Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

domingo, 15 de julho de 2018

Após título, Deschamps entra em grupo seleto de Zagallo e Beckenbauer

Neste domingo, a França se sagrou campeã do mundo pela segunda vez em sua história. Apenas um nome esteve presente também em sua primeira conquista, em 1998: Didier Deschamps. O treinador, que 20 anos atrás era o capitão dos Bleus, entra para uma lista seleta de ganhadores dentro e fora de campo.

Antes do francês, a proeza era exclusividade apenas do brasileiro Mario Jorge Lobo Zagallo (campeão como atleta em 1958 e 1962 e como técnico em 1970) e do alemão Franz Beckenbauer (vencedor como jogador em 1974 e como treinador em 1990).

Nascido em Bayonne, a quase 800 quilômetros de Paris, o técnico de 49 anos coroa assim um ciclo de glórias da França que começou quando ainda era volante. Deschamps, que iniciou a carreira no esporte com o rúgbi, descobriu-se no futebol jogando no Nantes e foi convocado para a seleção francesa pela primeira vez com apenas 21 anos, fica assim marcado como um grande nome do esporte mundial.

Antes de 1998, Deschamps venceu diversos títulos, entre eles uma Liga dos Campeões pelo Olympique de Marselha (1993) e outra pela Juventus (1996), além de um Mundial Interclubes também pela Velha Senhora (1996). Pelo destaque nessas equipes, foi o incumbido de capitanear a seleção que viria a se tornar a grande campeã em 1998, com craques como Thuram, Desailly, Lebouef, Zidane, Henry e Trezeguet.

Nenhum comentário: