de Wimbledon, por 6/4 e 6/2.
 
Garantida de vez na briga por uma medalha na capital francesa, Schmiedlova espera agora pela vencedora do duelo entre a ucraniana Marta Kostyuk e a croata Donna Vekic. A eslovaca tem retrospecto negativo contra ambas no circuito profissional, com três derrotas e uma vitória contra Kostyuk e um revés diante de Vekic.

Alcaraz passa por Safiullin e reencontra Paul nas quartas das Olimpíadas

Atual campeão de Roland Garros e um dos favoritos ao ouro, Carlos Alcaraz segue avançando nos Jogos Olímpicos de Paris e já está nas quartas de final. Jogando pela segunda vez nesta semana na Suzanne Lenglen, ele superou o russo Roman Safiullin, que está atuando como atleta individual neutro, pelo placar de 6/4 e 6/2 em 1h30 de partida. 
 
O próximo adversário de Carlos Alcaraz em Paris será o norte-americano Tommy Paul, a quem o jovem de 21 ano derrotou nas quartas de Wimbledon, há pouco mais de 20 dias, com uma virada em quatro sets. Será o primeiro encontro entre eles no saibro e o sexto no geral, com vantagem do espanhol por 3 a 2.

Musetti bate Fritz e mantém esperança italiana de pódio nas Olimpíadas

Com a desistência de Jannik Sinner e a queda inesperada de Jasmine Paolini, Lorenzo Musetti foi elevado à condição de principal nome do tênis italiano na reta final dos Jogos Olímpicos de Paris. E o número 16 do ranking não decepcionou: bateu o norte-americano Taylor Fritz pela terceira vez seguida em cinco confrontos e está nas quartas de final. 
 
Musetti aproveitou três das quatro chances de quebra que obteve e anotou as parciais de 6/4 e 7/5, em partida de 1h24 sobre 30 graus. Para sonhar com a disputa de medalhas, no entanto, terá de superar agora o vencedor do duelo entre o atual campeão olímpico Alexander Zverev e o australiano Alexei Popyrin, que jogam ainda nesta quarta-feira.

Djokovic vai às quartas nas Olimpíadas e desafia Tsitsipas

A busca de Novak Djokovic pela tão sonhada medalha de ouro olímpica continua com tudo. Nesta quarta-feira, o sérvio garantiu vaga nas quartas de final nos Jogos de Paris, ao superar o alemão Dominik Koepfer pelo placar de 7/5 e 6/3, em 1h37 de partida. 
 
Nas quartas de final, Novak Djokovic terá pela frente um velho conhecido no saibro da capital francesa, o grego Stefanos Tsitsipas, a quem derrotou na final de Roland Garros em 2021 com uma histórica virada em cinco sets. O sérvio tem 11 a 2 no confronto direto, tendo vencido todas as cinco sobre o saibro, e não perde para o rival desde 2019.

Badosa supera Kenin com 11 aces na estreia em Washington

No jogo que encerrou a rodada desta terça-feira no WTA 500 de Washington, Paula Badosa levou a melhor sobre Sofia Kenin e estreou com vitória no torneio preparatório para o US Open. A espanhola marcou as parciais de 6/1 e 7/6 (8-6) em 1h30 de partida, com direito a 11 aces na partida. 
 
Foi o primeiro encontro entre Badosa e Kenin no circuito. A espanhola já foi número 2 do mundo e aparece atualmente no 62º lugar do ranking, recuperada de uma lesão nas costas que a tirou do circuito de todo o segundo semestre do ano passado. Já Kenin tem um título de Australian Open e um vice de Roland Garros em 2020 e chegou ao quarto lugar da WTA, ocupando agora a 54ª posição.

Brasil leva virada da Polônia e só poderá avançar como 3º nas Olimpíadas

O Brasil teve bons momentos, mas acabou superado pela Polônia, líder do ranking mundial, na segunda rodada do Grupo B das Olimpíadas de Paris. De virada, os poloneses se beneficiaram de 14 aces e venceram por 3 sets a 2. As notícias positivas desta quarta foram a melhora no desempenho do bloqueio brasileiro, que anotou nove pontos, e o brilho de Adriano. O ponteiro entrou durante a partida e não saiu mais, terminando como maior pontuador do time (ao lado de Lucarelli), com 18 pontos. 
 
Com a segunda derrota nas Olimpíadas de Paris, o Brasil já não tem mais chances de avançar às quartas como primeiro ou segundo colocado do Grupo B. Ainda dá para passar de fase, mas será preciso ganhar do Egito na sexta-feira (2), às 8h (de Brasília). Além disso, terá que ver os resultados das outras chaves para saber se ficará como um dos dois melhores terceiros colocados.

Barcelona bate City nos pênaltis após empate em amistoso de pré-temporada

Ainda sem seus principais craques, Barcelona e Manchester City empataram por 2 a 2 em um movimentado amistoso de pré-temporada, em Orlando, nos Estados Unidos. As duas equipes fizeram uma disputa por pênaltis para definir um vencedor, e o time espanhol levou a melhor, com triunfo por 4 a 1 nas penalidades. Recheado de jovens, o Barça fez seus gols com Pau Victor e Pablo Torre. O'Reilly e Grealish marcaram para os ingleses. Vitor Roque e Ederson foram titulares, mas substituídos ainda no intervalo. 
 
O Barcelona fez seu primeiro amistoso na pré-temporada. O time de Hansi Flick volta a campo neste sábado, para clássico com o Real Madrid, às 20h (de Brasília), em Nova Jersey. O Manchester City fez seu terceiro jogo na pré-temporada. A equipe havia perdido para Celtic e Milan antes. Agora, encara o Chelsea no sábado, às 18h30 (de Brasília), em Columbus.

Botafogo e Bahia empatam no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil

Em um duelo de muita intensidade, Botafogo e Bahia empataram em 1 a 1, nesta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Carlos Alberto e Cauly marcaram os gols ainda no primeiro tempo. A decisão da vaga na próxima fase da competição será no dia 7 de agosto, na Fonte Nova. Quem vencer se classifica. Em caso de novo empate, a disputa será nas cobranças de pênalti. 
 
Antes da decisão da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, os dois times voltam a jogar no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo entra em campo no sábado para enfrentar o Atlético-GO, em Goiânia. O Bahia joga no domingo contra o Fluminense, no Maracanã.

terça-feira, 30 de julho de 2024

São Paulo vence Goiás e sai na frente na Copa do Brasil

Com gols de Luciano e Calleri, ambos no segundo tempo, o São Paulo bateu o Goiás em casa, nesta terça, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e abriu uma vantagem confortável no confronto. Foi uma partida em que os donos da casa jogaram praticamente todo o tempo no ataque, mas com dificuldade de furar a retranca goiana, o que só conseguiu na etapa final. O Goiás jogou com dez jogadores desde os 34 minutos do primeiro, com a expulsão de Marcão. 
 
A vantagem é boa para o São Paulo. O time pode até perder por um gol de diferença na volta, em Goiânia, na semana que vem, que avança para as quartas. O Goiás precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por pelo menos três para se classificar direto.

Medvedev vence fácil e reencontra Aliassime nas oitavas das Olimpíadas

No jogo que encerrou a segunda rodada masculina nos Jogos Olímpicos de Paris, Daniil Medvedev conseguiu uma vitória bastante tranquila. Embora não seja um especialista no saibro, o número 5 do mundo precisou de apenas 1h08 para vencer o austríaco Sebastian Ofner, 55º colocado por duplo 6/2. 
 
O adversário de Medvedev nas oitavas será o canadense Felix Auger-Aliassime, 119º do ranking, que derrotou o alemão Maximilian Marterer por 6/0 e 6/1. O ex-número 1 do mundo venceu todos os sete duelos anteriores entre eles. No mesmo quadrante, o norueguês Casper Ruud encara o argentino Francisco Cerúndolo.

Futebol masculino nas Olimpíadas: veja confrontos das quartas

Uma rivalidade que ganhou corpo na final da última Copa do Mundo, em 2022, e se intensificou recentemente após os episódios de racismo de jogadores argentinos contra os franceses na comemoração do título da Copa América vai se repetir nas quartas de final do futebol masculino das Olimpíadas de Paris-2024. Anfitriã dos Jogos, a França vai enfrentar a Argentina sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), no último confronto das quartas. 
 
As outras partidas da primeira fase do mata-mata serão: Marrocos x Estados Unidos, Japão x Espanha e Egito x Paraguai. Todos os jogos serão na próxima sexta-feira. 
 
Sexta-feira, 2 de agosto (horário de Brasília) 
10h - Marrocos x Estados Unidos, em Paris 
12h - Japão x Espanha, em Lyon 
14h - Egito x Paraguai, em Marselha 
16h - França x Argentina, em Bordeaux

Brasil ensaia recuperação, mas perde da Alemanha no basquete das Olimpíadas

A seleção brasileira sofreu a segunda derrota no torneio de basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Depois do revés na estreia para a França, vice-campeã olímpica, o Brasil perdeu para a Alemanha, a atual campeã mundial, por 86 a 73 em jogo do Grupo B, no Estádio Pierre Mauroy, nesta terça-feira (30). 
 
Apesar das duas derrotas, a seleção brasileira ainda tem chances de ir às quartas de final, já que passam de fase os dois primeiros colocados de cada um dos três grupos e os dois melhores terceiros colocados. É nessa duas últimas vagas que o Brasil aposta suas fichas. 
 
Uma vitória no último jogo da fase de grupos, contra a seleção japonesa, nesta sexta-feira (2), às 6 horas (no horário de Brasília), será decisiva para as pretensões brasileiras.

Ana Patrícia e Duda atropelam espanholas e avançam às oitavas em Paris

Ana Patrícia e Duda não deram chance às espanholas Liliana e Paula, na Arena da Torre Eiffel, nesta terça-feira (30). A dupla número 1 do mundo atropelou as adversárias em apenas 35 minutos, por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/13. Com o resultado, as brasileiras já estão classificadas para as oitavas de final das Olimpíadas de Paris. 
 
Já classificadas para as oitavas de final, a dupla número 1 do mundo vai enfrentar as italianas Gottardi/Menegatti na próxima quinta-feira (1), às 15h (de Brasília).

Botafogo anuncia a contratação de Matheus Martins

O Botafogo anunciou a contratação de Matheus Martins nesta terça-feira. O atacante de 21 anos foi contratado junto à Udinese, da Itália, por 10 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões, na cotação atual). O atleta assinou contrato válido por quatro anos e meio. 
 
O atacante é criado no Fluminense e foi vendido à Udinese em 2022, mas atuou as últimas duas temporadas no Watford, clube que tem parceria com a equipe italiana. O brasileiro marcou seis gols e deu duas assistências em 46 jogos pelo clube em 2023-24.

Swiatek amplia série invicta no saibro e terá Collins nas quartas das Olimpíadas

Principal favorita à medalha de ouro nos Jogos de Paris, Iga Swiatek garantiu a última vaga nas quartas de final do torneio olímpico. A número 1 do mundo e tetracampeã de Roland Garros teve um jogo duro nesta terça-feira e superou a chinesa Xiyu Wang, canhota de 23 anos e 52ª do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h50 de partida. 
 
Esta foi a 22ª vitória seguida de Swiatek no saibro, numa série que contou com os títulos de Roland Garros e também nos WTA 1000 de Madri e Roma. A adversária de Swiatek nas quartas de final será a norte-americana Danielle Collins, 11ª do ranking. A polonesa lidera o histórico de confrontos por 6 a 1, sendo que a única derrota foi na semifinal do Australian Open em 2022.

Brasil leva bronze inédito por equipes na ginástica nas Olimpíadas

Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira escreveram, na tarde desta terça-feira, mais um capítulo da cada vez mais linda história da ginástica artística brasileira. As cinco ginastas conquistaram, no último salto, o bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024, uma medalha olímpica inédita e há muito tempo aguardada. 
 
Foi de Rebeca a nota final, no salto, um 15.100 em um Cheng lindamente executado, que garantiu o bronze para a equipe no último momento. Antes do último aparelho, o Brasil ocupava o sexto lugar. Com as notas do salto, as brasileiras ultrapassaram China, Canadá e Grã-Bretanha. O ouro ficou para a equipe dos Estados Unidos, capitaneada por Simone Biles, e a prata para a Itália.

Brasil perde para a França no handebol e se complica nos Jogos Olímpicos

O Brasil não resistiu às atuais campeãs olímpicas do handebol e perdeu para a França por 26 a 20, em partida válida pelo Grupo B do torneio feminino, e vai precisar vencer uma das duas últimas partidas (Angola e Holanda) para ter chance de classificação às quartas de final das Olimpíadas de Paris. 
 
A seleção brasileira soma uma vitória e duas derrotas no torneio, enquanto a França segue com 100% de aproveitamento. O Brasil está em quinto, com dois pontos e depende só de si para avançar às finais. Se vencer Holanda e Angola, avança sem problemas para o mata-mata. Mesmo se vencer um jogo, a depender da combinação de resultados, a equipe pode se classificar para as quartas de final.

