Blog Esportivo do Suiço

Blog Esportivo do Suiço

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Shaqiri, a nova cara da seleção Suíça

Pequeno, mas forte: Xherdan Shaqiri encarna, aos 22 anos, a nova cara de uma seleção da Suíça que baseia seu sucesso nos jovens talentos oriundos da imigração balcânica.

Com apenas 1,69 m, "XS" fica na sombra dos astros do Bayern de Munique, clube que o contratou há dois anos por 12 milhões de euros para ser o reserva de luxo de Franck Ribéry. Na seleção suíça, porém, o filho de imigrantes do Kosovo tem papel fundamental.

Com sua visão de jogo, qualidade no drible e força mental, Shaqiri é a incontestável chave do meio-campo da 'Nati', a equipe nacional. Jogador polivalente, ele traz um pouco de alegria a um futebol conhecido por armar retrancas.

Mesmo sendo utilizado como um trunfo no clube alemão, Shaqiri exibe aos 22 anos um histórico de conquistas impressionante, com títulos de Bundesliga, Copa da Alemanha, Supercopa alemã, Supercopa europeia, Mundial de clubes e, principalmente, da Liga dos Campeões. Hoje, seu passe é avaliado em 20 milhões de euros.

Com apenas 10 anos, Shaqiri entrou nas categorias de base do FC Basel. Em 2009, estreou nos profissionais e tornou-se uma das grandes revelações, ajudando o clube a conquistar o Campeonato e a Copa da Suíça.

Na Copa da África do Sul-2010, a 'Nati' não passou da primeira fase e Xaqiri ficou em campo por apenas 13 minutos. Quatro anos depois, "XS" tem outras ambições para uma equipe que jamais passou das quartas de final.

"Nunca seremos a Espanha, a Alemanha ou o Brasil, mas somos uma equipe jovem e talentosa que pode surpreender", alertou o jogador.

Nenhum comentário: