Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vitória bate o Sport e encara o Náutico na final do Nordestão Sub-20


Léo Ceará foi o nome da semifinal do Nordestão sub-20 entre Vitória e Sport, no Estádio Rei Pelé. Nesta segunda-feira, em Maceió, o atacante do time baiano marcou um golaço no primeiro tempo, deu trabalho aos defensores e ainda acertou o poste do goleiro Marcelo. Melhor em campo, o Leão da Barra bateu os pernambucanos por 1 a 0 e chega invicto à decisão de quarta-feira contra o Náutico (vitória por 3 a 0 em cima do Globo-RN), mais uma vez no Estádio Rei Pelé.

O gol que valeu a classificação foi anotado por Léo Ceará, o melhor em campo. Ele recebeu passe de Nickson, ajeitou a bola e bateu forte, cruzado, da entrada da área.

A equipe treinada por Valnei Pichite venceu o Sport com Wallace; Álef, Washington, Félix e Jéferson (Ítalo); Baiano (Francisco), Alex (Mateus) e Eudair; Nickson, Michel e Léo Ceará.

Messi é eleito melhor atleta da última edição do Espanhol; Neymar leva prêmio

premiação Campeonato Espanhol (Foto: Reprodução / Twitter)A grande temporada passada de Lionel Messi foi transformada em prêmios nesta segunda-feira, mas Neymar mostrou que também está com muita moral. O argentino foi o grande vencedor da Premiação do Campeonato Espanhol 2014/2015, sendo eleito o melhor jogador e o melhor atacante, mas foi superado pelo brasileiro na votação popular de melhor jogador das Américas. Cristiano Ronaldo ganhou um troféu, também em escolha da torcida.


Os prêmios de melhor jogador americano e melhor jogador africano foram escolhidos pelos torcedores na página oficial do Campeonato Espanhol. Além de Messi, Neymar concorria com Suárez, James Rodríguez, Bacca e Otamendi. O troféu de jogador da torcida, vencido por Cristiano Ronaldo, foi escolhido em votação semanal no site de um dos patrocinadores da Liga.

O melhor jogador foi decidido com o uso de um programa de análise de vídeos e estatísticas dos jogadores; e as outras premiações foram dadas com os votos dos três capitães de cada equipe, que não podiam escolher um companheiro de time.

Confira a lista completa dos prêmios:
Melhor jogador: Messi (Barcelona)
Melhor goleiro: Claudio Bravo (Barcelona)
Melhor defensor: Sergio Ramos (Real Madrid)
Melhor meio-campo: James Rodríguez (Real Madrid)
Melhor atacante: Messi (Barcelona)
Melhor treinador: Luis Enrique (Barcelona)
Melhor jogador americano: Neymar (Barcelona)
Melhor jogador africano: Feghouli (Valencia)
Jogador da torcida: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Pinheiros passeia no Pedrocão e quebra sequência do Franca no NBB


A vitória do Pinheiros sobre o Franca nesta segunda-feira, no ginásio Pedrocão, por 84 a 70, só não teve um placar mais dilatado porque a equipe da capital paulista "tirou o pé" no último quarto. Soberano nos rebotes e mais eficiente nos arremessos de quadra, o time dirigido pelo técnico César Guidetti ignorou a boa fase da garotada francana e chegou ao final do terceiro quarto com 29 pontos de vantagem: 41 x 70.

Principal articular das jogadas e cestinha da partida com 23 pontos, o americano Corderro Bennett levou o Pinheiros à quarta vitória no Novo Basquete Brasil, mesmo número do Franca, que perdeu o segundo jogo na competição - ambos chegam ao final da sexta rodada com quatro vitórias e duas derrotas, com vantagem para o time pinheirense no saldo de pontos.

Higuaín brilha, Reina faz milagre no fim, Napoli bate Inter e vira líder

O Campeonato Italiano 2015/2016 tem um novo líder. Na noite desta segunda-feira, o Napoli venceu a Internazionale de Milão por 2 a 1 no estádio San Paolo, ultrapassou o adversário e assumiu a primeira posição. Higuaín, duas vezes, fez para os mandantes. Ljacic descontou. A vitória só confirma o bom momento da equipe comandada por Maurizio Sarri. Foi a 13ª partida consecutiva sem perder, com nove vitórias e quatro empates.

O Napoli demorou apenas 64 segundos para abrir o placar. Em jogada que começou no campo de defesa e passou pelo lado esquerdo, Callejón dominou após Murillo afastar e mal e acionou Higuaín. O centroavante chutou forte e superou Handanovic para abrir o placar.