Nadal e Alcaraz batem dupla holandesa e vão às quartas dos Jogos Olímpicos

A luta de Rafael Nadal por uma terceira medalha olímpica continua. Ao lado do atual campeão de Roland Garros e de Wimbledon, o número 2 do mundo Carlos Alcaraz, o dueto espanhol passou por outro desafio no torneio olímpico de Paris e derrotou os bons holandeses Tallon Griekspoor e Wesley Koolhof, com parciais de 6/4, 6/7 (2-7) e 10-2. 
 
Nas quartas de final, o desafio será ainda maior, já que enfrentam os especialistas norte-americanos Rajeev Ram e Austin Krajicek, cabeças 4 e que eliminaram nesta terça-feira Thiago Monteiro e Thiago Wild, por 6/4 e 7/6 (7-3). Tanto Ram como Krajicek têm títulos de Grand Slam e já foram lideres do ranking de duplas. Quem vencer, disputará um lugar no pódio.

Argentina se classifica para as quartas dos Jogos Olímpicos

A Argentina venceu a Ucrânia por 2 a 0 nesta terça-feira e se classificou para as quartas de final do futebol masculino nas Olimpipadas de Paris. Almada e Echeverri fizeram os gols na partida que aconteceu em Lyon e encerrou a fase de grupos para as seleções do Grupo B. 
 
A vitória por 2 a 0 não foi suficiente para manter a seleção de Javier Mascherano na primeira posição do Grupo B, já que Marrocos venceu o confronto direto e garantiu a liderança na primeira fase dos Jogos Olímpicos.

Algoz de Bia Schmiedlova também derruba Paolini e avança às quartas nos Jogos Olímpicos

Responsável pela eliminação da paulista Beatriz Haddad Maia na segunda rodada, a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova fez mais uma vítima nos Jogos Olímpicos de Paris. Em jogo tenso e equilibrado, ela superou a italiana Jasmine Paolini, atual vice-campeã de Roland Garros e Wimbledon, pelo placar de 7/5, 3/6 e 7/5. 
 
Ex-número 26 do mundo e atual 67ª colocada, Schmiedlova disputa sua segunda Olimpíada, tendo vencido uma partida também no Rio de Janeiro em 2016. O triunfo desta terça-feira foi o primeiro de Schmiedlova contra uma top 5, em sua sétima tentativa. A jogadora com melhor classificação que ela já havia derrotado foi a também italiana Roberta Vinci, então número 8 do mundo, na primeira rodada do Rio Open em 2016.

Egito vence a Espanha e avança em primeiro nos Jogos Olímpicos

A seleção do Egito, comandada pelo brasileiro Rogério Micale, brilhou no torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Paris nesta terça-feira. Os africanos venceram a Espanha por 2 a 1, em Bordeaux, com dois gols de Ibrahim Adel, Samu Omorodion descontou no fim para os espanhóis. Assim, os egípcios avançam para as quartas de final na liderança do grupo C, à frente dos europeus, que ficam em segundo. 
 
Egito e Espanha agora aguardam a definição de seus adversários nas quartas de final, que virão do grupo D - a ser concluído ainda nesta terça. O Japão é o atual líder, com seis pontos, e se garante em primeiro se ao menos empatar com Israel, que tem um e ainda sonha. Paraguai e Mali fazem duelo direto valendo uma vaga, com os sul-americanos somando três pontos, e os africanos, um.

Zverev supera calor de 35 graus e avança para as oitavas dos Jogos Olímpicos

Numa tarde de temperatura de 35 graus, o alemão Alexander Zverev deu pequena vacilada no segundo set mas conseguiu avançar para as oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Paris. O campeão de Tóquio marcou 6/3 e 7/5 sobre o bom tcheco Tomas Machac e agora enfrentará o australiano Alexei Popyrin, que tirou o veterano Stan Wawrinka, por 6/4 e 7/5. 
 
Finalista de Roland Garros neste ano, tendo levado o espanhol Carlos Alcaraz ao quinto set, Zverev volta ao melhor nível de sua carreira, depois de ter sofrido grave contusão lá mesmo em Roland Garros, em 2022. Há oito dias, fez preparação em Hamburgo para o retorno ao saibro e chegou à final, caindo no tiebreak do terceiro set para o francês Arthur Fils.

