Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Celtics massacram Raptors e conseguem sua maior vitória na temporada

O Boston Celtics fechou o ano em que se sagrou campeão da NBA pela 18ª vez da melhor forma possível. Se despedindo de 2024 no TD Garden nesta terça-feira (31), a equipe não tomou conhecimento do Toronto Raptors. Proporcionando um verdadeiro show para sua torcida, os Celtics venceram por 125 a 71, configurando o maior triunfo da franquia na atual temporada. 
 
Jayson Tatum terminou como cestinha da partida, anotando 23 pontos e oito rebotes. Payton Pritchard saiu do banco para contribuir com 19 pontos, enquanto Derrick White marcou 16 tentos. Jaylen Brown flertou com o double double, conseguindo 12 pontos e nove rebotes, e Jrue Holiday terminou com 14 pontos e três roubos de bola. 
 
Pelo lado de Toronto, que não contou com R.J. Barrett e Immanuel Quickley, apenas Scottie Barnes alcançou os dígitos duplos em pontuação, com 16 pontos e 13 rebotes. Em seguida, vieram Davion Mitchell e Jamison Battle, com nove pontos cada, e Jakob Poeltl e Chris Boucher, que terminaram com sete tentos.

Atlético-MG anuncia contratação de Gabriel Menino

O Atlético-MG oficializou a contratação do meia Gabriel Menino, de 24 anos, que pertencia ao Palmeiras. Ele chega ao Galo envolvido na venda do atacante Paulinho ao Alviverde. Assinou contrato válido até o final de 2028, com opção de extensão por mais um ano. 
 
Gabriel Menino foi revelado pelo Palmeiras em 2020 e se tornou um dos símbolos das categorias de base do Verdão pelo número de conquistas e feitos importantes pelos profissionais. Ao todo, ele disputou 243 partidas com a camisa do clube e marcou 18 gols. Na temporada 2024, o meia esteve em campo em 48 partidas, com dois gols marcados e uma assistência.

Palmeiras anuncia contratação de Paulinho, do Atlético-MG

O Palmeiras anunciou a contratação de Paulinho, do Atlético-MG, para 2025, nesta terça-feira. Ele assinou contrato por cinco temporadas, até o fim de 2029. Nas redes sociais, o Verdão chamou o atacante de "arqueiro alviverde", em alusão à tradicional comemoração de gol feita por ele. 
 
Na negociação, houve um acordo para o pagamento de 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões) ao Galo e a transferência de dois atletas do Verdão ao clube mineiro: Patrick e Gabriel Menino. 
 
Paulinho estava há duas temporadas no Atlético-MG, com 120 partidas, 50 gols e 12 assistências. Foi artilheiro do Brasileiro em 2023 com 20 gols e artilheiro do Galo em 2024, com 19 ao lado de Hulk.

São Paulo anuncia renovação de contrato do volante Luiz Gustavo

O São Paulo anunciou nesta terça-feira a renovação do contrato de Luiz Gustavo até 31 de dezembro de 2025. O volante, que tinha a proposta em mãos desde o fim do Campeonato Brasileiro, decidiu que seguirá na equipe do técnico Luis Zubeldía em seu provável último ano de carreira. 
 
Contratado para 2024, ele marcou cinco gols em 46 partidas com a camisa do São Paulo. Aos 37 anos, ele chegou a ser titular por dez partidas seguidas na reta final do Brasileirão e se sentiu bem fisicamente. Com a volta de Alisson e Pablo Maia, a tendência é que seja reserva em 2025. 
 
Em sua chegada ao CT da Barra Funda, Luiz Gustavo havia assinado por uma temporada e tinha recusado o gatilho de renovação automática. Ele mesmo queria avaliar no fim do ano a sua condição para seguir jogando.

Nishikori vence grande duelo com Shapovalov e desafia Khachanov em Hong Kong

No principal duelo de primeira rodada no ATP 250 de Hong Kong, o japonês Kei Nishikori fez valer sua maior experiência e conquistou uma importante vitória sobre o canhoto canadense Denis Shapovalov, marcando parciais de 6/2 e 6/3. Ele precisou de apenas 58 minutos para derrubar o rival pela segunda vez em três jogos. 
 
Convidado da organização, Nishikori terá agora pela frente o russo Karen Khachanov, terceiro favorito, que entra avançado na chave. Os dois já mediram forças seis vezes no circuito, a última delas em 2021, e o japonês leva vantagem com quatro vitórias e apenas duas derrotas.

Keys estreia bem e lidera dia de vitórias norte-americanas em Auckland

Lideradas pela cabeça de chave número 1 Madison Keys, as norte-americanas tiveram uma terça-feira praticamente perfeita no WTA 250 de Auckland. O dia só não foi 100% para as tenistas dos Estados Unidos porque houve um duelo nacional, que terminou com a eliminação da terceira favorita Amanda Anisimova. 
 
Convidada de última hora, Keys teve uma estreia que não era das mais simples no torneio, medindo forças com a italiana Lucia Bronzetti, mas conseguiu superar bem o desafio e venceu com duplo 6/4. Na segunda rodada, ela enfrentará a romena Jaqueline Cristian, que contou com a desistência da ucraniana Yulia Starodubtseva quando vencia por 6/3 e 2/0.

Jokic e Westbrook anotam triplo-duplo em jogo espetacular do Nuggets sobre o Utah Jazz

Nikola Jokic e Russell Westbrook estavam mais sintonizados do que nunca no último jogo do Denver Nuggets deste ano. Os dois lideraram a equipe na vitória por 132 a 121 sobre o Utah Jazz na noite da segunda-feira, com ambos conseguindo o triplo-duplo. Jokic ainda chegou aos 15 mil pontos da carreira durante a partida, que marcou a rodada da NBA. 
 
Além de ter chegado aos 15 mil pontos na carreira, Jokic anotou incríveis 36 pontos, 22 rebotes e 11 assistências. Os números de Westbrook não ficaram tão atrás, com 16 pontos, 10 rebotes e 10 assistências. 
 
Com o resultado, o Nuggets está na sexta posição da tabela da Conferência Oeste, com 18 vitórias e 13 derrotas. A situação está mais complicada para o Jazz, que soma apenas 7 vitórias em 14º na tabela.

Cavaliers vencem Warriors e conquistam sétima vitória consecutiva

O Cleveland Cavaliers superou o Golden State Warriors por 113 a 95 em partida disputada nesta segunda-feira (30), no Chase Center, em San Francisco. Conquistando o triunfo sem dificuldades, a equipe de Ohio estendeu sua sequência invicta para sete jogos e segue na liderança disparada do Leste. 
 
Darius Garland foi o cestinha do jogo com 25 pontos em 10/17 cestas convertidas, oito assistências e dois roubos de bola. O armador foi acompanhado por Donovan Mitchell, que registrou 23 pontos, três rebotes e quatro assistências na noite. 
 
Pelos Warriors, Moses Moody foi o principal pontuador com 19 pontos de 7/8 de aproveitamento nos chutes. Stephen Curry teve uma noite abaixo, registrando apenas 11 pontos com 3/11 de eficiência no perímetro.

EUA varrem a Croácia em dia de jornada dupla para Fritz e Gauff na United Cup

Os norte-americanos Taylor Fritz e Coco Gauff resolveram tudo na terça-feira, quando levaram os EUA de volta às quartas de final da United Cup com uma varrida contra a Croácia. Os dois jogaram em simples e nas duplas, vencendo todos os sets das três partidas do dia. 
 
No primeiro jogo, Fritz enfrentou Borna Coric e marcou parciais de 6/3 e 6/2 sobre o croata. Logo em seguida foi a vez de Gauff buscar sua revanche contra a croata Donna Vekic. Embalada após um grande término na temporada passada, faturando o título do WTA Finals, Gauff levou a melhor desta vez, superando Vekic por 6/4 e 6/2, para garantir o triunfo dos EUA na série. 
 
Apesar da vitória já garantida na série, Gauff e Fritz voltaram para as duplas mistas e completaram a varrida sobre os croatas, vencendo Ivan Dodig e Petra Marcinko com o placar final de 6/ e 6/2.

Gabi Zanotti, do Corinthians, é eleita a Rainha da América

A meia atacante Gabi Zanotti, do Corinthians, foi eleita a Rainha da América, tradicional premiação do jornal El País, do Uruguai. Aos 39 anos, Zanotti recebeu 52 votos e liderou um pódio formado por outras duas atletas do Corinthians neste ano, Gabi Portilho, que se transferiu recentemente ao Gotham FC, dos EUA, e Vic Albuquerque. 
 
Neste ano, com o Corinthians, Zanotti venceu o Brasileiro, a Supercopa do Brasil e a Libertadores, e foi vice do Paulista. No perfil em que divulgou a vitória da meia-atacante, o jornal destacou o papel de liderança da atleta, que nesta temporada ergueu voz contra a organização da Libertadores.

Sabalenka vai às oitavas de final no WTA 500 de Brisbane

Assim como fez na temporada passada, a bielorrussa Aryna Sabalenka começou vencendo na nova. Nesta terça-feira, ela abriu sua campanha no WTA 500 de Brisbane com um confortável triunfo em sets diretos sobre a mexicana Renata Zarazua, marcando parciais de 6/4 e 6/0, depois de apenas 64 minutos. 
 
Ela acertou 23 winners e ganhou 71% de seus pontos de serviço para superar o primeiro teste no torneio australiano. O próximo compromisso da número 1 do mundo será contra a cazaque Yulia Putintseva, que também avançou com uma vitória em sets diretos, batendo a norte-americana McCartney Kessler com o placar final de 6/2 e 7/5.

Djokovic larga bem na nova temporada e vai encarar Monfils pela 20ª vez

Um dia após começar sua temporada com uma vitória em duplas ao lado de Nick Kyrgios, o sérvio Novak Djokovic obteve um confortável triunfo em sua estreia na chave de simples no ATP 250 de Brisbane, derrotando o convidado da casa Rinky Hijikata em sets diretos, marcando duplo 6/3 em 75 minuto de partida. 
 
O tenista de 37 anos mostrou sua conhecida precisão da linha de base e teve uma atuação bastante firme com o saque, venceu 79% dos pontos e não cedeu chances de quebra. Seu adversário na segunda rodada será o francês Gael Monfils, que venceu o jovem norte-americano Nishesh Basavareddy, vindo do quali, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1.

Luiz Henrique, do Botafogo, é eleito Rei da América de 2024

O atacante Luiz Henrique, do Botafogo, foi eleito Rei da América de 2024 após vencer a eleição do jornal uruguaio El País. O jogador de 23 anos ganhou o prêmio com larga vantagem sobre o segundo colocado, ele teve 128 votos (52% no total), contra 25 de Savarino, também do time alvinegro, que ficou na segunda colocação. Luiz Henrique ficou em primeiro e superou nomes como Jefferson Savarino (2°), Juanfer Quintero (3°), Thiago Almada (4°), Léo Fernández (5°) e Lionel Messi (6°). 
 