A segunda etapa começou em ritmo menor que a primeira. Mas o time da casa tinha um trunfo: Higuaín. E ele selou a vitória aos 16 minutos. Após receber passe, o argentino arrancou, ganhou na força de dois marcadores e chutou forte para fazer o segundo no jogo e seu 12º na liga.

A Inter, porém, tirou a tranquilidade dos mandantes quase na sequência. Aos 22 minutos, após rebatida, Ljacic chutou firme de fora da área para descontar.

Bota divulga lista e agradece a 11 jogadores que não ficam para 2016

O ano de 2015 chegou ao fim para o Botafogo. E com missão cumprida: acesso e título da Série B. Agora o clube já pensa em 2016 e o primeiro passo foi definir quem não fica para a próxima temporada. Em nota oficial divulgada no site, o clube agradeceu a 11 atletas que já teriam sido comunicados de que não fazem parte dos planos alvinegros. São eles: Alisson, Bazallo, Camacho, Daniel Carvalho, Diego Giaretta, Diego Jardel, Lulinha, Pedro Rosa, Serginho, Thiago Carleto e Tomas Bastos. 

Há outros jogadores que não vão permanecer no clube que não foram citados e devem ser anunciados em breve. 

Além de se despedir de quem sai, o Botafogo disse ainda que está empenhando na busca por reforços para montar o elenco para a próxima temporada, que terá como principal competição o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.

Brasileiro disputará prêmio Puskás com italiano da Roma e Lionel Messi

O brasileiro Wendell Lira vai vestir terno e gravata e estará na Suíça para concorrer ao gol mais bonito do ano. Nesta segunda-feira, a Fifa anunciou os finalistas do prêmio Puskás, com o ex-jogador do Goianésia, que marcou uma pintura em jogo do Campeonato Goiano, contra o Atlético-GO.

Lira, que estava desempregado quando a entidade máxima do futebol anunciou seu gol entre os indicados, disputará a honraria com o italiano Alessandro Florenzi, que marcou do meio da rua pela Roma contra o Barcelona, e Lionel Messi, pela pintura na final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao.

O gol de Lira foi marcado em março, na vitória do Goianésia por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, com uma meia-bicicleta. Já Florenzi fez sua pintura na primeira fase da Uefa Champions League, e Messi abriu caminho para o título da Copa do Rei do Barcelona, fazendo fila na defesa do Athletic Bilbao.

Neymar é finalista da Bola de Ouro ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo

Neymar é um dos três finalistas do prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa ao melhor jogador do ano. É a primeira indicação do atacante de 23 anos na maior premiação individual do futebol. Neymar terá como concorrentes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O anúncio dos três melhores atletas de 2015 ocorreu nesta segunda-feira.

O prêmio Bola de Ouro será entregue ao vencedor no dia 11 de janeiro, na Suíça. A escolha do melhor atleta do ano é feita com base em votação reunindo técnicos e jogadores de seleções e jornalistas. Cristiano Ronaldo e Messi já eram esperados para a final. Neymar disputava a terceira vaga com Luis Suárez

A indicação de Neymar coroa uma temporada brilhante. O brasileiro conquistou quatro títulos pelo Barcelona: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rey e Supercopa da Uefa (essa última ele ficou de fora se recuperando de caxumba). Neymar tem até agora 45 gols na temporada, 41 deles pelo Barcelona e quatro pela seleção brasileira.

Neymar terminou a Liga dos Campeões 2014-15 como artilheiro. Na Europa desde o meio de 2013, Neymar passou recentemente por sua maior prova: substituir Messi. Sem o craque argentino na equipe catalã (que se recuperava de lesão), Neymar contribuiu para manter o alto rendimento do Barça em campo, formando dupla com Luis Suárez. O camisa 11 do time catalão desponta na artilharia do Campeonato Espanhol.

Em 1991, a Fifa uniu a premiação. Cinco brasileiros ganharam o troféu de melhor do mundo: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005), além de Kaká (2007).

Com 8 pontos na 'carteira', Verstappen corre risco de ser suspenso em 2016

Max Verstappen terá de correr com mais cuidado nas primeiras etapas da próxima temporada: o holandês teve três pontos adicionados a sua superlicença depois do GP de Abu Dhabi e está a quatro de 'perder a carteira' e receber uma suspensão de uma corrida.

Verstappen recebeu um ponto depois de ter ganhado a disputa com Jenson Button saindo da pista e, após a prova, teve mais dois pontos adicionados por ter ignorado bandeiras azuis, dadas aos retardatários para que deem preferência aos líderes na pista.

A regra dos pontos foi estabelecida a partir de 2014: cada ponto permanece na 'carteira' do piloto por 12 meses. Se alguem acumular 12 pontos neste período, fica automaticamente banido da corrida seguinte.

Djokovic termina 2015 com grande folga na liderança do ranking

O sérvio Novak Djokovic termina o ano de 2015, que chegou ao fim para o tênis com a vitória da Grã-Bretanha sobre a Bélgica na final da Copa Davis, na liderança do ranking ATP com grande vantagem sobre os rivais. 

"Djoko", número um do mundo de forma ininterrupta desde julho de 2014, fecha o ano com mais de 7.500 pontos de vantagem para o número dois, o britânico Andy Murray. O suíço Roger Federer aparece em terceiro, seguido pelo compatriota Stan Wawrinka e pelo espanhol Rafael Nadal. O brasileiro Thomaz Bellucci é o 37º do mundo.

Fred, do Goiás, faz dois golaços e é o craque da 37ª Rodada

Ouvir que Fred fez gols e decidiu um jogo é algo comum. Mas nem tanto no Goiás. Neste fim de semana, o xará esmeraldino do atacante do Fluminense e ex-Seleção mostrou que também tem seu lado artilheiro. Contra a Chapecoense, o time goiano precisava vencer fora de casa para seguir vivo na luta contra o rebaixamento, e foi o zagueiro quem chamou a responsabilidade. Além de comandar o time atrás, fez dois golaços de falta, que deram ao Goiás a vitória por 3 a 1. De quebra, Fred recebeu nota 9,0 e tornou-se o craque da 37ª Rodada no Troféu Armando Nogueira.

Sem Carmelo, Knicks cochilam no fim e são derrotados na prorrogação

Sem contar com o astro Carmelo Anthony pela primeira vez na temporada, por conta de um mal estar, o New York Knicks perdeu uma grande chance de dar fim à sua sequência de derrotas neste domingo. Jogando em casa, o time da Costa Leste chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o Houston Rockets, mas cochilou no fim e levou a pior na prorrogação: 116 a 111 para os visitantes. Esta é a quarta derrota consecutiva da equipe de Nova York na temporada 2015/16 da NBA. 

Aaron Afflalo foi o cestinha do jogo, com 31 pontos. James Harden comandou os Rockets com 26 pontos marcados, e Clint Capela anotou um duplo-duplo, com 18 pontos e 11 rebotes. Mas coube a Trevor Ariza o papel de herói ao marcar uma cesta de três no fim do tempo extra, garantindo a vitória.

Confira os resultados da rodada:
Milwaukee Bucks 82 x 87 Charlotte Hornets
Minnesota Timberwolves 99 x 107 Los Angeles Clippers
Detroit Pistons 83 x 87 Brooklyn Nets
Boston Celtics 91 x 110 Orlando Magic
Phoenix Suns 107 x 102 Toronto Raptors
Philadelphia 76ers 84 x 92 Memphis Grizzlies
Houston Rockets 116 x 111 New York Knicks
Indiana Pacers 107 x 103 Los Angeles Lakers

Brasil vence a Rússia por 3 a 0 e leva o hexa no Mundial feminino de futsal

A seleção brasileira feminina de futsal conquistou o mundo mais uma vez. Com dois gols de Amandinha e um de Nega, o Brasil superou a Rússia por 3 a 0 na decisão do Mundial da categoria, neste domingo, na Cidade da Guatemala. É a sexta vez que as brasileiras vencem a competição. Na decisão do terceiro lugar, a Espanha levou a melhor sobre Portugal: 9 a 1.

O triunfo sobre as russas conclui uma campanha sem derrotas no torneio. O time brasileiro terminou a primeira fase com duas vitórias, sobre Costa Rica (9 a 0) e Irã (6 a 0), e um empate, diante de Portugal (1 a 1). Nas semifinais, passou pela Espanha com uma goleada por 4 a 0.

Nas cinco edições do torneio disputadas entre 2010 e 2014, a seleção feminina venceu todas. Foi campeão na Espanha (2010 e 2013), Brasil (2011), Portugal (2012) e Costa Rica (2014).

domingo, 29 de novembro de 2015

Adeus marcado na NBA: Kobe Bryant se aposentará no fim da temporada

Esta será a 20ª e última temporada de Kobe Bryant na NBA, a liga americana de basquete. Aos 37 anos de idade, o jogador do Los Angeles Lakers, uma lenda do esporte, anunciou a sua decisão neste domingo em um artigo publicado por ele no "The Player's Tribune", um site criado por Derek Jeter, ex-jogador de beisebol, que defendeu o New York Yankees em toda a sua carreira, para ser um canal direto entre os atletas e o público.

Para se despedir, Kobe escreveu uma carta para o basquete. Ele lembra toda a relação com o esporte, desde as brincadeiras com as meias de seu pai, Joe "Jellybean" Bryant, também ex-jogador da NBA, até a realização de seu sonho como parte do Los Angeles Lakers. O astro termina sua carreira com cinco títulos da NBA, um prêmio de MVP da temporada regular e dois das finais.

Kobe vem sofrendo nas últimas temporadas com lesões seguidas. Ele disputou apenas 41 de 164 jogos somando 2014/2015 e 2013/2014. Na atual, vem tendo atuações bem abaixo do que a sua história apresenta. O Los Angeles Lakers faz uma campanha terrível, com 13 derrotas e apenas duas vitórias. Com isso, a decisão do jogador vai abrir caminho para uma reformulação geral para a sequência do trabalho.

Griffin comanda, Clippers vencem e quebram sequência invicta dos Wolves

O Los Angeles Clippers vem sofrendo para se encontrar nesta temporada da NBA, a liga americana de basquete. Com dificuldades para impor seu jogo contra elencos bem menos badalados, o time, pelo menos, conseguiu neste domingo engrenar a segunda vitória seguida, chegando a nove em 17 jogos na competição. Em casa, venceu por 107 a 99 o Minnesota Timberwolves, com mais uma boa atuação de Blake Griffin, cestinha com 26 pontos, contribuindo também com oito rebotes e oito assistências.

Os Timberwolves, que vinham de três vitórias seguidas, até tentaram uma reação no fim. Fizeram faltas seguidas em DeAndre Jordan contando com seu baixo aproveitamento nos lances-livres. No entanto, não souberam aproveitar as oportunidades. Andrew Wiggins fez 21 pontos, e o calouro Karl-Anthony Towns, número 1 do Draft deste ano, marcou 17 e pegou oito rebotes. Com o resultado, o time chegou a 10 derrotas em 18 jogos.

Brasileirão - Série A 2015, 37ª Rodada

Sem técnico e sem objetivo, Fla é atropelado pelo Atlético-PR

O Flamengo vai se despedindo do Campeonato Brasileiro de uma forma melancólica. Um dia após a saída do técnico Oswaldo de Oliveira, o time carioca foi atropelado pelo Atlético-PR por 3 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, neste domingo, pela penúltima rodada da competição.

Os mandantes abriram o placar com Roberto, que recebeu passe de Nikão na entrada da área e soltou uma pancada no ângulo para fazer um golaço aos 12 minutos do primeiro tempo.

Foi então que brilhou a estral de Cleberson. Os mandantes ampliaram a vantagem aos 33, quando o zagueiro aproveitou cobrança de falta na área e mandou de cabela para a rede. Na etapa final, ele voltou a ter liberdade para marcar com um cabeceio, aos 22 minutos, e fechou o marcador.

Carlos Barbosa atropela Orlândia e conquista o penta da Liga Nacional de Futsal

O futsal brasileiro é laranja. O Carlos Barbosa fez muito mais do que precisava neste domingo e conquistou pela quinta vez a Liga Nacional de Futsal. Jogando pelo empate em seu ginásio, o Centro Municipal, o time gaúcho contou com o apoio de quase oito mil torcedores para derrotar o Orlândia por 5 a 1 e garantir o pentacampeonato. A grande jogada da tarde foi de Pito, que recebeu a bola de costas na entrada da área, matou no peito e deu uma linda bicicleta, para fazer o terceiro gol da equipe.

O Carlos Barbosa já havia sido campeão em 2001, 2004, 2006 e 2009 e, com a conquista deste domingo, se isola como o maior vencedor da história do torneio, que completou 20 anos. Os gols foram marcados por Pito (2), Bruno, Grillo e Murilo, enquanto Dieguinho descontou. Derrotado por 5 a 3 no jogo de ida, o Orlândia precisava vencer por qualquer placar no tempo normal para forçar a prorrogação. No tempo extra, os visitantes ainda precisariam conseguir o triunfo para levantar o troféu.

Brasileirão - Série A 2015, 37ª Rodada

Vasco bate Santos e mantém chances de fuga do Z-4

Antes do jogo, o meia Nenê tinha avisado que a partida contra o Santos seria "uma final de Copa do Mundo" para o Vasco. Porém, ainda sem bola rolando, nada lembrou a decisão de um Mundial. O duelo demorou mais de uma hora para começar por conta da forte chuva que deixou o gramado encharcado, os vestiários em São Januário alagaram, mas, no fim, o time da casa venceu por 1 a 0, placar magro, mas suficiente para evitar o rebaixamento neste domingo.

O único gol do jogo foi marcado justamente por Nenê, em um lance polêmico, e saiu nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43, o camisa 10 foi driblar o goleiro Vanderlei e pulou para evitar ser derrubado. O árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti. O próprio meia foi para cobrança e bateu no canto esquerdo do arqueiro santista.

O resultado levou o time carioca aos 40 pontos, ainda na 18ª colocação, mas sonhando com a permanência na primeira divisão. Se não tivesse vencido, o Vasco teria sido rebaixado, já que alcançaria, no máximo, 41 pontos na última rodada, mesma pontuação do primeiro time fora do Z-4, o Avaí, que tem melhor saldo de gols (atualmente -22 a -26).

Ataque resolve de novo, Juventus vence 4ª seguida e dorme na zona de Liga Europa

Depois de um início ruim nesta edição do Campeonato Italiano, a atual tetracampeã Juventus deu sequência a sua reação e venceu seu quarto jogo seguido na competição ao bater o Palermo por 3 a 0, fora de casa, neste domingo, pela 14ª rodada. Mandzukic e Sturaro fizeram os gols.

O primeiro gol da partida no estádio Renzo Barbera foi marcado por Mario Mandzukic, aos nove minutos do segundo tempo. O atacante aproveitou cruzamento de Paulo Dybala da esquerda e cabeceou para o fundo da meta.

A vantagem foi definida nos minutos finais do confronto. Aos 44 minutos, Sturaro recebeu pelo passe de Pogba e mandou para o fundo da rede. Nos acréscimos, Zaza fechou a conta após ser acionado na área e finalizar rasteiro.

Com o resultado, a Velha Senhora chegou a 24 pontos, passou o Sassuolo, que tem 22 e joga na segunda-feira com a Fiorentina, e dorme no quinto lugar, o último a dar vaga na Liga Europa.

Brasileirão - Série A 2015, 37ª Rodada

Grêmio vence Atlético-MG e adia disputa pelo vice-campeonato

Em um Brasileirão com campeão decidido com três rodadas de antecedência, tinha tudo para ser uma última rodada fria na ponta de cima da tabela. Tinha. Diga isso a gremistas e atleticanos. No embalo dos meninos Luan e Everton, o Grêmio bateu o Atlético-MG por 2 a 1 na Arena, neste domingo, garantiu a vaga direta na Libertadores e entrou de vez na briga pelo vice. Lucas Pratto até descontou para o Galo, mas não impediu o revés mineiro. E fica tudo para o próximo domingo.

O resultado em Porto Alegre reduz para um ponto a distância entre as duas equipes na tabela. O Atlético-MG é 2º colocado, com 66 pontos. O Tricolor vem logo atrás, em terceiro, com 65. Os dois times voltam a campo para a 38ª e última rodada (eletrizante) no próximo domingo, às 17h. Os gremistas encaram o já rebaixado Joinville na Arena Joinville. Os mineiros recebem a Chapecoense, sem maiores pretensões, no Mineirão.

Sampaio Corrêa domina jogo e vence Maranhão em clássico pela LBF

No primeiro confronto da história entre Sampaio Corrêa e o Maranhão, pela Liba de Basquete Feminino (LBF), o Tricolor venceu por 72 a 52, em partida realizada na manhã deste domingo, no Castelinho, em São Luís. A torcida compareceu e viu o time do coração dominar o jogo do início ao fim.

No confronto entre os times maranhenses, a melhor jogadora foi a pivô Nádia Colhado, que marcou 20 pontos. Nos jogos anteriores do Sampaio na LBF, a atleta já havia sido o destaque e voltou a ganhar este status no clássico. Pelo Maranhão, outra pivô foi a destaque. Êga marcou 17 pontos, mas não evitou a derrota de sua equipe. Iziane jogou as últimas temporadas pelo Maranhão e agora estreia pelo Sampaio na LBF. A estrela do basquete nacional, que é maranhense, fez apenas nove pontos neste jogo.