Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

domingo, 16 de julho de 2017

Roger Federer vence Cilic, ganha 8º Wimbledon e assegura 19º Grand Slam

A espera de cinco anos de Roger Federer pela conquista do oitavo título de Wimbledon chegou ao fim neste domingo. O suíço assegurou o 19º troféu de Grand Slam em sua carreira ao dominar a partida contra o croata Marin Cilic, número 6 do mundo e que lidou com um incômodo no pé esquerdo, marcando as parciais de 6/3, 6/1 e 6/4 em 1h41 de disputa na Quadra Central.

Federer agora se isola como o maior vencedor na chave masculina de Wimbledon, deixando para trás os sete títulos de Pete Sampras e William Renshaw. Recordista de títulos de Grand Slam, o suíço amplia sua vantagem para Rafael Nadal, que tem 15 títulos, enquanto Novak Djokovic tem 12.

Esta é também apenas a segunda vez que Federer conquista um Grand Slam sem perder sets. A última aconteceu no Australian Open dem 2007. O suíço também repete a façanha do sueco Bjorn Borg, até então único homem a conquistar Wimbledon sem perder nenhum set em 1976.

Os 2 mil pontos conquistados em um torneio que só tinha 720 a defender fazem com que Federer suba do quinto para o terceiro lugar do ranking, ficando em sua melhor colocação desde agosto do ano passado. Perto de completar 36 anos, o suíço fica a 1.205 pontos do atual líder Andy Murray, mas não defende mais nenhum resultado até o final do ano.

Aos 35 anos e 342 dias, Federer é o mais velho campeão de Wimbledon na Era Aberta. O suíço, que completa 36 anos no dia 8 de agosto, é superado apenas por Ken Rosewall que ganhou o Australian Open de 1972 aos 37 anos e 72 dias. Federer é também o segundo homem a conquistar títulos de Grand Slam na Era Aberta depois dos 35 anos.

Nenhum comentário: