Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

domingo, 31 de agosto de 2014

Federer supera começo lento e avança as oitavas de final do US Open

No primeiro set parecia que o dia seria complicado para Roger Federer, mas ele elevou a qualidade do jogo e não deu chances para Marcel Granollers aprontar um zebra. O suíço venceu a partida por 3/1 com parciais de 4/6, 6/1, 6/1 e 6/1.

Federer começou lento o confronto e permitiu que o adversário conseguisse uma quebra de saque. Granollers foi preciso na rede, atacou primeiro e manteve a vantagem até que a chuva interrompesse o jogo. Na volta depois de quase duas horas, conseguiu fechar o set.

Ocorre que o bom desempenho do espanhol parou por aí. Federer sacou bem quando esteve ameaçado e aos poucos foi se impondo. Agressivo, o suíço passou a atacar primeiro e acumulou quebras e jogadas de efeito. Ele usou todo seu arsenal como potentes golpes de direita e slices que complicaram o adversário. Granollers não acompanhou o ritmo e enfrentou dificuldades para fazer ao menos um game em cada set.

Brasileirão - Série A 2014, 18ª Rodada

Botafogo bate o Santos e se distancia do Z-4

Num jogo amarrado, arrastado, em marcha lenta, com muitos passes laterais, Daniel fez a diferença. Com uma bomba de fora da área, aos 17 minutos do segundo tempo, o meia de 20 anos fez um golaço no Maracanã, dando a vitória ao Botafogo sobre o Santos.

Emerson Sheik, atuando praticamente como um armador, principalmente no primeiro tempo, teve boa atuação, ao contrário de Robinho, que também se propôs a fazer o papel de articulador das jogadas santistas, indo até o meio-campo para receber, mas errando muitos passes (cinco no total, atrás apenas de Rildo, que errou seis).

Fla garante 5ª vitória seguida e afunda Vitória na lanterna 

O Flamengo garantiu a quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Contra o Vitória neste domingo, em jogo disputado no Barradão, o time de Vanderlei Luxemburgo marcou 2 a 1 - com gols de Marcelo e Alecsandro - e manteve sequência perfeita no torneio. O momento positivo foi confirmando diante de um frágil Vitória, que se atrapalhou na defesa e permitiu superioridade adversária durante todo o duelo. Os donos da casa marcaram em golpe de sorte, com Caio.

A equipe comandada por Ney Franco segue em queda livre e se afunda na lanterna. Com apenas 15 pontos, o Vitória ainda se deu ao luxo de perder pênalti, com Juan.

Hulk é cortado, e Robinho volta a ser convocado para defender a Seleção

O site da CBF anunciou que Robinho está de volta à seleção brasileira. O atacante do Santos foi convocado para o lugar de Hulk, lesionado na coxa durante a partida do Zenit neste domingo, contra o Lokomotiv de Moscou, pelo Campeonato Russo.

Senti o posterior e tive que sair. Já havia sentido na outra semana, quando o Villas-Boas me tirou para poupar para a Champions. Na terça, joguei os 90 minutos, e estava tudo bem. Queria muito estar neste início de trabalho do técnico Dunga.

Wozniacki elimina Sharapova nas oitavas de final

Após quatro anos, Maria Sharapova e Caroline Wozniacki voltaram a se enfrentar na fase de oitavas de final do Us Open. E o resultado foi o mesmo. A dinamarquesa conseguiu a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 6/2 , garantindo a vaga nas quartas de final do último Grand Slam do ano. A batalha teve quase 3 horas de duração, debaixo de um sol escaldante do verão nova iorquino. Agora, ela enfrenta na próxima fase a italiana Sara Errani, que derrotou a croata Marjana Baroni por 2 sets a 1 (6/3. 2/6 e 6/0).

Dessa forma, Carol continua na briga para conquistar seu primeiro título de Grand Slam na carreira. A melhor campanha da tenista na história dos Majors foi exatamente nos Estados Unidos, em 2007, quando foi vice-campeã, quando perdeu para a belga Kim Clijsters.

Brasil bate o Irã no Copa na Mundo de basquete

Apesar da apatia no início - fato já alertado pelo técnico Rubén Magnano após a estreia contra a França - o Brasil venceu neste domingo o seu segundo jogo na Copa do Mundo de basquete. Enfrentando um Irã muito inferior tecnicamente e que já havia sido batido há oito dias por 40 pontos de diferença, a seleção deixou o adversário fazer 12 a 3 nos primeiros cinco minutos. Mas o susto virou passeio daí em diante. Com uma postura defensiva capaz de atrapalhar qualquer ataque e rápidos na transição, os brasileiros sobraram nos três quartos seguintes e triunfaram por 79 a 50 (40 a 24), no Palacio de Deportes de Granada.

Alex foi a cestinha brasileiro com 12 pontos. Além do ala do Bauru, Leandrinho (11) e Tiago Splitter (10) foram os que mais pontuaram para o Brasil. Marcelinho Huertas se destacou com seis assistências, mesmo número de rebotes de Splitter e Varejão. O cestinha da partida foi o iraniano Jamshidi, com 13 pontos.

O jogo serviu de teste para a equipe canarinho, que nesta segunda-feira tem o duelo mais difícil da Grupo A contra a Espanha, anfitriã do torneio. O duelo será às 17h (Brasília).

Ferrer perde para francês e segue sem vencer um Grand Slam

O sonho de conquistar o primeiro Grand Slam da carreira acabou para o número 5 do mundo, o espanhol David Ferrer, de 32 anos. Na tarde deste domingo, o cabeça de chave número quatro foi derrotado pelo francês Gilles Simon, 31º no ranking mundial, por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6, 6/1 e 6/3, em 2h51 de partida, na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos.

Ferrer, que chegou a disputar a semifinal do torneio em 2007 e 2012, dá adeus a Flushing Meadows pela quarta vez nesta fase (2005, 2006, 2008 e 2014).

Maurício conquista em Curitiba primeira vitória da temporada 2014

Um temporal em Curitiba inverteu totalmente a lógica da etapa de Curitiba. A primeira corrida, com duração de 40 minutos e maior pontuação, foi interrompida antes que 75% da prova fosse completada. Assim, a pontuação foi dada aos pilotos pela metade, e Daniel Serra, que largou na pole e liderava até então, recebeu apenas 12 pontos. Valdeno Brito e Allam Khodair fecharam o pódio.

Quem se deu bem foi Ricardo Maurício, que da décima posição na primeira corrida pulou para a pole na segunda prova (o grid de largada dos dez primeiros colocados é invertido para a segunda prova) e cruzou a linha de chegada em primeiro, faturando os 15 pontos em disputa. 

Pódio da primeira corrida
Ruben Barrichello, que chegou a assumir a liderança na segunda metade da prova, também saiu no lucro. Após largar em 11º e terminar a primeira corrida em sétimo, o ex-piloto de Fórmula 1 saiu em quarto no novo grid e subiu ao pódio na segunda colocação. Galid Osman ficou em terceiro lugar. Na quarta colocação veio Cacá Bueno, seguido por Sérgio Jimenez e Daniel Serra.

Mesmo fora do pódio, Átila Abreu segue na liderança da temporada com 119,5 pontos. Rubinho está na segunda colocação geral com 113, enquanto Sergio Gimenez soma 109 pontos.

Dunga corta Alex Sandro por lesão e convoca Marcelo para seu lugar

O lateral-esquerdo Marcelo está de volta à seleção brasileira. Na manhã deste domingo, a CBF anunciou sua convocação para os amistosos contra Colômbia, na próxima sexta-feira, e Equador, no dia 9, ambos nos Estados Unidos. O jogador vai substituir Alex Sandro, cortado por lesão muscular.

Marcelo vai disputar posição com Filipe Luís, jogador do Chelsea que havia sido convocado na lista inicial de Dunga. A apresentação da Seleção em Miami, palco da partida contra a Colômbia, está marcada para a manhã de segunda-feira. 

Etíope vence Meia Maratona do Rio de Janeiro

O etíope Leul Gebresilase Alema foi o mais veloz entre os mais de 17 mil inscritos da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Na manhã deste domingo, o africano completou o percurso na orla da Cidada Maravilhosa em 1h03m48. O brasileiro Damião Alcelmo Souza foi o segundo colocado com o tempo de 1h04m21, e o queniano Stanley Koichi completou o pódio masculino. 

Estou muito feliz. Eu eu dei o meu máximo, fiz o que era possível. O segundo lugar está de bom tamanho - disse Damião em entrevista à Rede Globo logo após a prova.  

Entre as mulheres Nancy Kipron sagrou-se bicampeã da prova. A queniana cruzou a linha de chegada em 1h13m13, seguida pela compatriota Delvine Meringor, com 1h13m38. A brasileira Cruz Nonata foi a terceira colocada, com o tempo de 1h14m44.

Liverpool vence Tottenham na estreia discreta de Mario Balotelli


Mario Balotelli não brilhou em sua estreia no Liverpool, mas certamente teve a impressão de que pode viver ótimos momentos no clube. Em seu primeiro jogo pelos Reds, o atacante italiano - que acabou deixando Philippe Coutinho no banco de reservas - até mostrou disposição e recebeu chances reais de balançar as redes, mas não teve papel fundamental na boa vitória de sua equipe por 3 a 0 sobre o Tottenham, neste domingo, no White Hart Lane. Os gols foram marcados por Sterling, Gerrard e Alberto Moreno.

Com grande atuação, o clube vice-campeão da temporada passada se recupera da derrota para o Manchester City, chega a seis pontos e assume a quinta posição da Premier League. O Tottenham, por sua vez, cai para sexto.

Marquez volta a vencer e segue soberano na MotoGP

Em uma corrida emocionante em Silverstone, na Inglaterra, neste domingo, o espanhol Marc Marquez, da equipe Honda, voltou a sentir o gosto da vitória e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

A vitória veio após um racha emocionante com o compatriota Jorge Lorenzo, da Yamaha, nas últimas 10 voltas. Marc Marquez foi mais arrojado e não deixou o rival passar novamente, mantendo a liderança nas voltas finais. Nos metros finais, Pedrosa tentou atacar Rossi, mas o italiano conseguiu defender e recebeu a bandeirada em terceiro.

Marquez volta assim a vencer na temporada. Depois de 10 vitórias seguidas, na última etapa, na República Tcheca, ele chegou em quarto na prova vencida pelo compatriota Dani Pedrosa, vice-líder do campeonato.

Com o resultado, Márquez chegou aos 288 pontos, 89 a mais que Dani Pedrosa. Rossi, por sua vez, reduziu o atraso em relação a Pedrosa para dez pontos. Lorenzo tem o quarto posto, com 157 pontos.

Brasil termina Mundial de judô por equipes sem medalhas

O Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, não terminou em alta para o Brasil. A seleção brasileira, que terminou em terceiro lugar no quadro de medalhas das disputas individuais, com quatro medalhas (Mayra Aguiar, Maria Suelen Altheman, Érika Miranda e Rafaael Silva), acabou fora do pódio no último dia, na disputa por equipes. O time masculino terminou em quinto lugar. Atual vice-campeã mundial por equipes, a seleção feminina decepcionou e foi eliminada pela Polônia logo na estreia.

O histórico do Brasil na competição era muito bom: são oito medalhas por equipes, cinco de prata e três de bronze. A equipe masculina já tinha sido prata em Minsk-1998, Pequim-2007, Antalya-2010 e Paris-2011 e bronze em Tóquio-2008 e Salvador-2012. O feminino foi prata no Rio-2013 e bronze em Salvador-2012.

Neste domingo, porém, isso não valeu muito. Os homens chegaram a derrotar a França, favorita e com Teddy Riner lutando, mas perdeu para Alemanha, nas quartas de final, e Geórgia, na decisão pelo bronze. O ponto alto ficou por conta de Charles Chibana. Líder do ranking mundial dos meio-leves (66kg), ele venceu todos os combates que disputou.

Punido, Helio perde título para Power e é vice de novo na Indy; Kanaan leva última prova

Não foi dessa vez que Helio Castroneves ficou com o título da Indy. O brasileiro chegou com chances na última prova da temporada, mas terminou as 500 milhas de Fontana apenas na 14ª colocação e não conseguiu reverter a desvantagem que tinha para o companheiro de equipe. O australiano Will Power foi apenas o nono colocado, mas conseguiu consagrar a temporada regular que teve e se sagrou campeão pela primeira vez.

O problema do brasileiro foi no último pit stop, quando acabou penalizando por ultrapassar a velocidade permitida na entrada dos boxes. "Percebi que nos pits stops a gente estava indo muito bem. No último tentei sair na frente do Will, mas entrei muito forte e acabei passando a linha branca. Não deu, mas tudo bem. Tentamos. É um pouco frustrante, mas não podemos baixar a cabeça. O campeonato é nosso", disse o brasileiro.

É a quarta vez que Helio Castroneves fica com o vice-campeonato. O brasileiro já havia terminado a temporada em segundo em 2002, 2008 e 2013. Já Will Power quebra a síndrome da equipe Penske. O australiano também já havia sido vice-campeão três vezes, entre 2010 e 2012. "Foram 15 anos de trabalho. Chorei quando cruzei a linha de chegada", revelou o campeão da temporada.

Ao menos o ano terminou bem para outro brasileiro. Já fora da briga pelo título, Tony Kanaan correu sem muita pressão e venceu as 500 milhas de Fontana. Foi a primeira - e única - vitória dele na temporada.

sábado, 30 de agosto de 2014

Kavcic desiste e Wawrinka vai direto às oitavas

O suíço Stan Wawrinka ganhou passe livre para a fase de oitavas de final do US Open. Terceiro cabeça de chave no torneio, Wawrinka foi beneficiado pela desistência do esloveno Blaz Kavcic, por uma lesão no pé direito, e não precisou disputar seu jogo de terceira rodada programado para este sábado para o Louis Armstrong Stadium. 

Garantido na fase de oitavas de final, Wawrinka agora aguarda o confronto entre o jovem australiano Nick Kyrgios e o veterano espanhol Tommy Robredo, que encerram a programação deste sábado no Arthur Ashe Stadium para a definição de seu próximo oponente.

Brasileirão - Série A 2014, 18ª Rodada

Cruzeiro leva susto, mas vira sobre a Chapecoense

Paciência. Foi o que pediu o técnico Marcelo Oliveira antes da partida, e o que o Cruzeiro precisou para vencer mais uma Mineirão. Depois de sair perdendo no primeiro tempo, o time celeste reagiu na etapa final e, depois de virar o jogo em seis minutos, bateu a Chapecoense, por 4 a 2, neste sábado, e se manteve tranquilo na liderança do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Marcelo Moreno (2), Léo e Alisson para os mineiros; Zezinho e Bruno Rangel fizeram para os catarinenses.

O Cruzeiro chegou a 42 pontos e manteve vantagem de oito pontos para o segundo colocado, agora o Internacional, que venceu o Palmeiras, por 1 a 0, e foi a 34 pontos. Porém, a diferença pode cair para sete pontos se o São Paulo vencer o Figueirense neste domingo. A Raposa lidera também a lista de artilheiros da competição. E em dose dupla, já que Ricardo Goulart e Marcelo Moreno agora têm nove gols cada.

Adilson Batista entrega o cargo de treinador do Vasco após goleada

Adilson Batista não é mais treinador do Vasco. O profissional não resistiu à goleada sofrida para o Avaí, por 5 a 0, neste sábado, em São Januário. O anúncio foi feito logo após a partida, pelo diretor de futebol Rodrigo Caetano. Segundo o dirigente, a decisão foi tomada em comum acordo com o treinador, que também entendeu ser o momento de deixar o cargo. Logo após a fala do dirigente, Adilson Batista também concedeu entrevista. Ele confirmou a versão de que a decisão foi de comum acordo e disse crer ser o momento certo para deixar o comando do Vasco.

Brasileirão - Série B 2014, 19ª Rodada

Vasco é goleado pelo Avaí em casa

A Série B tem novo líder. E de forma massacrante, humilhante e infernal. Mesmo em São Januário, o Avaí passeou por cima do Vasco na tarde deste sábado, e atropelou o rival por 5 a 0, gols de Diego Felipe (2), Diego Jardel, Anderson Lopes e Roberto. Com o resultado acachapante, o time catarinense pulou para a ponta da tabela, com 34 pontos. Já o Vasco ficou 32 pontos e deixou o G4, já que tem uma vitória a menos do que o Ceará. Com este, é o quarto jogo seguido em que o Vasco não consegue a vitória (três pela Série B e um pela Copa do Brasil).

Serena passa por Lapchenko e está nas oitavas de final

Sem muitas dificuldades, a bicampeã do US Open Serena Williams avançou às oitavas de final do último Grand Slam do ano, neste sábado, ao vencer a compatriota Varvara Lepchenko por duplo 6/3, em 1h35 de partida. A próxima adversária será a eslovena Kaia Kapeni, número 49 do mundo, que superou a espanhola Carla Suarez Navarro por 7/5 e 6/0.

A vantagem de Serena no primeiro set veio no quarto game, quando a líder do ranking mundial quebrou o saque de Lepchenko com um forehand. No game seguinte, porém, a número 59 do mundo devolveu a quebra na mesma moeda. Um erro não forçado em um backhand permitiu nova quebra de Serena, que no game seguinte confirmou vitória na primeira parcial por 6/3.

O segundo set começou um pouco mais equilibrado. Lepchenko tinha mais dificuldade para confirmar o seu saque, mas no sexto game teve a chance de uma quebra, evitada por Serena. No game seguinte, Serena quebrou o saque da adversária e fez 4/3. Uma bola na rede de Lapchenko definiu a partida.

Daniel Serra larga da pole position na etapa de Curitiba da Stock Car

O comprimento a todos os mecânicos mostrou a gratidão de Daniel Serra à sua equipe pela conquista da pole position na etapa de Curitiba da Stock Car, a sétima da temporada 2014. O piloto da RBR Mattheis, apenas o 16º colocado do campeonato, foi o mais rápido do treino classificatório deste sábado, com a volta de 1min18s346. Ele se animou para a etapa deste domingo, às 11h.

O piloto da RBR Mattheis foi seguido de perto por Allam Khodair (Full Time).  Vice-líder da temporada, Thiago Camilo (RCM) largará na terceira posição, uma à frente do líder Átila Abreu (AMG).

Murray vence o russo Andrey Kuznetsov e espera por Tsonga

Alternando bons e maus momentos e aproveitando-se do nervosismo de seu rival, o britânico Andy Murray confirmou o favoritismo e avançou de maneira burocrática às oitavas de final do US Open. Oitavo cabeça de chave em Nova York, Murray passou pelo jovem russo Andrey Kuznetsov, 96º do ranking, pelo placar de 6/1, 7/5, 4/6 e 6/2 em 2h35 de partida no Louis Armstrong Stadium.

Garantido nas oitavas de final, Murray agora aguarda o jogo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o espanhol Pablo Carreno, que se enfrentam ainda neste sábado. Murray tem um retrospecto amplamente favorável diante do francês com 9 vitórias em 11 jogos, mas viu Tsonga levar a melhor no último encontro, há três semanas, em Toronto. Já um eventual jogo com Carreno seria inédito.

Djokovic passa fácil por Querrey e vai às oitavas

O que poderia ser o primeiro duelo mais equilibrado nesta campanha do sérvio Novak Djokovic no US Open acabou se tornando mais um passeio. No duelo com o norte-americano Sam Querrey, o número 1 do mundo encontrou pouca resistência e acabou triunfando em sets diretos, com placar final de 6/3, 6/2 e 6/2, depois de 1h25 de partida.

Nas oitavas de final, “Nole” pode voltar a ter como oponente um atleta da casa. Ele aguarda agora o vencedor do confronto entre o norte-americano John Isner e o alemão Philipp Kohlschreiber, que pelo terceiro ano consecutivo se enfrentam pela terceira rodada em Flushing Meadows, sendo que nos dois anteriores foi o alemão que triunfou.

Brasil bate França e estreia com vitória no Mundial

A seleção brasileira masculina de basquete estreou com vitória no Campeonato Mundial. Com uma forte atuação defensiva, o Brasil derrotou a França neste sábado, por 65  a 63, e começou bem a campanha na competição disputada na Espanha.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano conquistou seus dois primeiros pontos e divide a liderança do grupo A do torneio com a Sérvia, que derrotou o Egito também neste sábado. A seleção volta à quadra neste domingo, contra o Irã.

No minuto final, os adversários conseguiram diminuir a diferença para apenas um ponto e utilizaram a tática de colocar os brasileiros na linha do lance livre, mas não foi o suficiente e a seleção deixou Palácio Municipal de Deportes, em Granada, com a vitória. 

Destaque para Marcelinho Huertas, que esteve inspirado e foi um dos cestinhas da partida, com 12 pontos e cinco assistências. Na França, o melhor foi Boris Diaw. Companheiro de Tiago Splitter no San Antonio Spurs, o francês fez 15 pontos.

Márquez arremata décima pole da temporada 2014 em Silverstone

Marc Márquez, da Honda, manteve o ritmo forte dos primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Inglaterra, no circuito de Silverstone e, na manhã deste sábado, o espanhol conquistou sua décima poleposition na atual temporada da Moto GP.

O líder do campeonato apostou em uma combinação de pneus médios e foi muito veloz nos quase seis mil metros de pista, cravando sua melhor volta em 2min00s829. O italiano Andrea Dovizioso foi o que mais se aproximou de Márquez. O pilto da Ducati fez seu melhor tempo em 2min01s140, 0s311 mais lento que o espanhol.

Maria Suelen fica com a prata no Mundial de Judô, Rafael Silva é bronze

Foi doloroso. Maria Suelen Altheman mais uma vez não resistiu à força de Idalys Ortiz em uma final de Campeonato Mundial. Assim como no ano passado, no Rio de Janeiro, a peso-pesado do Brasil chegou à final da categoria (+78kg), mas foi derrotada pela cubana e teve que se contentar de novo com a medalha de prata, dessa vez em Chelyabinsk, na Rússia. Para piorar, ela caiu de ippon, acabou machucando o joelho e teve que sair do tatame central da Traktor Arena de maca.

Na semifinal, Suelen acabou com uma escrita negativa contra Megumi Tachimoto. Até então, eram três vitórias da japonesa e nenhuma da brasileira. Mas a pesado deixou o histórico de lado e venceu por uma punição para decidir o título mundial novamente contra Idalys Ortiz.

Depois de perder para o mito francês Teddy Riner na semifinal, o brasileiro Rafael Silva, vice-campeão mundial no ano passado, no Rio de Janeiro, conquistou a medalha de bronze da categoria acima de 100 kg, ao derrotar o holandês Roy Meyer. David Moura não teve o mesmo destino. Perdeu para o russo Renat Saidov e terminou seu primeiro mundial na quinta colocação.

O Brasil encerra sua participação com quatro medalhas, duas de bronze (Rafael Silva e Érika Miranda), uma de prata (Maria Suelen Altheman) e uma de ouro (Maria Aguiar).