Luiz Henrique conduziu o Botafogo ao seu primeiro título da Copa Libertadores e foi decisivo na final contra o Atlético-MG, onde marcou um gol e sofreu o pênalti convertido por Alex Telles. O atacante, que chegou ao time alvinegro no início deste ano, também teve sua temporada mais artilheira da carreira: foram 12 gols marcados em 55 jogos.

Fonseca atropela ex-top 40 McDonald e empolga na estreia em Camberra

O carioca João Fonseca manteve o embalo do recente título conquistado no Next Gen Finals e fez uma excelente estreia no challenger de Camberra. O número 145 do mundo superou o experiente norte-americano Mackenzie McDonald, por 6/1 e 6/3. 
 
Esta foi a 29ª vitória de Fonseca em eventos de nível challenger no circuito. Seu próximo adversário sairá do duelo entre o argentino e cabeça Facundo Diaz, atual 79º do ranking, e o croata Duje Ajdukovic, 142º colocado. Se vencer mais uma o jovem tenista de 18 anos fará 16 pontos, dois a mais do que tudo o que tem a defender em janeiro.

Knicks dominam Wizards fora de casa e fecham 2024 com vitória

Para fechar o ano de 2024, o New York Knicks venceu o Washington Wizards, fora de casa, pelo placar de 126 a 106. No entanto, ao contrário da partida anterior que foi para a prorrogação, o jogo desta segunda-feira (30) ficou tranquilo com um segundo tempo quase perfeito do ataque. 
 
Para os Knicks, destaque para Karl-Anthony Towns, que foi imparável no último quarto e teve 32 pontos e 13 rebotes. Além disso, Josh Hart também foi fundamental na noite e alcançou um triplo-duplo com 23 pontos, 15 rebotes e 10 assistências. 
 
Por outro lado, destaque para Jonas Valanciunas. O lituano veio do banco e dominou no primeiro tempo, tendo 23 pontos ao todo e 8 rebotes. Completando a boa atuação do pivô, Malcom Brogdon teve 18 pontos e 7 assistências e Alexandre Sarr teve 18 pontos.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Raducanu sente lesão nas costas e não joga em Auckland

A britânica Emma Raducanu se retirou da disputa do WTA 250 de Auckland, por conta de uma lesão nas costas. Ela estrearia na madrugada desta terça-feira contra a norte-americana Robin Montgomery, canhota de 20 anos e 117ª do ranking. Raducanu seria a cabeça 6 em Auckland. 
 
Campeã do US Open em 2021 e ex-top 10 do ranking, Raducanu está com 22 anos e ocupa o 56º lugar na WTA. A britânica tem sofrido com muitas lesões nos últimos anos. Ela passou por três cirurgias em 2023, nos dois punhos e também no tornozelo. E no fim do ano passado, abandonou nas quartas em Seul por lesão no pé esquerdo.

Fluminense anuncia a contratação do atacante uruguaio Joaquín Lavega

O Fluminense anunciou a contratação do atacante Joaquín Lavega. O uruguaio de 19 anos, vindo do River Plate (URU), assinou contrato de cinco anos com o Tricolor nesta segunda-feira. O jovem já passou por exames médicos no CT Carlos Castilho. Ele chegou a ser alvo do Vasco. O jovem uruguaio atua tanto como ponta-esquerda como segundo atacante. Em 2024, fez 37 partidas, com 12 gols marcados e quatro assistências. 
 
Recentemente, Lavega assumiu a braçadeira de capitão do sub-20 do Uruguai. No entanto, ele ficou fora da disputa do Sul-Americano do ano passado, quando ainda tinha 18 anos, e também não fez parte do grupo campeão mundial em 2023.

Em jogo de quatro gols, Aston Villa e Brighton empatam pelo Inglês

Nesta segunda-feira, Aston Villa e Brighton protagonizaram um grande duelo pela 19ª rodada do Campeonato Inglês. As equipes empataram em 2 a 2, no estádio Villa Park, em Birmingham. Watkins e Rogers marcaram para os donos da casa, enquanto Adingra e Lamptey fizeram para os visitantes. 
 
Ambos os times estão no meio da tabela do Inglês. O Aston Villa ocupa a nona colocação, com 29 pontos, enquanto o Brighton é o décimo colocado, com duas unidades a menos. O Aston Villa volta a campo no sábado, contra o Leicester, novamente pelo Inglês. O Brighton enfrenta o Arsenal no mesmo dia, também pelo torneio por pontos corridos.

Joelinton marca, e Newcastle vence o Manchester United em Old Trafford

O Newcastle dominou o jogo contra o Manchester United no primeiro tempo e venceu por 2 a 0 nesta segunda-feira, no estádio Old Trafford. Partida válida pela 19ª rodada da Premier League 2024/25. O atacante sueco Isak abriu o placar logo aos quatro minutos, e o volante brasileiro Joelinton ampliou aos 19. Ambos os gols foram de cabeça. 
 
O Newscastle permanece em quinto lugar na tabela de classificação do Campeonato Inglês, agora com 32 pontos, e o Manchester United segue na 14ª posição, ainda com 22. O Manchester United não terá vida fácil, na próxima rodada: clássico contra o Liverpool, neste domingo, em Anfield. O Newcastle enfrenta o Tottenham no sábado, em Londres.

Chelsea é derrotado pelo Ipswich Town e perde chance de voltar à vice-liderança

Após um bom primeiro turno na Premier League, o Chelsea fechou o ano com uma derrota inesperada. A equipe londrina, que poupou alguns nomes, foi superada pelo Ipswich Town por 2 a 0, nesta segunda-feira, fora de casa, na 19ª rodada do Campeonato Inglês. Delap e Hutchinson garantiram o triunfo do clube recém-promovido para a elite. 
 
A derrota faz com que o Chelsea perca a chance de ser novamente o vice-líder da Premier League 2024/25. A equipe de Enzo Maresca fica na quarta colocação, com 35 pontos, agora a 10 do líder Liverpool, que tem um jogo a menos. Os londrinos ficam ameaçados de sair do G-4, já que o Newcastle chegou a 32 pontos. O Ipswich Town consegue deixar a penúltima colocação, subindo para 18º, com 15 pontos.

Na estreia em Brisbane, Jabeur vence a primeira desde Wimbledon

Depois de perder praticamente toda a segunda metade da temporada de 2024, por causa de uma recorrente lesão no ombro, a tunisiana Ons Jabeur retornou a circuito nesta segunda-feira e venceu na estreia no WTA 500 de Brisbane, derrotando a chinesa Saisai Zheng em sets diretos, com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/4. 
 
Esta foi a primeira vitória de Jabeur desde Wimbledon, onde foi até a terceira rodada. Desde então, ela disputou apenas uma partida, caindo na estreia em Toronto. Depois de passar pela estreia em Brisbane, ela terá pela frente Ekaterina Alexandrova, 14ª favorita, que entra adiantada na chave. Será o décimo duelo entre elas, com vantagem de 6 a 3 para a russa.

LeBron James faz 40 anos: veja grandes feitos e conquistas do craque

Visto por muitos como um dos maiores, se não o maior jogador de todos os tempos da NBA, LeBron James faz 40 anos de idade neste dia 30 de dezembro. Ainda assim, o ‘King James’ parece desafiar o tempo, mantendo um alto nível praticamente inédito para um jogador da sua idade. Mesmo em sua 22ª temporada, igualando o recorde de Vince Carter, no basquete mais competitivo do mundo, LeBron segue quebrando recordes e atingindo marcas inéditas. 
 
Atualmente, o jogador mais velho da liga tem médias por jogo de 23,5 pontos, 9,0 assistências e 7,9 rebotes. Ao longo dos anos, passou por Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers. Foi campeão em todos os seus times, chegando um total de 10 vezes nas finais da NBA. 
 
Então, 22 temporadas depois, podemos dizer que LeBron James com certeza cumpriu e até ultrapassou suas expectativas. Com quatro títulos da NBA (sendo MVP das finais em todos) e quatro prêmios de MVP da temporada regular, o craque com certeza já deixou seu nome na história.

Milan anuncia Sérgio Conceição como novo treinador do clube

Nesta segunda-feira, o Milan anunciou Sérgio Conceição, de 50 anos, como novo treinador do clube. O contrato do novo comandante é válido até junho de 2026. Ele para substituir Paulo Fonseca, demitido oficialmente na manhã desta segunda. 
 
O último time comandado por Conceição foi o Porto. No clube português, ficou de julho de 2017 a junho de 2024. Ao longo do período, conquistou 11 títulos (três Campeonatos Português e quatro Taças de Portugal). 
 
A estreia do novo treinador acontece na próxima sexta-feira, contra a Juventus, em partida válida pela semifinal da Supercopa Italiana. A bola rola às 16h (de Brasília), no Al -Awwal Park, na Arábia Saudita.

Osaka abre a temporada com boa vitória no WTA 250 de Auckland

A ex-número 1 do mundo Naomi Osaka começou sua temporada de 2025 com uma boa vitória nesta segunda-feira. Cabeça de chave número 8 no torneio, ela marcou duplo 6/4 sobre a israelense vinda do quali Lina Glushko na primeira rodada do no WTA 250 de Auckland, precisando de 1h25 para fechar o jogo. 
 
Na próxima rodada, a nipônica atual 57 do mundo terá pela frente a austríaca Julia Grabher, que de 28 anos e atual 470ª colocada na WTA, que joga o torneio com o ranking protegido. Ela mostrou força na estreia e buscou a virada contra a espanhola Leyre Romero, mais uma que veio do qualificatório, triunfando com parciais de 2/6, 6/3 e 7/6 (9-7).

Dimitrov inicia a defesa do título com vitória em Brisbane

Atual campeão do ATP 250 de Brisbane e segundo mais bem cotado na chave deste ano, o búlgaro Grigor Dimitrov iniciou sua defesa do título nesta segunda-feira, derrotando o alemão vindo do quali Yannick Hanfmann em sets diretos, com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/3, depois de 1h47 de partida. 
 
Esta foi a sexta vitória seguida de Dimitrov no torneio e sua 24ª nas quadras de Brisbane, um recorde entre os homens. Campeão em 2023 e 2017, o búlgaro tenta se tornar o primeiro tricampeão no evento. Seu próximo rival será o convidado da casa Aleksandar Vukic, que bateu o belga David Goffin por 6/2 e 6/3.

Com duas vitórias de Boulter, britânicos leva a melhor sobre a Argentina na United Cup

Responsáveis por surpreender a anfitriã Austrália na primeira rodada do Grupo F, os argentinos não mantiveram o ritmo e acabaram derrotados nesta segunda-feira pela Grã-Bretanha, que contou com a inspiração de Katie Boulter para vencer suas duas partidas e liderar sua equipe à vitória Boulter abriu o confronto contra a argentina Nadia Podoroska e levou a melhor em sets diretos, marcando parciais de 6/2 e 6/3. 
 
Substituto de Jack Draper, que teve uma lesão e acabou desistindo do torneio, Billy Harris, de 29 e atual 125 do mundo, não fez feio contra o argentino Tomas Etcheverry, chegou a sair na frente, mas acabou levando a virada e caiu em trÊs sets com placar final de 3/6, 6/3 e 6/2. 
 
A definição ficou para a dupla mista, em que Boulter e Etcheverry voltaram para quadra. A britânica teve a seu lado Charles Broom, com quem garantiu o triunfo para seu time ao bater o argentino e a parceira Maria Lourdes Carle com apertados 7/6 (7-4) e 7/5.

Pacers vencem Celtics em grande jogo de Haliburton

Neste domingo (29), o Indiana Pacers visitou o Boston Celtics no TD Garden pela segunda vez em três dias. No dia 27 de dezembro, Boston venceu por 142 a 105, mas dessa vez a história foi outra. Sem tentar equilibrar as tentativas de três, os Pacers também controlaram os rebotes para vencer por 123 a 114. 
 
Tyrese Haliburton foi o destaque de Indiana, forçando menos do perímetro, ainda que seguindo com baixo aproveitamento. No fim, 31 pontos, sete assistências, seis rebotes e nenhum desperdício para o armador. Atrás de Hali, 17 pontos cada para Pascal Siakam e Andrew Nembhard, que ainda somaram 16 rebotes e 14 assistências.  
 
Pelos Celtics, Jaylen Brown foi o cestinha com os mesmos 31 pontos de Haliburton. Jayson Tatum foi o segundo maior pontuador, com 22 pontos, além de nove rebotes, mas terminou com 2/10 nas bolas de três. Do banco, Payton Pritchard terminou com 21 pontos e 5/8 nas bolas de fora. 

domingo, 29 de dezembro de 2024

Milan fica no empate com a Roma e volta a tropeçar em casa

Jogando no San Siro, Milan e Roma se despediram do ano de 2024 com um empate por 1 a 1, neste domingo (29), pela 18ª rodada do Campeonato Italiano. Reijnders, para os donos da casa, e Dybala, em um golaço, anotaram os gols do jogo, ambos na etapa inicial. 
 
Com o empate com a Roma, o Milan segue em oitavo, agora com 27 pontos, oito a menos que a quarta colocada Lazio. O time de Claudio Ranieri subiu para a décima posição, somando 20 pontos após 18 rodadas. 
 
Agora, o Milan viaja para Riade, na Arábia Saudita, onde disputará a Supercopa da Itália. Os Rossoneri encaram a Juventus, na Kingdom Arena, na sexta (3 de janeiro), pela semifinal. Inter e Atalanta estão do outro lado da chave.

Cuca é o novo técnico do Atlético-MG para 2025

Cuca é o novo técnico do Atlético-MG. O treinador foi anunciado pelo Galo, neste domingo, para contrato até o fim de 2026. Cuca irá trazer dois auxiliares: Cuquinha e Daniel Cerqueira. O treinador substitui Gabriel Milito, que deixou o clube no início de dezembro. 
 
Será a quarta passagem de Cuca pelo Atlético. Somando as três passagens de Cuca pelo Atlético (2012/13, 2021 e 2022), foram 244 jogos, 134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas, aproveitamento de 62,4%. 
 
O último trabalho de Cuca foi no Athletico-PR. Dirigiu o time de Curitiba em 23 jogos, com aproveitamento de 66% dos pontos disputados e conquistou o título do Paranaense. No Furacão, Cuca somou 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Liverpool goleia o West Ham e mantém liderança isolada da Premier League

Em ritmo de treino, o Liverpool venceu o West Ham por 5 a 0, neste domingo, e se manteve na liderança da Premier League após a 19ª rodada. Após um início de jogo disputado, o time de Arne Slot abriu vantagem de três gols num espaço de 13 minutos. Aos 30, Luis Díaz marcou em bom lance individual. Aos 39, Salah fez linda jogada e serviu Gakpo para ampliar. Quatro minutos depois, o astro egípcio finalizou de pé esquerdo na entrada da área, matando o goleiro. Aos nove do segundo tempo, Alexander-Arnold marcou o quarto finalizando de fora da área. Diogo Jota aproveitou mais uma grande jogada de Salah para fechar o placar aos 39. 
 
Com a vitória sobre o West Ham, o Liverpool chegou aos 45 pontos, oito a mais que o vice-líder Nottingham Forest, que tem um jogo a mais. Já o West Ham segue na 13ª colocação, com 23 pontos. Na próxima rodada, os Hammers visitam o Manchester City, no dia 4 de janeiro. No dia seguinte, o Liverpool recebe o rival Manchester United em Anfield.

Juventus deixa vitória escapar no fim contra a Fiorentina e amarga mais um empate

Juventus e Fiorentina empataram em 2 a 2 neste domingo (29), no Allianz Stadium, em Turim, pela 18ª rodada da Serie A italiana. Os dois gols da Velha Senhora foram marcados por Khephren Thuram. Mas o time da casa, que esteve à frente do placar em duas ocasiões, não conseguiu segurar o resultado, levando o empate com gols de Moise Kean e Sottil. 
 
Com a igualdade no placar, a Juventus chegou a 14 jogos de invencibilidade na competição, mas, ao mesmo tempo, perdeu a oportunidade de encostar na Lazio, primeiro time no G4, com 35 pontos (6º lugar, com 32 pontos). Já a Fiorentina segue sem vencer: são quatro jogos de jejum na competição. Com 32 pontos, a Viola fica em quinto lugar na Serie A.

Gauff brilha em simples e nas mistas para garantir vitória norte-americana na United Cup

Em um dos confrontos mais equilibrados da United Cup até então, os norte-americanos tiveram bastante trabalho para superar os canadenses neste domingo. A vitória dos EUA por 2 a 1 deixa o Grupo A embolado e qualquer uma das equipes pode avançar na competição. Principal nome da noite, Gauff não perdeu set na série e começou derrotando a canadense Leylah Fernandes com o placar final de 6/3 e 6/2. 
 
Na sequência foi a vez de Taylor Fritz entrar em ação para encarar Félix Auger-Aliassime. O norte-americano até saiu na frente, chegou a sacar para o jogo no segundo set, mas acabou levando duas quebras seguidas e permitiu a virada do canadense, que fechou o jogo com parciais de 4/6, 7/5 e 6/3, após 2h15 de batalha. 
 
A definição foi para as duplas mistas, que contou com os mesmos jogadores de simples e foi disputadíssima. Gauff e Fritz venceram em sets diretos, mas com muito sufoco em ambos, fechando com o placar de 7/6 (7-2) e 7/5, depois de 1h44 de jogo.

Tottenham consegue virada, mas cede empate para o Wolverhampton

Tottenham e Wolverhampton empataram em 2 a 2 neste domingo, em Londres, pela 19ª rodada da Premier League 2024/25. Os donos da casa saíram atrás e conseguiram virar o jogo, apesar de pênalti perdido por Son. Porém, cederam o empate ao time de Vítor Pereira no fim da partida, que teve gols de Bentancur e Brennan Johnson do lado anfitrião, e Larsen e Hwang Hee-Chan pelos visitantes. 
 
Sem perder há três jogos, o Wolverhampton aumentou a sua distância da zona de rebaixamento e chegou aos 16 pontos, em 17°. Já o Tottenham continuou no meio da tabela, em 11°, com 24.

Evanilson marca, e Bournemouth empata com o Fulahm

Fulham e Bournemouth empataram em 2 a 2, neste domingo, em Londres, pela 19ª rodada da Premier League 2024/25. O brasileiro Evanilson brilhou ao marcar um dos gols da partida, que contou com reação dos visitantes duas vezes. Os donos da casa marcaram com Raúl Jiménez e Wilson. Ouattara também balançou as redes para o Bournemouth. 
 
O resultado deixa o Bournemouth na sexta colocação do Campeonato Inglês, com 30 pontos, de olho na disputa por uma vaga em competições europeias. O Fulham fica na oitava colocação, com 29 pontos.

Corinthians vence o Pato Basquete com virada no fim e se recupera no NBB

O Corinthians virou no fim e venceu o Pato Basquete, por 85 a 76, no Ginásio do Sesi, em Pato Branco, pelo NBB (Novo Basquete Brasil) 2024/25. Com o resultado, o Timão se recupera após sofrer duas derrotas seguidas e impede o embalo do time paranaense, que tinha ganhado o jogo anterior. O Corinthians passa justamente o Pato na classificação e é agora o 13º. 
 
O cestinha do jogo foi o ala/pivô Arthur, do Pato, com 20 pontos, seguido por armador Barnes, também do time paranaense, com 19. Pelo lado do Corinthians, o principal pontuador foi o ala/pivô Victão, com 18. O Timão teve cinco jogadores alcançado dois dígitos (pelo menos 10 pontos). Elinho, com oito assistências, também teve destaque.

Vasco perde para o São José em casa no NBB

Jogando em casa, o Vasco perdeu para o São José por 69 a 75 neste domingo. A partida, que aconteceu no ginásio de São Januário, começou equilibrada, mas o Cruzmaltino não conseguiu segurar a pressão dos visitantes. Apesar da derrota, Eugeniusz foi o maior pontuador do jogo, empatando com Vieta ao somar 16 cestas. 
 
Além dos 16 pontos, Eugeniusz somou 8 rebotes e 2 assistências. Já Vieta, que conseguiu a mesma pontuação e liderou o São José, anotou 6 rebotes e 1 assistência para os paulistas. 
 
Ocupando a 7ª posição da tabela, o Vasco volta à quadra contra o Corinthians na quinta-feira (09), às 20h (Horário de Brasília). Já o São José, que está em 10°, encara o Brasília às 18h do sábado (11).

Manchester City bate Leicester pela Premier League e volta a vencer após cinco jogos

O Manchester City encerrou o jejum de vitórias após cinco jogos. Neste domingo, a equipe comandada por Pep Guardiola bateu o Leicester, por 2 a 0, e voltou a vencer. Savinho e Haaland fizeram os gols da equipe. Já o time de Van Nistelrooy amargou a quarta derrota consecutiva. O atacante do Manchester City Haaland também passava por um jejum. Eram quatro jogos sem balançar as redes. 
 
Com o resultado, o Manchester City sobe para a quinta posição, com 31 pontos, a quatro do Chelsea, em quarto lugar. Os Blues ainda entram em campo e a rodada pode mudar a classificação geral na parte de cima. O Leicester segue na zona de rebaixamento com 14 pontos, um do Wolves, em 17º.

Flamengo vence Mogi com facilidade em jogaço de Shaq Johnson

O Flamengo foi dominante contra o Mogi pelo último jogo do ano do NBB. A equipe carioca, que jogava em casa neste domingo, venceu sem dificuldades por 81 a 60. O rubro-negro liderou a partida do início ao fim com uma grande atuação de Shaq Johnson, ala armador da equipe. 
 
Johnson foi o cestinha do jogo e teve sua melhor atuação com a camisa do Flamengo na carreira. Ele marcou 28 pontos, quatro rebotes e uma assistência. Shaq superou ainda no primeiro tempo sua marca anterior, que era de 17 pontos em uma só partida pelo rubro-negro. Além de Johnson, destaque para Ruan, que marcou 14 pontos e sete rebotes e pelo Flamengo. No lado do Mogi, Lessa foi o maior pontuador com 13 pontos.

Napoli vence Venezia e se iguala à Atalanta na liderança a Serie A

Neste domingo, pela 18ª rodada do Campeonato Italiano, o Napoli recebeu o Venezia no Estádio Diego Armando Maradona, venceu por 1 a 0 e grudou na líder Atalanta. O gol da partida foi marcado por Giacomo Raspadori. 
 
Com o resultado, o time comandado por Antonio Conte, que ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti, chegou aos mesmos 41 pontos da líder Atalanta, que empatou por 1 a 1 com a Lazio nesta rodada. O Napoli emendou sua terceira vitória seguida, mas não assumiu a ponta por conta do saldo de gols inferior. Do outro lado, o Venezia ficou estacionado com os mesmos 13 somados, em 19º.

Itália segue imparável por equipes e varre a Suíça na United Cup

País do momento no tênis, principalmente nas competições por equipes, tendo vencido a Billie Jean King Cup e a Copa Davis no ano passado, a Itália segue imparável. Neste domingo, eles estrearam na United Cup e mantiveram o ritmo, varrendo a Suíça em sua estreia na competição, vencendo não apenas as três partidas, mas todos os seis sets disputados. 
 
Coube a Flavio Cobolli abrir o confronto diante de Dominic Stricker, marcando parciais de 6/3 e 7/6 (7-2) para colocar o seu time em vantagem. Na sequência, Jasmine Paolini tratou de selar já o triunfo italiano ao passar sem sustos pela suíça Belinda Bencic. A italiana aproveitou o seu melhor momento e bateu a ex-top 5 com tranquilidade, venceu os dois sets por 6/1, ficando apenas 58 minutos em quadra. Bencic e Stricker voltaram para as mistas e assim como em simples. Eles foram superados pelos italianos com o placar final de 6/4 e 6/4, anotados depois de 1h18 de partida.

Muchova vence duas e lidera triunfo tcheco sobre os noruegueses na United Cup

Assim como terminou a temporada passada, a tcheca Karolina Muchova começou na nova: jogando bem e vencendo. Neste domingo, ela foi uma das principais responsáveis pela vitória da República Tcheca no duelo com a Noruega pela United Cup, garantindo os dois pontos que sua equipe precisou para vencer a série por 2 a 1, triunfando em simples e nas duplas mistas. 
 
Muchova foi firme na primeira partida do dia e controlou a norueguesa Malene Helgo, marcando duplo 6/2 para dar a vantagem ao seu país. Em seguida, Casper Ruud tratou de empatar a série ao derrotar o tcheco Tomas Machac em uma batalha de quase três horas, marcando parciais de 7/6 (8-6), 5/7 e 6/4. Machac teve que se recuperar e voltou para quadra com Muchova, que manteve o embalo de simples nas duplas mistas. A parceria tcheca venceu Viktor Durasovic e Ulrikke Eikeri por duplo 6/4 para fechar o embate.

Monteiro e dupla mista também perdem e Brasil sai zerado da United Cup

Não durou muito a campanha brasileira na United Cup, que terminou neste domingo sem uma vitória sequer. Após a derrota da paulista Beatriz Haddad Maia no primeiro jogo da série contra a Alemanha, o cearense Thiago Monteiro e a dupla mista formada pela campineira Carolina Meligeni e o gaúcho Rafael Matos também perderam. 
 
Monteiro teve um adversário do mais alto nível em sua segunda partida no torneio, pegou o alemão Alexander Zverev, que controlou o placar desde o começo e levou a melhor com duplo 6/4 anotado em 1h19 de embate, garantindo assim o triunfo alemão no confronto. 
 
Fechando o dia, Rafa e Carol entraram para encarar Laura Siegemund, que mais cedo havia batido Bia, e Tim Puetz. A partida foi equilibrada, mas a dupla alemã fez valer a maior categoria e prevaleceu com o placar final de 7/6 (10-8) e 6/4, depois de 2h02 de duelo.

Warriors dominam minutos finais e batem Suns em San Francisco

O Golden State Warriors colocou fim a sua sequência de três derrotas seguidas ao vencer o Phoenix Suns por 109 a 105 em partida disputada neste sábado (28), no Chase Center, em San Francisco. Em um confronto extremamente equilibrado, a franquia da Califórnia garantiu o triunfo ao limitar o adversário a apenas cinco pontos nos cinco minutos finais. 
 
Jonathan Kuminga foi o grande nome de Golden State na partida. O ala-pivô saiu do banco de reservas para contribuir com 34 pontos e nove rebotes, com um aproveitamento de 12/20 nos arremessos de quadra e 8/12 nos lances livres durante seus 34 minutos de participação. Stephen Curry também foi bem ao registrar 22 pontos, seis rebotes e seis assistências na partida. 
 
Kevin Durant foi o principal pontuador pelos Suns com 31 pontos em 10/24 cestas convertidas, seis rebotes e três assistências. Bradley Beal teve começo de jogo exímio, mas esfriou no segundo tempo para fechar com 28 pontos e cinco rebotes.

Bia perde novo duelo apertado e Brasil sai atrás da Alemanha na United Cup

Apesar de ter mostrado um tênis de qualidade bem superior ao da estreia de dois dias atrás, Beatriz Haddad Maia voltou a ser superada na United Cup. Pela quarta vez em cinco duelos, caiu para a veterana alemã Laura Siegemund, 80ª do mundo aos 36 anos, por 6/3, 1/6 e 6/4. 
 
Superado pela China na rodada inicial do Grupo E, o tênis brasileiro precisa vencer a Alemanha, atual campeã, para manter as chances de avançar às quartas de final. Ainda nesta madrugada, Thiago Monteiro enfrenta Alexander Zverev e acontece a partida de duplas mistas.

sábado, 28 de dezembro de 2024

Grêmio anuncia Gustavo Quinteros como novo técnico

O Grêmio finalmente anunciou neste sábado o novo técnico para 2025. O argentino Gustavo Quinteros assume o cargo para realizar o primeiro trabalho no futebol brasileiro na carreira. O contrato do treinador de 59 anos com o clube gaúcho vai até o final da próxima temporada. 
 
Quinteros foi campeão do Campeonato Argentino no comando do Vélez Sarsfield neste ano. Após o fim das negociações com o Pedro Caixinha, a direção iniciou as conversas com o técnico sul-americano e chegou a um acerto nos últimos dias. 
 
Antes de comandar o Vélez nesta temporada, foi treinador do Colo-Colo, do Chile, por quatro temporadas, de 2020 a 2023. Coleciona passagens também por Tijuana, Universidad Católica, Al Nassr, Al Wasl, Emelec e Bolívar.

Atalanta arranca empate com a Lazio no fim e garante liderança do Italiano

Lazio e Atalanta empataram em 1 a 1 neste sábado (28), no estádio Olímpico de Roma, pela 18ª rodada da Seria A italiana. O nigeriano Fisayo Dele-Bashiru abriu o placar para o time da casa aos 27 minutos da etapa inicial. Mas a Atalanta foi buscar o empate com Marco Brescianini, aos 43 do segundo tempo. 
 
Com o empate no fim, a Atalanta retomou a liderança do Campeonato Italiano. O time de Bérgamo possui um ponto a mais que a Inter de Milão (41 a 40), que venceu o Cagliari por 3 a 0, em jogo realizado também neste sábado. A Lazio ocupa a quarta colocação, com 35 pontos, três atrás do terceiro colocado Napoli.

Paulistano bate São Paulo e volta a vencer em casa no NBB

Em jogo muito disputado neste sábado (28), o Paulistano venceu o São Paulo, por 80 a 76 , no ginásio Antônio Prado Júnior. Jogando com o apoio de sua torcida, a equipe começou melhor, não se abateu quando esteve atrás no placar e garantiu uma vitória importante em casa após perder para o Flamengo na última rodada. 
 
O ala Gui Abreu foi o cestinha da partida com 17 pontos. Além disso, ele deu uma assistência e conseguiu seis rebotes. Doria também apareceu bem ao marcar 16 pontos. Do outro lado, o norte-americano Bennett foi o destaque com 14 pontos marcados. 
 
O Paulistano volta a jogar no NBB somente em 2025. No dia 10 de janeiro, às 19h30, a equipe encara o Mogi em casa. Já o São Paulo joga no dia seguinte, às 17h, contra o Bauru no ginásio Panela de Pressão.

Inter de Milão bate Cagliari e vira líder provisória da Serie A

A Inter está de volta à liderança do Campeonato Italiano. Neste sábado (28), os Nerazzurri bateram o Cagliari, fora de casa, por 3 a 0, e retomaram a ponta do certame. Foi com direito a fim de jejum de Lautaro Martínez, que não marcava há oito jogos pela Inter. Bastoni e Çalhanoglu também marcaram para os visitantes. 
 
O Cagliari segue na zona do rebaixamento, surgindo apenas na 18ª posição, com 14 pontos. E volta a campo somente em 2025: será no outro domingo (5), quando visita o Monza, pela 19ª rodada - a última do primeiro turno. 
 
Já a Inter retoma a liderança do Campeonato Italiano. Afinal, a equipe do técnico Simone Inzaghi chega aos 40 pontos e ultrapassa Napoli (terceiro) e Atalanta (segundo). O próximo compromisso dos interistas é exatamente contra o time de Bérgamo, já na quinta-feira (2), mas pelas semifinais da Copa Itália.

Tsitsipas comanda virada grega e elimina a Espanha da United Cup

A temporada começou com pressão para o grego Stefanos Tsitsipas, que mostrou força e comandou a virada de sua equipe na estreia na United Cup. Depois de ver a compatriota Maria Sakkari perder o primeiro jogo no duelo com a Espanha, ele venceu em simples e depois completou a virada com uma vitória também nas duplas mistas. 
 
Pressionado precisando vencer para manter a Grécia na disputa, Tsitsipas teve um jogo duríssimo pela frente com Pablo Carreño, definido apenas no terceiro set, com o placar final de 6/4, 4/6 e 6/3. Depois de um breve descanso, ele voltou para quadra com Sakkari para o jogo de duplas mistas, no qual saíram perdendo de Sergio Martos e Yvonne Cavalle, mas terminaram com a vitória de virada com 4/ 6, 6/3 e 10-6.

Djokovic abre temporada em Brisbane e começa contra australiano

Depois de anos começando a temporada direto no Australian Open, o sérvio Novak Djokovic resolveu mudar e irá jogar o ATP 250 de Brisbane, que começa na próxima segunda-feira. Cabeça de chave número 1, seu primeiro adversário na competição será o convidado da casa Rinky Hijikata, de 23 anos e atual 73 do mundo. 
 
Na segunda rodada, Djokovic pode cruzar com Gael Monfils e assim buscar sua 20ª vitória seguida sobre o francês, que nunca o venceu no circuito profissional. Nas quartas, o sérvio tem chance de rever o australiano Alexei Popyrin, seu algoz no último US Open, mas também pode encarar o potente saque do norte-americano Reily Opelka.