Croatas desistem das duplas mistas Brasil fica com a vaga dos Jogos Olímpicos

Minutos após má notícia da derrota da dupla masculina brasileira formada pelo paranaense Thiago Wild e o cearense Thiago Monteiro, caindo na segunda rodada, uma boa notícia veio para o tênis nacional. Os croatas Mate Pavic e Donna Vekic desistiram da dupla mista e o Brasil herdou a vaga, que ficou para Wild e a paulista Luisa Stefani. 
 
O paranaense não terá muito tempo de descanso, uma vez que a partida de primeira rodada da recém classificada dupla mista brasileira está marcada para esta terça-feira. Wild e Stefani vão enfrentar os chineses Zhizhen Zhang e Qinwen Zheng no terceiro jogo da quadra 12, a mesma em que a dupla dos Thiagos foi derrotada.

Monteiro e Wild caem nas oitavas e se despedem dos Jogos Olímpicos

Depois de conquistarem juntos sua primeira vitória em Jogos Olímpicos, Thiago Monteiro e Thiago Wild não passaram das oitavas de final na chave de duplas. Enfrentando uma parceria experiente, os brasileiros endureceram o jogo o quanto puderam, mas não resistiram aos norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, que marcaram as parciais de 6/4 e 7/6 (7-3). 
 
Com a derrota, o cearense e o paranaense se despedem de Paris, depois de terem sido eliminados ainda na primeira rodada do torneio de simples. Esta foi a segunda participação olímpica de Monteiro, que também havia caído na estreia individual em Tóquio, e a primeira de Wild.

Vekic derruba Gauff e se emociona com quartas nas Olimpíadas

Com atuação consistente do começo ao fim, a croata Donna Vekic causou a primeira grande surpresa no torneio olímpico feminino de Paris, ao eliminar nesta terça-feira a número 2 do mundo Coco Gauff. Vekic salvou três set-points na primeira série, o primeiro deles ainda no oitavo game, e passou a dominar a partir do tiebreak, fechando a partida com parciais de 7/6 (9-7) e 6/2, nas oitavas de final. 
 
Sua adversária sairá do duelo a ser disputado ainda nesta terça-feira entre a grega Maria Sakkari e a ucraniana Marta Kostyuk. Semifinalista de Wimbledon, Vekic se readaptou muito bem ao saibro, tendo vencido a italiana Lucia Bronzetti na estreia olímpica e em seguida superado a canadense Bianca Andreescu. Em junho, atingiu a terceira rodada de Roland Garros.

Kerber vai às quartas e segue sonhando com medalha Olímpica na despedida

Angelique Kerber, antiga número um do Mundo, campeã de três títulos de Grand Slam e prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, está a viver um verdadeiro sonho em Paris’2024, depois de ter anunciado na véspera desta prova que se vai retirar do ténis depois destes Jogos. A alemã, cujo único título de Grand Slam que lhe falta no palmarés é precisamente Roland Garros, garantiu esta terça-feira uma vaga nos quartas do torneio olímpico. 
 
A alemã de 35 anos derrotou nos oitavas da prova a canadiana Leylah Fernandez, número 25 do Mundo, por 6-4 e 6-3, com uma exibição limpa e num encontro que dominou por completo. Kerber aguarda pela vencedora do encontro entre a norte-americana Emma Navarro e a chinesa Zheng Qinwen.

Raducanu aproveita convite e vence jogo duro na estreia em Washington

Convidada para a disputa do WTA 500 de Washington, Emma Raducanu aproveitou muito bem a oportunidade e estreou com vitória no torneio preparatório para o US Open. A ex-top 10 e atual 89ª do ranking superou a belga Elise Mertens, 35ª do mundo e cabeça 8 do evento, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/4 em 2h26 de partida nesta segunda-feira. 
 
Esta foi a segunda vitória da britânica sobre Mertens na atual temporada. Ela certamente enfrentará uma nortea-americana nas oitavas, a 51ª do ranking Peyton Stearns ou a jovem de 18 anos e também convidada Clervie Ngounoue.

Fonseca vence japonês e estreia bem em Lexington

Depois de uma longa espera por conta de atraso na programação e de jogos longos na mesma quadra, João Fonseca estreou com vitória no challenger de Lexington, em quadras duras nos Estados Unidos. Em um dia de muitos confrontos entre Brasil e Japão nos Jogos Olímpicos de Paris, Fonseca venceu Kaichi Uchida, de 29 anos e 391º do ranking, por duplo 6/3 em 1h19 de partida. 
 
O próximo adversário de Fonseca será o canadense Liam Draxl, 271º do ranking, que venceu o lituano Ricardas Berankis, ex-top 50 e atual 307º do ranking aos 34 anos, por 6/4, 4/6 e 6/2. O confronto é inédito no circuito.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Svitolina derruba Pegula e segue em busca de nova medalha nas Olimpíadas

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Elina Svitolina segue na busca por mais um pódio, desta vez em Paris. A ucraniana de 29 anos e 31ª do ranking garantiu seu lugar nas oitavas de final ao derrotar a norte-americana Jessica Pegula, número 6 do mundo, por 4/6, 6/1 e 6/3 em 1h47 de partida. 
 
A adversária de Svitolina nas oitavas será a tcheca Barbora Krejcikova, recente campeã de Wimbledon e número 10 do ranking. Krejcikova venceu o único duelo anterior, na campanha para o título de Roland Garros há três anos. Por sua vez, Pegula segue em Paris e joga duplas ao lado de Coco Gauff.

Gabriel Medina e João Chianca avançam às quartas nos Jogos Olímpicos

Quando o mar cresce em Teahupoo, todos os surfistas sabem que o cara a ser batido é Gabriel Medina. Bicampeão do evento na WSL e tricampeão do mundo, brasileiro enfrentou Kanoa Igarashi, algoz das últimas Olimpíadas de Tóquio. O reencontro veio nas oitavas de final e logo em uma onda que o brasileiro domina. Desta vez, a história foi diferente. 

Logo no início da bateria, Medina tirou uma nota 9.90, ditou o ritmo da disputa e avançou às quartas de final com facilidade. Outro brasileiro que mostrou domínio total na onda foi João Chianca. O jovem surfista desbancou o marroquino Ramzi Boukhiam e vai enfrentar Gabriel na próxima fase em um confronto 100% brasileiro. Filipe Toledo foi eliminado para o japonês Reo Inaba e se despediu das Olimpíadas.

Bia Ferreira vence na estreia no boxe e está nas quartas das Olimpíadas

A caminhada de Beatriz Ferreira rumo a uma histórica medalha de ouro se iniciou nesta segunda-feira nas Olímpiadas de Paris 2024. E começou da melhor forma: com vitória por decisão unânime (5-0) sobre a americana Jajaira Gonzalez nas oitavas de final da categoria peso-leve (até 60kg). 
 
Após conquistar o cinturão profissional da Federação Internacional de Boxe (IBF, na sigla em inglês) em abril, Bia Ferreira busca se tornar a primeira campeã mundial profissional a conquistar um ouro olímpico - algo possível apenas desde 2016, quando a participação de profissionais nas Olimpíadas foi permitida. 

Para este feito, precisa vencer mais três lutas. No entanto, já estará com o bronze garantido caso vença a holandesa Chelsey Heijnen nas quartas de final, pois não há disputa de terceiro lugar no boxe.

Alcaraz bate holandês Griekspoor e avança às oitavas nas Olimpíadas

Depois de enfrentar jornada dupla no sábado, Carlos Alcaraz voltou a atuar somente nesta segunda-feira e marcou mais uma vitória nos Jogos Olímpicos de Paris. Cabeça de chave número 2, o espanhol superou o holandês Tallon Griekspoor por 6/1 e 7/6 (7-3) em 1h47 de partida. 
 
Nas oitavas de final, Carlitos terá um duelo com Roman Safiullin, algoz do argentino Tomas Etcheverry pelo placar de 6/0 e 7/6 (7-1). Curiosamente, o russo já bateu o espanhol em Paris, na única vez em que eles se encontraram no circuito, vencendo em sets diretos na segunda fase do Masters 1000 de Paris, em piso duro coberto.

Ruud vira contra substituto de Sinner e avança as oitavas dos Jogos Olímpicos

Sempre um potencial candidato a ir longe no saibro, o norueguês Casper Ruud teve trabalho em seu segundo compromisso nos Jogos Olímpicos, mas garantiu vaga nas oitavas de final. Nesta segunda-feira, ele bateu de virada o italiano Andrea Vavassori, que entrou como substituto de Jannik Sinner na competição, marcando as parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. 
 
Vice-campeão de Roland Garros em 2022 e 2023, e quadrifinalista na atual temporada, Ruud agora enfrentará o argentino Francisco Cerúndolo, que também precisou de três sets para eliminar o anfitrião Ugo Humbert com o placar de 7/5, 6/7 (5-7) e 7/5.